terça-feira, 11 de junho de 2019

I FÓRUM CATÓLICO MINEIRO - ISPA



O Professor Sidney Silveira sobre
 "A moral e as virtudes"
Aconteceu, nos dias 01 e 02 de junho de 2019, o “I FÓRUM CATÓLICO MINEIRO” em Belo Horizonte-MG, promovido pelo Instituto São Pedro de Alcântara – ISPA, com apoio de outros centros católicos do Brasil. Com a presença de palestrantes ilustres e reconhecidos no cenário nacional (como o Jornalista Bernardo Küster, a Deputada Federal Chris Tonietto, o Professor Sidney Silveira, entre outros) e propostas editoriais de livros com temáticas relevantes para o catolicismo, a programação abordou as diversas frentes de atuação dos católicos na atualidade e a necessidade de militarem, com urgência e engajamento, pela causa do Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo. As palestras tomaram como exemplo e inspiração a própria atuação dos católicos mineiros de outrora, que legou para o Estado de Minas Gerais intensa identidade religiosa, inspirando-se ainda na ação dos cristeiros, no México, que bravamente lutaram contra a repressão do Estado[1], além de diversos nomes célebres da história recente do catolicismo na nossa pátria. Por óbvio, não faltaram ainda menções honrosas a vários santos da grandeza de São Luís, Rei da França, ao Beato Anacleto Gonzáles Flores e à maior das inspirações: a Santíssima Virgem Maria. Tudo isso dosado com boas referências a documentos do Magistério da Igreja.

A Dep. Fed. Cris Tonietto falou sobre
o movimento pró-vida e a ação católica
na câmara dos deputados
A Sociedade da Santíssima Virgem Maria – SSVM esteve representada por dois de seus membros, os Srs. Fábio Ribeiro e Helmer Ézion, que puderam testemunhar que o brado “Viva Cristo Rei!” (entoado ao longo de todo o Fórum) vem tomando cada vez mais força e adeptos, o que indica a ascensão de um autêntico cristianismo, fiel à Tradição Católica e avessa aos progressismos e à postura romantizada, que lamentavelmente ainda prevalecem nas igrejas do Brasil.

“Eventos como este fórum nos motivam e até nos emocionam. Ver senhores de idade ainda fiéis ao cristianismo dantes e ver cada vez mais jovens tomando consciência e aderindo a esse movimento de recristianização da sociedade civil nos enche de esperança e ao mesmo tempo nos faz perceber o quanto ainda tem a ser feito. Muitos estão tendo ainda o primeiro contato com essa cristandade e precisam ser amparados e conduzidos a conhecer a Tradição. O número de participantes, em proporção, está longe do ideal, porém bem sabemos que a verdade sempre fora defendida e promovida por um número quase insignificante de pessoas em diversas ocasiões da história, tendo a Igreja sempre permanecido de pé. Por isso, rezo para que Deus permita que os centros católicos da atualidade que promovem a tríade ‘oração, estudo e apologética’ estejam sempre numa crescente, sem contudo nunca perder a unidade com a Verdadeira Igreja de Cristo.” Helmer Ézion, membro da SSVM.

Nicholas Phillip, presidente do ISPA,
ladeado pelos Srs. Fábio e Helmer,
 membros da SSVM.
Os membros da SSVM aproveitaram a ocasião para visitar e conhecer alguns lugares da capital mineira, como a Praça da Liberdade, o Parque Municipal e as belíssimas Igrejas de Nossa Senhora da Boa Viagem e de São José. E não perderam a oportunidade de assistir à Santa Missa Tridentina, celebrada pelo Padre Leonardo Wagner, na Igreja Nossa Senhora do Líbano. Lamentavelmente, a Missa Tridentina não estava inserida na programação, o que confirma a necessidade de se empenhar ainda mais pela Tradição, até mesmo nos meios verdadeiramente católicos.


Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem
Fica a gratidão ao ISPA e a todos os que participam desse evento. Que, com a graça de Nossa Senhora, tais eventos sejam cada vez mais constantes, não só em Minas Gerais, como em todo âmbito nacional, construindo assim o Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo nesta Terra de Santa Cruz.

MARIA SEMPRE!

_________________________________________________________________________________

[1] A repressão do Estado do México sobre a Igreja Católica foi a causa de um conflito armado que ficou conhecido como a Guerra Cristera (também chamada Guerra dos Cristeros ou Cristiada) e que se desenrolou entre 1926 e 1929. Tratou-se de um levante popular contra as leis anticlericais impostas pela Constituição Mexicana de 1917, resultado da Assembléia Constituinte de 01 de dezembro daquele ano.

Nenhum comentário: