O Anticristo quererá para si a adoração dos homens. |
Por Paulo Vinícius, membro da SSVM.
Nossa Senhora apareceu, em prantos,
a duas crianças em La Salette - 1846.
|
Dado que não julgamos estar nos dias do Anticristo (3), a profecia objeto de nossa análise ainda há de se cumprir, juntamente como todos os acontecimentos correlatos (a vinda do Falso Profeta, o martírio das duas testemunhas, a conversão dos judeus etc.).
Que Roma designe a Igreja Católica quase geral, pensamos que não há dúvida. Ora, o próprio São Paulo nos atesta a grande apostasia (II Tes 2,3) que ocorrerá na provação derradeira da Esposa de Cristo. Isto posto, não é contrário à natureza divina da Igreja que esta venha a perder fiéis, ainda que quase todos. A Igreja sempre continuará a existir – promessa do Salvador -, ainda que a chama da fé se reduza a um pequeno rebanho.(4)
Quanto à predição da sede do Anticristo em Roma, sabemos, pelos dados escriturísticos, que o Anticristo “se sentará no templo de Deus (5), apresentando-se como se fosse Deus” (I Tess 2,4). Trata-se aqui de referência à Igreja Católica, templo do único Deus vivo, da qual Roma é a santa sede (Santa Sé).
A vidente Mélanie Calvat. |
Cada uma das sete cidades que foram destinatárias das cartas do apóstolo São João possuía um templo de adoração ao imperador romano (7), que exigia para si culto de latria. Pérgamo se destacava entre elas, pois era o epicentro na Ásia do culto de adoração aos césares (8). Ora, sabemos, pela mesma Escritura, que “os deuses dos pagãos são demônios” (Sl 95, 5). Logo, o culto ao imperador era um culto a Satanás, e isto sobretudo em Pérgamo, onde ele recebia as maiores adorações.
Isto posto, cremos ter demonstrado que a frase “Roma perderá a fé e se tornará a sede do Anticristo” encontra respaldo na Revelação escrita, além de guardar concordância também com outras aparições reconhecidas e de grande vulto, como Fátima. Se grande será esta provação nos últimos tempos, maior será o auxílio divino que nos advirá dos céus. Quanto a estes desdobramentos, serão tratados em um próximo estudo.
Isto posto, cremos ter demonstrado que a frase “Roma perderá a fé e se tornará a sede do Anticristo” encontra respaldo na Revelação escrita, além de guardar concordância também com outras aparições reconhecidas e de grande vulto, como Fátima. Se grande será esta provação nos últimos tempos, maior será o auxílio divino que nos advirá dos céus. Quanto a estes desdobramentos, serão tratados em um próximo estudo.
MARIA SEMPRE!
Citações:
1 - É importante constar que tal frase objeto de nossa análise não está, ipsis litteris, na versão redigida por Mélanie e apresentada ao Papa Pio IX. Nesta redação, a passagem que mais se aproxima da frase aludida é a seguinte, que passamos a citar: “Entre os ministros de Deus e as esposas de Jesus Cristo, haverá alguns que se desviarão e serão os mais terríveis. Por fim, o inferno reinará na terra. Será então que o Anticristo nascerá de uma irmã, mas ai dela! Muitos acreditarão nele, porque ele alegará ter vindo do céu, ai daqueles que acreditarão nele!” ( tirado de https://goo.gl/4mEmsT. Tradução livre). Não obstante, a própria Mélanie testificou que a versão definitiva do segredo é a de 1878, no qual consta a frase objeto de nosso trabalho. (A Aparição de La Salette e suas profecias, Luis Dufaur. São Paulo, ed. Petrus, 2007, p. 57).
2 - Como diz o apóstolo São João, há muitos anticristos (I Jo 2,18), e estes se definem por negar a divindade de Cristo (I Jo 2,22). Entretanto, segundo a Revelação, há de vir o Anticristo por antonomásia no fim do mundo, o “homem do pecado, o filho da perdição” no dizer de São Paulo (II Tes 2,3).
3 - Parece-nos, todavia, estarmos já no início das dores (Mt 24,8).
4 - O Senhor salvará o resto da Nova Israel, que é a Igreja (Jr. 31,7), Israel de Deus (Gl 6, 16).
5 - “No templo de Deus, isto é, na Igreja, porque muitos da Igreja o receberão.” (Santo Tomás de Aquino, Comentário aos Tessalonicenses, §40, p. 110). Porto Alegre, ed. Concreta, 2015.
6 - “[O Anticristo] quererá forçar todos os habitantes da terra a adorar, excluindo qualquer outra, sua própria divindade” (Pe. Emmanuel-André, O Drama do Fim dos Tempos).
7 - Os comentaristas dizem que o Anticristo também será um governante do poder secular. As limitações do presente artigo impedem de aduzir mais detalhes quanto a isto.
8 - "Um aspecto religioso especialmente digno de nota em Pérgamo era sua adoração dos governantes políticos. A cidade construiu um magnífico templo para a adoração de César Augusto. De modo que foi a primeira cidade a ter um templo dedicado ao culto imperial. Nos dias dos imperadores Trajano e Severo, construíram-se ali mais dois templos assim, sendo que a "Encyclopædia Britannica" chama Pérgamo de “principal centro do culto imperial no início do império”. (1959, Vol. 17, p. 507)." (Estudo Perspicaz das Escrituras, Vol. 3, Misma-Zuzins p. 251)
4 comentários:
São João da Cruz ensina que a interpretação das Revelações não pode ser literal, mas espiritual, para não cair em erro, como caíram em erro os israelitas ao interpretarem literalmente as palavras de Deus. A seguinte reflexão sobre a expressão "Roma perderá a fé, etc..." parece bem consistente: https://rainhadapazorapronobis.blogspot.com/2013/04/nossa-senhora-de-la-salette-e-roma.html?fbclid=IwAR1E28cuXHJAy8yLn73rfUSAQXetBLzb1DAr6G47ITSgTLsTIA19VFhv0Es .
Traga onde São João da Cruz disse isto. No mais, a reflexão indicada é um primor de irresponsabilidade intelectual, falaciosa, sofismática, delirante, ilógica e irracional.
MUITO BOA REFLEXÃO.
"Roma perderá a Fé" é cada dia mais atual.
Postar um comentário