quarta-feira, 17 de outubro de 2018

II FÓRUM NACIONAL LIGA CRISTO REI

A Liga Cristo Rei  reuniu mais de 700 católicos de diversas partes do país
Por Editores do Blog
Srs. Fábio e Raphael - Membros da SSVM
Foto com SAIR Dom Bertrand
Nos dias 8 e 9 de setembro, aconteceu no Othon Palace, em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, o II Fórum Nacional Liga Cristo Rei, evento que reuniu mais de 700 católicos de diversas partes do país e contou com mais de 20 palestrantes do Brasil e do exterior, além da celebração da Missa Tradicional nos seus dois dias de evento. A Liga Cristo Rei, que já está em sua segunda edição, é organizada pelo Centro Dom Bosco, um instituto católico dirigido por leigos e nascido no Rio de Janeiro há pouco mais de dois anos.
Foto com Pe. Paulo Ricardo

Nesta segunda edição do evento, dois membros da SSVM foram enviados para observar, colher experiências e também prestigiar a participação de um dos principais colaboradores da SSVM, o Prof. Carlos Nougué. Na visão desses membros, representantes da SSVM, saltou aos olhos a qualidade da organização do evento, destinado a um público tão numeroso. Impressionaram, também, o crescimento do modelo do Centro Dom Bosco, atingindo a marca de mais de 17 centros católicos espalhados pelo Brasil, e a expressiva participação de jovens entusiasmados por aprender, reunindo-se em suas cidades e militando pela propagação do Reinado Social de Nosso Senhor.



Publicamos a seguir uma entrevista feita na ocasião com o Sr. Ademir Halinski, presidente do Instituto Santo Atanásio e organizador da primeira edição regional da Liga Cristo Rei para o sul do país, que ocorrerá em novembro deste ano.

Entrevista com o Sr. Ademir Halinski, presidente e membro fundador do Instituto Santo Atanásio (ISA), em Curitiba, no estado do Paraná:

Como surgiu o ISA?
Sr. Ademir Halinski
A partir do lançamento de um livro do Prof. Carlos Nougué, em Curitiba, surgiu a ideia de criarmos um grupo fechado de estudos e vida espiritual, foi quando os membros do CDB fizeram contato a respeito da criação de um centro católico em Curitiba. Fomos então ao I Fórum Liga Cristo Rei e ficamos encantados com a ideia de criar um centro que tivesse o intuito do estabelecimento do Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo. A partir de muita conversa e trabalho, nasceu, no início deste ano, o ISA.

Como são as atividades do ISA?
Nós temos um pilar bem determinado no instituto, que é primeiro a vida de oração, espiritualidade, e aí a formação. Entendemos que sem isso não poderemos chegar a lugar algum, por isso em todas as nossas atividades rezamos antes o terço. Nossos encontros são semanais, às vezes com mais frequência, dependendo do curso que estiver em andamento.

Qual a importância da difusão da Missa Tradicional para o ISA?
É de extrema importância. Sabemos que a Missa Tradicional é a mais perfeita, e é ela que vai levar o homem mais próximo de Deus. Então o instituto tem isso muito claro, que é a necessidade de levar a Missa Tridentina para toda a sociedade.

Como o ISA enxerga o apostolado leigo e a organização em grupos, tal como os centros católicos ligados ao CDB?
O trabalho do leigo se tornou fundamental porque ele encontra as portas mais abertas para levar a discussão do Reinado Social de Nosso Senhor para toda a sociedade, pois ele consegue entrar em vários setores em que hoje a Igreja não tem mais espaço, devido à laicidade e ao próprio neopaganismo da sociedade. Como leigos, isso facilita um pouco, principalmente nas universidades, famílias mais afastadas da Igreja, e também nos campos político e jurídico, onde se pode combater com mais proximidade o aborto, a ideologia de gênero e os movimentos homossexuais.

Aos amigos e benfeitores da SSVM, poderia tecer algumas palavras de incentivo e colaboração por esse trabalho que a SSVM - como também o ISA e outros grupos espalhados pelo país - realiza para que Cristo reine na sociedade?
É fundamental uma vida de oração. Costumo dizer que me acho totalmente indigno de estar nesta posição (de presidente do ISA). Se ela veio, foi pela graça de Deus e não pelos meus méritos. Tudo que vem acontecendo com o CDB e os outros institutos que vêm surgindo não se deve aos méritos de ninguém, mas somente a uma graça de Deus. Por isso, antes de qualquer coisa, deve-se ter uma vida de oração e só assim uma busca intelectual.

Em seguida, é muito importante que busquem e apoiem os grupos católicos de sua região. Costumamos dizer que quando fundamos o ISA nós pensamos que iríamos contribuir mais para o crescimento do outro, e o que na verdade aconteceu foi que nós é que mais aprendemos e crescemos, tanto na vida espiritual quanto intelectual, com o convívio entre católicos.


MARIA SEMPRE!

Nenhum comentário: