quinta-feira, 17 de julho de 2014

TESTEMUNHO DE FIEL DA MISSA TRIDENTINA EM MONTES CLAROS-MG


Entrevista do Blog Escritos Católicos com o fiel Marlan Alves (foto).


Marlan Alves Santana Batista, 31 anos, é professor de Geografia da rede pública de ensino, casado à 5 anos com Michele Patrícia Silva Batista Santana, tem um filho, frequenta a Missa Tridentina em Montes Claros-MG.

Blog Escritos C.: Caro Marlan, como conheceu a santa Missa no rito antigo?
Eu conheci este Rito através de pesquisas na internet. Lia alguns artigos acerca do Latim na Missa, quando deparei com um vídeo, extraído de um DVD feito na França (se não estou enganado), para ensinar os sacerdotes a celebrar a Missa Tridentina. Fiquei ansioso por assistir uma Missa Tridentina, mas aqui ainda não havia Padre que celebrasse nesse Rito. Depois de certo tempo, e de uma tentativa frustrada de conhecê-la quando fui à São Paulo. Tive o conhecimento que em Montes Claros tinha começado a ter essa Celebração aos sábados, não perdi tempo, fui a Missa e vivi esta experiência maravilhosa.
 
Imagens do momento do Ofertório na Missa Tridentina em Montes Claros
Blog Escritos C.: O que de início te chamou atenção no rito Tridentino?
Fiquei maravilhado ao ver que neste Rito há um zelo pelo Cristo presente no Altar, pela celebração do Sacrifício, como ele é rezado, o latim e todo o gestual que o padre faz tocou minha alma. Ao assistir esta Missa você é levado a uma participação mais orante, mais piedosa do Santo Sacrifício, é privilegiado o silencio e a meditação. Assim você acaba por aprender a assistir a Missa Ordinária com mais zelo e piedade pois aprende a ser mais sóbrio e desejoso a um momento de silêncio e de intimidade com Jesus na Eucaristia.
 
Papa Emértio Bento XVI em  recolhimento e oração

Blog Escritos C.: Como vê este movimento simultâneo de jovens que buscam a riqueza da Tradição da Igreja?
Vejo este movimento de jovens que buscam a tradição duas coisas bem marcantes. A primeira delas é a repulsa pelo que o mundo moderno vem nos oferecendo atualmente, que podemos destacar dentre elas a banalização e relativização das relações interpessoais que acabam também por refletir na nossa relação com Deus, nossa fé e prática Cristã acaba sendo afetada por essa relativização e buscar na Tradição este suporte para nossa prática está se tornando uma excelente arma contra este mal que vem deteriorando cada vez mais nossa sociedade. A segunda está mais centrada na nossa fé. A Igreja sempre guardou a fé e a Tradição Cristã através dos séculos. Os Apóstolos anunciavam a Boa Nova do Senhor e transmitiam ao povo esse tesouro e sempre zelavam para que esta Tradição não transviasse e nem morresse, mas florescesse e desse frutos, assim como havia prometido Nosso Senhor Jesus a eles. Então na busca de uma vivencia mais intima com Cristo e Sua amada Esposa, a Igreja Católica, muitos jovens estão encontrando na tradição católica, vivida por tantos Santos, um caminho seguro até Jesus Cristo.

Blog Escritos C.: Além da frequência regular aos sacramentos, na sua opinião, o quê os leigos católicos devem fazer para vivenciarem melhor a fé?
Antes de qualquer coisa, buscar uma vivencia intima com Jesus e dos caminhos existentes o mais perfeito e seguro é por Maria Santíssima. Ela que, com seu “fiat”, nos abriu a salvação, Ela que amou a Cristo desde quando estava em seu ventre, nos conduzirá a Ele por suas amorosas mãos de Mãe e nos protegerá de todas a ciladas do inimigo, que teima e nos colocar em caminho oposto aos de Jesus. Por isso devemos sempre estar em oração, rezar diariamente o Santo Rosário, ou ao menos o terço. Além das nossas orações, devemos buscar alimentar nosso conhecimento acerca das coisas relativas à fé, à Santa Igreja e da Doutrina e Tradição Católica. Quanto mais se conhece mais se ama e quanto mais se ama, mais se busca conhecer. Sem este conhecimento nos tornamos também presas fáceis dos inimigos de Cristo e Sua Igreja. Para se fazer uma boa apologética é necessário que se estude sempre.

Regina Decor Carmeli; Málaga, Espanha.
Blog Escritos Católicos: Muito obrigado prezado Marlan pela disponibilidade em nos responder! Fique à vontade para direcionar palavras aos leitores do blog.
A você caro leitor, eu desejo toda sorte de bençãos oriundas das mãos puríssimas da Santíssima Virgem, que Ela sempre lhe acompanhe e guarde e te leve direto a Jesus Cristo e dEle não te afaste nunca. Deus abençoe a Todos e um fraterno abraço!

PAX DOMINI IESU CHRISTI!
IN CORDE IESU ET MARIA SEMPER!


                                                   †††

MARIA SEMPRE!

2 comentários:

Anônimo disse...

Paz e Bem! Alguém teria uma indicação da Missa Tridentina em BH/MG ou por perto?

Prof. Geraldinho Corrêa. BH

Fé Católica disse...

Boa Noite Prof. Geraldinho!

Acredito que terás informações quanto a Missa Tridentina em BH neste blog: http://missatridentinabh.blogspot.com.br/

Muito obrigado e esperamos que consiga encontrar o endereço. Maria sempre!