segunda-feira, 7 de julho de 2014

SUMMORUM PONTIFICUM: 07 ANOS


Por João S. de O. Jr.

Hoje se completa 07 anos do Motu Proprio Summorum Pontificum de S.S. PP. Bento XVI. Publicado em uma data simbolicamente significativa, 07/07/2007; perfeição! O documento autorizou, e de certo modo, incentivou sacerdotes no mundo todo a celebrarem a Santa Missa Tridentina a fiéis que assim desejarem sem necessidade de induto (autorização) expressa da Sé apostólica ou do Ordinário (bispo local). Para ler o Summorum Pontificum no site do Vaticano: clique aqui.

Embora as barreiras encontradas nas dioceses e paróquias para as celebrações da Santa Missa Tridentina, o documento foi um marco no pontificado do atual papa emérito. Quantos fiéis puderam conhecer e nutrir desta riqueza da Igreja? Quantos se encontraram com Cristo onde ele se faz presente realmente? Ou seja, na santa comunhão, no sacrifício da Santa Missa. 
Quantos descobriram o tesouro da Tradição católica? Quantos passaram a saber que a Santa Missa é o mesmo sacrifício da Cruz, atualizado de forma incruenta, através do conhecimento da Missa de Sempre? E assim nunca mais viram uma Missa com os mesmos olhos, seja contemplando o maior acontecimento sob a face da Terra ou seja sofrendo por causa dos abusos e indiferenças com que nosso S,enhor é tantas vezes tratado no altar por próprios ministros dEle, os sacerdotes.


Muito ainda há de ser feito pela restauração da fé, da liturgia e pela salvação das almas. No meio da Crise da Igreja, é como se os desafios da evangelização se duplicassem em peso. Contudo, sendo um religioso ou um mero leigo, os verdadeiros devotos da Virgem Santíssima devem ter a coragem de trabalhar como se fossem os apóstolos dos últimos tempos, preditos por são Luís de Montfort no Tratado da Verdadeira Devoção (T.V.D. n.48). Incansavelmente, pois lembremos que é por Cristo que todo apostolado deve ser feito e Ele nos basta!


S
egue também, para um breve leitura, o link do boletim Pugna da Sociedade da Santíssima Virgem Maria - SSVM.

Clique para abrir o arquivo
Este, em especial, foi distribuído na Jornada Mundial da Juventude 2013 como convite aos jovens a conhecerem a maravilha que é a Santa Missa de São Pio V.
Recordando, os leitores poderão imprimir (frente e verso e de preferência em papel chamex colorido) e entregar aos fiéis católicos como forma de apostolado.

Mãe do Bom Conselho, rogai por nós!

Nenhum comentário: