segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A MODÉSTIA CONFORME OS SANTOS E AS VIRTUDES DA SANTÍSSIMA VIRGEM

A modéstia é a virtude que regula todos os atos externos!

Por Géssika S. S. de Oliveira

Embora a modéstia seja tratada em diversos textos, muito ainda se questiona sobre como vivê-la. Surgem, graças a Deus, grupos e pessoas que aqui ou acolá se reúnem para discutir temas católicos da tradição e para difundir as verdades sempre presentes e sempre atuais na história da Igreja.

A modéstia, conforme Santo Tomás de Aquino,[é] "uma virtude que serve para refrear e moderar o apetite em matérias mais fáceis do que as da temperança, da continência, da clemência e da mansidão. Exerce o seu influxo sobre o desejo imoderado de grandezas, de saber e aprender; sobre os ademanes [maneiras] e movimentos do corpo e a maneira de vestir”[1].

Ainda segundo o Doutor Angélico, a virtude da Modéstia éO ápice da perfeição nos movimentos afetivos, cujo resultado é que todas as ações exteriores, como sejam movimentos, gestos, palavras, tom de voz, atitudes, etc, convenham ao decoro da pessoa e se acomodem às suas circunstâncias, estado e situação, de forma que nada destoe, senão que resplandeça em tudo a mais perfeita harmonia. Neste conceito se relaciona a modéstia com a amizade ou afabilidade e com a verdade (CLXVIII, 1)[2].

Casamento em rito Tridentino, atual e modesto [4].
Consequentemente, a modéstia está também ligada à forma de vestir. Neste caso, a virtude regula as afeições desmedidas aos vestidos caros e luxuosos e leva a pessoa a não fazer ostentação dos pobres. Mas, aqueles que, seguindo seus exageros e preocupados com as tendências da moda, não se atentam de buscar tal virtude, pecam contra a modéstia e também contra a castidade, e segundo Santo Tomás “são dignas de severa repreensão”[3]. 

No entanto, outro aspecto das vestes também deve ser levado em consideração. Conforme São Francisco de Sales, uma pessoa devota deveria ser a mais bem vestida de uma reunião, “mas a menos pomposa e afetada, e que fosse ornada, como se lê nos Provérbios de graça, de decência e dignidade”[5].

Portar-se modestamente é, também, um ato de caridade que fazemos ao nosso irmão. São Francisco de Sales nos admoesta queÉ um desprezo das pessoas com quem se convive andar no meio delas com roupas que as podem desgostar; mas guarda-te cuidadosamente das vaidades e afetações, das curiosidades e das modas levianas. Observa as regras de simplicidade e modéstia, que são indubitavelmente o mais precioso ornato da beleza e a melhor escusa da fealdade[6].

Nossa Senhora, maior exemplo de modéstia!
Segundo Santo Tomás de Aquino, a humildade e a modéstia são as virtudes que vencem o vício do orgulho. Portanto, andam juntas. Uma pessoa modesta, antes de qualquer coisa é humilde. E ambas as virtudes são odiadas pelo demônio.

A Santíssima Virgem, a mais bela entre todas as mulheres, mais perfeita, mais humilde e mais casta que todas, bem viveu a modéstia. Ela é o modelo para as moças do tempo presente. Ela que, conforme São Luís Maria Grignion de Montfort, permaneceu oculta em toda a sua vida. Pois, “tão profunda era a sua humildade, que, para ela, o atrativo mais poderoso, mais constante era esconder-se de si mesma e de toda criatura, para ser conhecida somente de Deus”[7]. 
Caríssimos irmãos e irmãs, eis aí o nosso modelo.



MARIA SEMPRE!


REFERÊNCIAS:
[1] PÈGUES, R. P. Tomaz. (O.P.). A Suma Teológica de Santo Tomaz de Aquino em forma de Catecismo. Editora Taubaté: 1942. p. 130. 
[2] ------. ------ . p. 132 
[3] ------. ------. p. 133 
[4] Créditos da foto ao fotógrafo Renato Diniz, de Montes Claros - MG.
[5] DE SALES, São Francisco. Filoteia ou introdução à vida devota. Vozes: 2012. p. 233.
[6] ------. ------. p. 234 
[7] DE MONTFORT, São Luís Maria Grignion. Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem. 45ª ed. Vozes: 2014. p. 19.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que foto bela esta do casamento em Rito Tridentino. O artigo está excelente. Parabéns à autora.