quarta-feira, 30 de setembro de 2015

A LEITURA DA SAGRADA ESCRITURA

A Bíblia deve ser lida sob orientação,
 sob o legítimo magistério da Igreja

Por Alba Cañizares Nascimento.

"A Igreja Católica, bem diversamente do que propagam ignorantes ou mal intencionados, não proíbe a leitura da Bíblia. Ao ContrárioA Igreja a quer conhecida em sua divina beleza e verdade. Recomenda-a insistentemente.¹Aconselha a leitura benéfica das Santas Escrituras: Quem não quiser ouvi-la seja considerado como um pagão (Mat. 18,17).

Já S. Jerônimo considerava tão útil a lição das Escrituras, que até as meninas de tenra idade a aconselhava com empenho. Relativamente à educação de Sta. Paula, ainda criança, diz: 
"Aprenda primeiramente o Saltério. Sejam estes os cânticos com que se divirta o seu ânimo. Tire dos provérbios de Salomão os preceitos de bem viver. Acostuma-se a desprezar o mundo pela lição do Eclesiastes. Sirva-lhe o livro de Jó de exemplo de virtude e paciência. Depois passe a ler os Evangelhos, os quais nunca lhe devem sair das mãos, e beba com toda a apetência de seu espírito os Atos e Cartas dos Apóstolos."

O que a Igreja veda é a leitura de traduções não autorizadas do maior livro da história, traduções descriteriosas em que se acha prejudicada a altíssima doutrina religiosa e moral dos Oráculos Messiânicos.É preciso esclarecerA Bíblia deve ser lida sob orientação, sob o legítimo magistério da Igreja, dada a dificuldade e a transcendência das Sagradas Letras. Há necessidade de guia seguro para a devida compreensão do seu texto.

'A Bíblia, em seu profundo sentido, em suas graves lições sobre as mais altas questões da filosofia e da religião, em sua complexa dogmática, em sua moral sublime, em sua remontada poesia, fica, quantas vezes, inacessível aos espíritos desprevenidos, aos não iniciados em sua magnitude e em sua beleza.'

São Jerônimo (347-420)
 foi o principal responsável
 pela tradução da bíblia para o latim
A obra bíblica foi escrita por gênios. Os gênios têm altitude conceptual e sentimental a que não alcança a vulgaridade. Assim, mesmo os trechos que parecem mais simples não apresentam fácil exegese. 

Quanto à parte propriamente profética, no concernente à revelação divina, cresce a complexidade. Os profetas videntes da Perfeição, artistas e santos, cujo ideal de vida pura foi o mais alto que conheceu o homem ficam em sua divina linguagem ininteligíveis à mediocridade. Em muitos livros das Sagradas Escrituras usam os profetas linguagem simbólica, hiperbólica ou tropológica cujo sentido profundo, velado por grandiosas imagens, fica inextricável aos leigos. As visões proféticas são por vezes altas demais para olhos comuns. Para alcançá-las há necessidade das lentes esclarecedoras dos sábios doutores da Igreja, dum hebraísta como S. Jerônimo, o maior exegeta das Escrituras, cujo receio de errar quanto à interpretativa escriturística era tal que, a tremer, se aproximava das Sagradas Letras _ Como se ouvisse as trombetas do Juízo Eterno..."



MARIA SEMPRE!



**************************
1 - Não somente a Igreja recomenda a leitura da Bíblia, como ainda concede indulgências a todos aqueles que durante ao menos um quarto de horas lerem alguns trechos dos Evangelhos (Concessão do Papa Leão XIII).

Fonte: Excerto do Livro Introdução à Bíblia Sagrada, de Alba Canizares Nascimentos, 1936, págs. 50-51. Nihil Obstat: Rio, 08 de Maio de 1936. Padre João Baptista de Siqueira.

Nenhum comentário: