domingo, 9 de junho de 2013

NHÁ CHICA BEATA, MUITA HONRA!



Por João S. de O. Jr.

Em 04 de maio de 2013, tivemos a beatificação de Francisca de Paula de Jesus, mais conhecida como Nhá Chica, a primeira mineira oficialmente beata. Nasceu em São João Del Rei (MG), mas viveu a maior parte da sua vida em Baependi (MG). Era pobre e muito simples, leiga, virgem, decidiu não casar e ter uma vida dedicada a Religião seguindo o conselho da mãe. Filha de escravos, passou uma vida dedicada a oração dando ajuda material e sobretudo espiritual ao próximo. Analfabeta, mas tinha o dom da ciência infusa e da clarividência. Coisas assim, só na Igreja Católica...

“Eu não sou santa... Sou só uma pobre mulher analfabeta...” _repetia ela _ "...eu rezo a Deus e através dos méritos de sua Santíssima Mãe, Ele me atende”.

Veja abaixo outras informações sobre Nhá Chica, mas que não são vistas nos noticiários seculares que cobriram a beatificação:

“(...) Nhá Chica era analfabeta, pois não aprendeu a ler nem escrever, desejava somente ler as Escrituras Sagradas, mas alguém as lia para ela, e a fazia feliz. Compôs uma Novena à Nossa Senhora da Conceição e em Sua honra, construiu, ao lado de sua casa, uma Igrejinha, onde venerava uma pequena Imagem de Nossa Senhora da Conceição que era de sua mãe e, diante da qual, rezava piedosamente para todos aqueles que a ela se recomendavam. Essa Imagem, ainda hoje, se encontra na sala da casinha onde ela viveu, sobre o Altar da antiga Capela.

Em 1954, a Igreja de Nhá Chica foi confiada à Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor. Desde então teve início bem ao lado da Igreja, uma obra de assistência social para crianças necessitadas que vem sendo mantida por benfeitores devotos de Nhá Chica. Hoje a "Associação Beneficente Nhá Chica" (ABNC) acolhe mais de 160 crianças entre meninas e meninos.

Ao longo dos anos, a "Igrejinha de Nhá Chica", depois de ter passado por algumas reformas, é hoje o "Santuário Nossa Senhora da Conceição" que acolhe Peregrinos de todo o Brasil e de diversas partes do mundo. Muitos fiéis que visitam o lugar, pedem graças e oram com fé. Tantos voltam para agradecer e registram suas graças recebidas. Atualmente, no "Registro de graças do Santuário", podem-se ler aproximadamente 20.000 graças alcançadas por intermédio de Nhá Chica.

A Venerável morreu no dia 14 de junho de 1895, estando com 87 anos de idade, mas foi sepultada somente no dia 18, no interior da Capela por ela construída. As pessoas que ali estiveram sentiram exalar-se de seu corpo um misterioso perfume de rosas durante os quatro dias de seu velório. Tal perfume foi novamente sentido no dia 18 de junho de 1998, 103 anos depois, por Autoridades Eclesiásticas e por membros do Tribunal Eclesiástico pela Causa de Beatificação de Nhá Chica e, também, pelos pedreiros, por ocasião da exumação do seu corpo. Os restos Mortais da Venerável se encontram hoje no mesmo lugar, no interior do Santuário Nossa Senhora da Conceição em Baependi, protegidos por uma Urna de acrílico colocada no interior de uma outra de granito, onde são venerados pelos fiéis.(...)”

Estas e outras informações são vistas no site oficial de sua causa: http://www.nhachica.org.br/

Filha de Minas

O motivo da Nhá Chica ser a primeira mineira a ser elevada aos altares, honra muito nosso povo de Minas Gerais dado a religiosidade dele, tão refletida nas suas cidades e Igrejas antigas. Significativo também, pois a figura da agora beata espelha bem tantas senhoras nos interiores do Brasil e nestas Minas Gerais que, com simplicidade e muita piedade, levam a fé e a tradição adiante. Com a reza do Rosário, a devoção aos santos, a oração de novenas e assistindo a Santa Missa. Com pouco conhecimento teológico, contudo com muito respeito à fé da Igreja, pois, estão inseridas nela, fielmente.

Bento XVI diz que "há santos que só Deus conhece o nome", certamente, beata Nhá Chica foi uma que Deus permitiu o nome ser revelado para subir aos altares representado dezenas neste Brasil que não aparecerão nas mídias e, em sua maioria, mal sabem escrever o próprio nome. Porém, pela devoção a Virgem Santíssima, através santo terço, elas amam e dão glórias ao nosso Senhor.


MARIA SEMPRE!

Um comentário:

Ryan disse...

Excelente.mais uma santa brasileira para honrar nosso povo, gosto muito do blog è muito edificante.