domingo, 17 de outubro de 2010

NOVA CERVEJA!! UMA REFLEXÃO



 Prof. Pedro M. da Cruz

   Segundo a Folha de São Paulo, a Ambev anunciou dias atrás uma versão “leve” da Skol. O objetivo seria estimular o consumo da cerveja entre os brasileiros.
 
Batizada de Skol 360, a cerveja foi lançada com o apelo de não estufar o consumidor, uma das demandas atuais segundo pesquisas. ‘ O consumidor costuma reclamar de estufamento quando combina cerveja e comida. Com o produto mais leve, esperamos crescimento no consumo durante refeições ou mesmo em festas. ’ Diz Carlos Lisboa, vice-presidente de marketing.” (Folha de São Paulo, Opinião B4)
 
O Brasil é o terceiro maior mercado para cerveja, com 116 milhões de hectolitros vendidos (cada hectolitro corresponde a cem litros) atrás apenas dos EUA e China, porém, afirma-se que o consumo anual por pessoa ainda é pequeno.

Ao lado de todo júbilo (aliás, compreensível!) por esta saborosa novidade,"a criação de uma nova cerveja"; cabe-nos uma reflexão. Que motivações conduziram a este feito?  Na Sociedade Moderna, onde, tantas vezes, uma ânsia desmedida pelo lucro impera sobre o indivíduo, o amor desprendido ao belo, ao bom e ao verdadeiro parece aniquilar-se... Não que neguemos a dinâmica necessária do mercado; contudo, até que ponto é o “dinheiro”, como um ídolo,  quem aponta os caminhos? 
 
Talvez sejamos taxados por alguns de quiméricos e iludidos; porém, o fato é que, com toda certeza, antes de todo desejo por lucro (justo obviamente), deve vir a luta pelo progresso rumo à perfeição, assim como, o interesse pelo bem do ser humano. Antes da busca material, e qual terreno onde esta nasce medida e subjugada, vem a consciência da divina filiação, a lembrança do duplo aspecto de nossa realidade: terrena e sobrenatural.
Sabemos o quão fantasiosa parece esta perspectiva para certa classe de “competidores”... Mas, não para nós, filhos da Igreja. Vivemos na fé daquele que domina sobre o universo. Ele tem poder para transformar os homens e, portanto, as estruturas; entretanto, jamais violará a liberdade das criaturas. Assim, todo “atraso” no processo de Evangelização do mundo, não é devido a uma apatia divina, mas, tão somente,  à  infidelidade e escravidão de muitos homens distantes da verdade, “inimigos da cruz de Cristo.”
 
Virgem Imaculada, Rogai por nós!

Nenhum comentário: