terça-feira, 14 de agosto de 2018

MINICURSO DE INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA TOMISTA

Turma do Primeiro Minicurso de Introdução à Psicologia Tomista.
Por editores do blog.

O Grupo de Estudos São Miguel Arcanjo juntamente com a Sociedade da Santíssima Virgem Maria (SSVM) promoveram, de 16 a 20 de julho, o primeiro Minicurso de Introdução à Psicologia Tomista. O minicurso foi dirigido pelo Sr. Victor Augusto de Azevedo Ferreira - bacharel em Psicologia pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc) e mestrando em Ciências Humanas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – o qual se destaca na região pelo estudo do pensamento de Santo Tomás de Aquino no âmbito das Ciências Humanas, em especial na Psicologia.

Marca página que fora distribuído
aos participantes juntamente
com um glossário de termos
da metafísica e da psicologia.
Reunindo-se na sala Mãe do Bom Conselho, os mais de 20 inscritos no minicurso tiveram a oportunidade singular de assistir a aulas sobre uma abordagem da psicologia muito rara nos meios acadêmicos institucionais, mas que guarda uma excelência incomensurável. A psicologia Tomista, quase sempre, não é nem mesmo mencionada nas formações de psicólogos do Brasil, fato comprovado pelos profissionais e acadêmicos da área. Atento a esta lamentável realidade, o Sr. Victor Augusto apresentou ao longo do minicurso as causas e os efeitos disso, deixando clara a necessidade urgente de retomar o pensamento de Santo Tomás como a opção mais autêntica, realista e completa da psicologia, pois as obras do Doutor Universal são filosoficamente rigorosas, cientificamente precisas e abrangentes e incluem os postulados tanto da fé quanto da razão, duas asas que - sem querer igualar o valor de cada uma delas - juntas conduzem o homem ao seu fim último: Deus.

Entrega do certificado.
No decurso desses 5 dias de aulas, o que se viu foram apresentações bem fundamentadas e elaboradas, uma visão diferenciada da psicologia moderna, além de uma convivência salutar em um ambiente fraterno e aconchegante, que orientou e motivou os presentes a aprimorarem seus estudos, para buscarem atuar em conformidade com o conteúdo administrado. São essas iniciativas que contribuem para que o Tomismo (em geral) esteja ganhando cada vez mais força e adeptos. Espera-se que a psicologia Tomista passe a ser mais presente nas formações e deixe de ser mero ornato teórico, sendo prática frequente e constante dos psicólogos.

Fica a gratidão aos participantes e o reconhecimento ao Sr. Victor Augusto e ao Grupo de Estudos São Miguel Arcanjo por proporcionarem tão nobre ocasião. Que esse seja só o primeiro de muitos e que, através de ocasiões, a psicologia Tomista atinja uma grande valorização.

Srta. Ana Paula, Srta. Janine, Sr. Victor e a Srta. Gabriela
 integram o Grupo de Estudos São Miguel Arcanjo.

                                                                                                                                            Fotos: Anderson Santos

MARIA SEMPRE!

Nenhum comentário: