quarta-feira, 8 de agosto de 2018

MISSA TRIDENTINA - FORMAÇÃO, ENTUSIASMO E PERSEVERANÇA

Sr. Fábio, Sr. Alceu (com seu filho Bernardo), Sr. Helmer e Sr. Raphael
em frente à Capela Nossa Senhora das Dores.

Interior da Capela, pouco antes da Santa Missa.
Pe. Daniel Pinheiro com as crianças
 que fizeram a primeira comunhão.
Em julho último, alguns membros da Sociedade da Santíssima Virgem Maria – SSVM partiram de Montes Claros - MG a Brasília – DF a fim de, com os Padres do IBP (Instituto Bom Pastor), aprofundarem os seus conhecimentos no que tange à liturgia da Missa Tridentina. O objetivo é melhorar cada vez mais no serviço que a confraria de Montes Claros presta na promoção da Missa de sempre no Norte de Minas Gerais. O interesse geral pela Missa Tridentina vem crescendo nessa região e, correspondendo a este anseio da população, a SSVM busca, por meio de seus membros, aprimorar os seus conhecimentos em tudo que se refere à Tradição. 

O IBP faz excelente apostolado na Capela Nossa Senhora das Dores e é atualmente uma exímia referência de promoção e defesa da Tradição Católica, especialmente, no que diz respeito à celebração da Missa Tradicional. Cônscios disso, os senhores Fábio Ribeiro, Helmer Ézion e Raphael Scarcela buscaram ter com os padres do IBP formação para acólitos, para melhor servir na Missa Tridentina em Montes Claros. 





A capela
convida à oração.
Organização dos
 paramentos antes
 da Missa.
Mas, o que se viu, foi muito além da formação litúrgica. Em um ambiente equilibrado e verdadeiramente católico, foi possível notar a reverência para com o sagrado: belas imagens, disposição lógica e ordenada das coisas, submissão ao Magistério, exaltação e propagação das famílias, e severidade para com os erros e pecados. Os visitantes ainda tiveram a oportunidade de assistir uma celebração da Missa Cantada com algumas crianças fazendo a primeira comunhão. Lamentavelmente, isso que deveria ser o mínimo de todo e qualquer sacerdote tornou-se raro e quase inacessível. Portanto, Louvado seja Deus pelo empenho dos padres do IBP. Não bastasse tudo que foi relatado, os confrades ainda receberam a melhor das hospitalidades, e puderam, com isso, ter uma melhor experiência, focando em detalhes que servirão para o apostolado em Montes Claros.

Vista da Capela de
 Nossa Senhora das Dores.
Aproveitando ainda a oportunidade, os viajantes fizeram um tour pela cidade de Brasília e conheceram alguns pontos turísticos valendo-se da gentileza dos também membros da SSVM Alceu Junior e Marcos Paulo e suas famílias, que lá residem, seguindo o que descreve a Sagrada escritura: "Vi muitas coisas em minhas viagens, muitos costumes diferentes." Eclo. 34, 12. 

Momento de agradável convivência
 na residência do Sr. Marcos Paulo.
(Membro da SSVM)
Foi uma experiência engrandecedora em todos os aspectos. Fica o agradecimento e as orações dedicadas a todos que viabilizaram esta ocasião. Espera-se que a partir de então, o trabalho de promoção da Missa Tridentina em Montes Claros fique cada vez mais atraente e que, consequentemente, atraia muito mais fiéis a conhecerem tão majestoso tesouro da Cristandade.



MARIA SEMPRE!

Nenhum comentário: