terça-feira, 24 de maio de 2016

AOS BENFEITORES E AMIGOS DA SSVM

Por João S. de O. Jr.

Maio é mês das mães, mês das noivas e mês das flores (é primavera no hemisfério Norte). Não por acaso é o mês que a Igreja dedica àquela que foi escolhida a ser a Mãe do Verbo Encarnado, a Esposa Puríssima do Santo Espírito e a Flor mais agraciada do jardim do Criador. Maio é mês de Maria Santíssima!


Como católicos, há muitos modos de prestarmos nossa homenagem para a Mãe de Deus: o uso do escapulário, medalhinhas, a coroação e honra de suas imagens nos templos, a oração do ofício nos sábados, etc. Estas e outras piedosas práticas de devoção, a qualquer período do ano, têm seus fundamentos e valores riquíssimos; mas, não poderíamos deixar de destacarmos a especial devoção ao Santo Terço, rezado diariamente [1], com a contemplação dos santos Mistérios.

Que, simultaneamente, em espírito, cultivemos nossa filial confiança na intercessão de Nossa Senhora junto ao seu Filho Amado, meditando nas Maravilhas que Deus (Uno e Trino!) realizou nela (Lc1,46-55). E quer, por misericórdia aos homens, realizar ainda através dela na humanidade.

São Luís Maria Grignion de Montfort, que tratou de modo singular da Verdadeira Devoção para com a Virgem Santíssima, demonstrou que a prática de devoção deve ser interior, mas com atos exteriores que lhe correspondam [2]. Que devemos superar a superficialidade! E cita, ainda, no Livro Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, algumas práticas especiais e interiores: "Consiste em quatro palavras, em fazer todas as ações por Maria, com Maria, em Maria e para Maria a fim de fazê-las mais perfeitamente por Jesus, com Jesus, em Jesus e para Jesus" [3]. Tendo como fim último desta devoção, nos modelar a Cristo [4].

Caríssimos amigos e benfeitores, em breve teremos formações sobre o Tratado de São Luís e as aparições marianas em nossa Sala. Obs: O Grupo de Estudos Santo Tomás de Aquino – GESTA, em sua reunião do dia 14/05, teve como tema: “A Atualidade da Mensagem de Fátima”.

Contemos ternamente com a Santa Mãe de Deus. A devoção mariana é um importante alicerce de nosso apostolado. Roguem a ela por nós! No mais, um muito obrigado por toda contribuição material e espiritual! Contem com as nossas orações!


MARIA SEMPRE!


************************************


[1]- Vide Carta aos Benfeitores e Amigos da SSVM de outubro/2015.

[2]- MONTFORT, São Luís Maria Grignion. T.V.D., n.119.

[3]- Ibdem, T.V.D., n.257.

[4]- Ibdem, T.V.D., n. 33 a 36.

Nenhum comentário: