“(...) um clube, sem ‘restrições políticas ou religiosas’, para que executivos e profissionais liberais tivessem a oportunidade de desfrutar de companheirismo e estabelecer novas amizades.”
“Rotary, que chegamos a apelidar de ‘Maçonaria Branca’, já que acreditamos que Paul Harris tenha se baseado na Maçonaria para elaborar o manual de procedimentos rotários (...)”
Por Prof. Pedro M. da Cruz
Navegando pela Internet encontrei por acaso o texto abaixo que defende supostas ligações entre o Rotary Club (entre outros grupos como, por exemplo, o Lions Club) e a Maçonaria. O site que publicou o artigo pertence a uma Loja Maçônica, o que torna ainda mais interessante o tema. Achei por bem solicitar aos editores do blog que o relançassem aqui, a fim de que sirva como fonte de pesquisa e curiosidade. Deste modo, qualquer erro ou equívoco será de inteira responsabilidade dos escritores que o produziram. Nossa Senhora do Bom Conselho, rogai por nós!
ROTARY CLUB E MAÇONARIA
“Entre a metade do século XIX e os primeiros anos do século XX vários grupos de ajuda humanitária surgiram em todo o mundo. Em torno deles, a polêmica: seriam clubes de serviço ou sociedades secretas? São muitas as opiniões a esse respeito. Elks (1868), Rotary (1905), Kiwanis (1915) e Lions (1917) entraram em evidência. Foram os precursores de uma nova modalidade de clube, onde ao invés de lazer prega-se a ‘ajuda humanitária’. Os membros se reúnem semanalmente com o objetivo de unir esforços e recursos financeiros a fim de financiar projetos de ajuda a pessoas carentes e comunidades necessitadas. No entanto, para alguns pesquisadores a ‘ajuda humanitária’ seria apenas uma fachada para esconder sua verdadeira identidade.
Entre os clubes de serviço, o Rotary é o que mais se destacou e em nosso país.
O QUE É O ROTARY
Segundo nos informa o site oficial da organização, o Rotary é uma rede mundial de voluntários dedicados à prestação de serviço social. Fundada pelo maçom Paul Harris, em 23/2/1905, em Chicago, EUA, a instituição tem como lema “dar tudo de si sem pensar em si” (sic.) [Dar de si antes de pensar em si]. Suas metas são “melhorar a qualidade de vida da humanidade reduzindo disparidades mundiais em áreas como saúde, educação, agricultura, saneamento, recursos hídricos e pequenos negócios”, assim como promover a paz e a harmonia entre os homens. Não sectários e apolíticos, os Rotary Clubes são abertos a todas as raças, culturas e credos, e estão espalhados por diversas partes do Brasil e do mundo. Homens, mulheres, jovens e adolescentes integram os diversos programas da ONG. Para os jovens de 14(sic.) [ou 12] a 18 anos, o INTERACT. Para os universitários formados entre 18 e 30 anos, o ROTORACT. Após os 30 anos, o cidadão pode ser membro efetivo do Rotary.
COMO TUDO COMEÇOU
![]() |
Paul Percy Harris - Fundador do Rotary |
Paul Herris trabalhou como repórter de um jornal, foi professor de economia, ator e caubói. Em 1896 decidiu advogar em Chicago. Certa noite, durante uma caminhada após jantar na casa de outro advogado, Paul Harris, depois de ser apresentado a alguns amigos do seu colega que eram proprietários de casas comerciais naquele bairro residencial de Chicago se lembrou da vida na cidade de New England onde cresceu. Esse episódio inspirou Harris a organizar um clube, sem ‘restrições políticas ou religiosas’, para que executivos e profissionais liberais tivessem a oportunidade de desfrutar de companheirismo e estabelecer novas amizades.
Juntamente com Silvester Shile, comerciante de carvão, Gustavus Loehn, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, Harris formou o primeiro clube. O clube recebeu o nome de ‘Rotary’ devido ao fato de que seus membros se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho. No terceiro ano do clube, Harris assumiu a presidência e decidiu que a ideia do Rotary deveria ser expandida para outras cidades e países. Em 1912, após a formação de clubes no Canadá e Inglaterra, a organização passou a se cha
mar “Associação Internacional dos Rotary Clubes”. Com o passar do tempo, abriram-se filiais na Europa, América do Sul, África e Ásia. Em 27 de janeiro de 1947, por ocasião da morte o Presidente Emérito do Rotary Internacional, Paul Herris, havia cerca de 6.000, Rotary clubes pelo mundo todo.
mar “Associação Internacional dos Rotary Clubes”. Com o passar do tempo, abriram-se filiais na Europa, América do Sul, África e Ásia. Em 27 de janeiro de 1947, por ocasião da morte o Presidente Emérito do Rotary Internacional, Paul Herris, havia cerca de 6.000, Rotary clubes pelo mundo todo.
UMA ENTIDADE FILANTRÓPICA?
Usando a mesma estratégia da Maçonaria e de outras sociedades secretas, o Rotary Clube afirma ser apenas uma ‘entidade filantrópica’, não sectária e apolítica. Entretanto, sabemos que isso não é verdade. Além de algumas semelhanças com a Maçonaria, os rotarianos estão profundamente envolvidos com a política. A maioria dos rotarianos são políticos e muitos deles estão envolvidos na administração de várias cidades e estados do Brasil.
PROVAS DOCUMENTAIS
![]() |
Símbolo do Rotary, fotografado em Brasília-DF. Na imagem é clara a relação entre Rotary e maçonaria, pois o "G" é um símbolo constante da maçonaria. |
‘Maçons famosos fundaram entidades que prestam serviços a humanidade, como Os Escoteiros, por Robert Power; o Rotary, por Paul Harris; o Lions, por Melvin Jones; o Grupo de Jovens de Demolay, por Frank Sherman Lan.’
É praticamente impossível desassociar a imagem do Rotary da Maçonaria, até porque existem muitas evidências entre uma e outra sociedade. As características comuns a essas organizações como a composição, do seu quadro de membros efetivos e o método de ingresso dos novos sócios, isto é, previamente selecionados por uma comissão eletiva, são evidências que demonstram a ligação entre as sociedades.
Algumas lojas maçônicas são compostas, exclusivamente, por rotarianos. Um dos casos é da loja Rotaria número 4195 de Londres, cujas correspondências destacavam carimbos da ONG e os típicos compassos com a letra “G” em evidência, símbolo internacional do Rito Escocês.
Entre os anos de 1928 e 29 houve uma campanha internacional contra o Rotary liderado pelo jornal La Civilla, de Roma, que destacava que o ‘código de ética do Rotary apregoava princípios semelhantes ao da Maçonaria, e que os ensinamentos filosóficos e morais tinham cunho religioso’. Distribuído em vários países, o jornal defendia a ideia que o clube era ‘demasiadamente amigo dos maçons’ e ‘perigosamente inclinado ao erro de tratar todas as religiões de igual valor’”.
“A Maçonaria caminha como o Rotary, em busca de FRATERNIDADE, RESPEITO E TOLERÂNCIA. A liberdade de ação e a igualdade de direitos, não poderiam, por isto, deixar de orientar a conduta de seus membros na luta por ideais elevados.
Traçando este paralelo, a Ordem Maçônica palude (sic.) [aplaude?] a existência do Rotary, que chegamos a apelidar de ‘Maçonaria Branca’, já que acreditamos que Paul Harris tenha se baseado na Maçonaria para elaborar o manual de procedimentos rotários, e isto facilmente poderá ser comparado por qualquer rotariano observando uma sessão branca maçônica”.
MARIA SEMPRE!
49 comentários:
Mesmo que se digam não maçons,se derivam da maçonaria,adaptaram os seus valores LAICOS, sem quaisquer referências ESPIRITUAIS onde apenas as necessidades humanas contam, esquecendo a ESSÊNCIA DIVINA que é AQUELA que nos deve orientar, guiar e sensibilizar,nos momentos onde a Verdade Absoluta possa ser posta em causa. Ora, Esta somente vem do NOSSO DEUS de Jesus Cristo. Sendo assim, se para eles Esse Deus não existe, todos os seus fundamentos acabam por se relativizar, construindo uma Sociedade alicerçada em valores variáveis conforme os INTERESSES, os TEMPOS e as ASPIRAÇÕES!
O que hoje é verdade, amanhã é mentira!...
NÃO É ISSO QUE ESTÁ A ACONTECER À SOCIEDADE?!
TUDO GIRA EM VOLTA DO HOMEM, QUE, LENTAMENTE, SUBSTITUIU DEUS, ACABANDO POR CAVAR A SUA SEPULTURA!
"SEM MIM NADA PODEIS FAZER!"-- AVISA-NOS JESUS!
Muita baboseira!
Um dos piores é o INTERACT, que recruta jovens para essa seita babaca que acaba com as famílias com suas filosofias de mentiras...Obs.: NUMCA DEIXE SEU FILHO PARTICIPAR DE ALGUM INTERACT CLUB.
Nossa, quanta baboseira!
O Rotary não fala de Religião por permitir justamente que cada um tenha a sua e entender que a escolha do que acreditar é de cada um.
O Rotary respeita todas as raças e credos, o importante não é o seu credo e sim a sua participação na sua comunidade.
o Rotary é visto pelos maçons como uma oportunidade de praticar caridade, uma extensão das atividades maçônicas.
Não há ligação direta entre as duas vertentes, pare de falar baboseira.
Conheçam o Rotary, única instituição que não é um país e possui assento na ONU.
Se hoje não temos mais a poliomelite no Brasil, foi graças ao Rotary, pesquisem.
Pesquisem um pouco mais, não vão atrás de argumentos dogmáticos e mentirosos.
Vistem o site: https://www.rotary.org/
Muita inversão do que é Rotary, melhor buscar conhecer melhor. A Igreja ve com bons olhos o Rotary, tanto que a sua santidade o Papa Francisco é do Rotary.
Se tiveram tempo para ler este artigo sem fonte confiável, tirem um tempinho e leiam o que João Paulo II fala para os membros do Rotary Internacional. Observem que a fonte da noticia abaixo é "um pouco" mais confiável.
Se chegarem a mesma conclusão que eu, tirem a matéria do site ou talvez até substitua as duas.
https://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/speeches/1979/june/documents/hf_jp-ii_spe_19790614_rotary-international.html
Paul Harris nunca foi maçom. Outro amigo seu fundador era maçom, o que não prova relação nenhuma nas atividades. Melvin Jones era maçom, mas criou o Lions sem nenhuma ligação com a Maçonaria. O Rotary e o Lions são Clubes de Serviço, abertos, que fazem caridade e filantropia no mundo todo. Se a poliomelite está praticamente erradicada é devido ao trabalho e doações de centenas de milhões de dólares do Rotary, além de fazerem inúmeros serviços caritativos. O forte do Lions é na área da visão, que também doa centenas de milhões de dólares para ajudar em catástrofes e serviços comunitários. Cremos sim num ser superior (um "Deus"), mas respeitamos todas as religiões, pois todos podem fazer caridade. O Vaticano já reconheceu a importância das 2 entidades faz tempo. A Maçonaria prega que o homem é livre.
Ignorância... lamento que alguém acredite nessas informações sem cabimento.
Seja a mudança que quer ver no mundo.
Antes de qualquer coisa.
Existe a Igreja Católica, maior entidade beneficente, de amparo a doentes, miseráveis e sofredores de todas as mazelas no mundo inteiro. A Igreja sozinha faz em apenas 1 ano muito mais do que Rotary, Lions, Maçonaria juntos fizeram pelos sofredores em toda a sua história.
Sem falar no cunho secreto dessas organizações! Não doem seu dinheiro a essas organizações. Há muitas obras de caridade promovidas pela Igreja que promovem o bem e o alívio das dores das pessoas sem esquecer o principal: a espiritualidade. Ora! a matéria não é nada por si mesma. Matar a fome de uma pessoa não é nada, pois ela um dia morrerá e se tornará pó. É preciso muito mais do que amparar o aspecto material humano. A Igreja é a única que faz isso.
Não fala nem escreva o que você não conhece.
Maçonaria e Rotary x Renovação Carismática x Protestantismo. Sabe o que a RCC e Rotary Clubs tem em comum? Ambos negam suas raízes.
Caridade a quem?? Só tem Rotary club em bairro Nobre! Que hipocrisia! São adoradores do demônio disfarçados! Pra de baboseira todo mundo já sabe!
São instituições meramente humanas.
O cu de vocês o Rotary não tem nada haver com esse texto, o Interact club e a melhor coisa que aconteceu com a minha filha e não tem nada de religião, política e outros
Vixxi se o papa franscisco e do Rotary.. ai que vcs tao sendo enganados de verdade.. vao todos adorar o anti cristo...lê la em êxodo. Capitolo 20...
Quanta idiotice em um lugar, você deveria ter vergonha na cara de escrever as bobagens sem sentido
Após estudar o assunto maçonaria por muitos anos estou convicto agora de que realmente junto com o Rotary e outras organizações ele servem ao mesmo governo satânico que pretende a vitória do povo eleito e a escravização dos gentios... Há uma sutil enganação no trabalho deles é propagar a idolatria ao dinheiro e aos prazeres mundanos... Eles que criaram o Jesus Cristo da Bíblia para continuar o trabalho de Satã.. eles governam o mundo, controlam os meios de comunicação, os bancos, a política e tudo o mais... O verdadeiro Cristo deixou claro que o reino não é desse mundo... A sabedoria hiperbórea revela a verdadeira história da https://worldtruthvideos.org/watch/a-vitória-secreta-maçônica-da-segunda-guerra-mundial-part-11_aXmaaZnfGU7lGc2.html
e o verdadeiro Cristo...
Maçonaria, Rotary club, Lions club, opus dei, catolicismo protestantismo e etc... Por mais que os galhos sejam opostos a raiz é a mesma! Todas serve a mentira e o engano.
Maçonaria, Rotary club, Lions club, opus dei, catolicismo protestantismo e etc... Por mais que os galhos sejam opostos a raiz é a mesma! Todas serve a mentira e o engano.
Rapaz, que baboseira de texto...
Rotary e Lions são instituições de angariam dinheiro de uns pra ajudar outros!
Resumindo um grupo de ricos que não doam nada. Peidam com o cu dos outros!
Já participou pra saber por acaso? Pq todos os programas do Rotary são ótimos programas com ótimos projetos que só visam ajudar a sociedade! Não possui nenhuma filosofia, partido ou religião, somente projetos para ajudar as pessoas, com doações de comida, alimentos, brinquedos e o incrível pronto End Pólio Now que foi responsável pela erradicação da Pólio no mundo!
Muito pelo contrário, todos os programas do Rotary não tem nenhuma filosofia, religião ou partido, são clubes que visam somente ajudar a sociedade, com incríveis projetos por todo o mundo, com arrecadações de comida, roupas e brinquedos, sem falar do incrível projeto End Pólio Now, que ajuda na erradicação da poliomielite no mundo! Não fale sobre o que você não conhece e n possui fundamentos sobre! Participo dos programas do Rotary a anos e só me trouxe benefícios e me ensinou a ajudar o próximo!
Pra quem diz, Rotary é só para ricos, não, não é, mas muitos do dinheiro utilizado para projetos, é tirado do bolso dos sócios, por isso uma família que não tem nem dinheiro para comprar arroz não participa, logo o trabalho do Rotary, é de ajudar essas pessoas e de doar alimentos a elas, com o dinheiro desses sócios e de patrocínios!
Kkkkk essa é boa e olhe que concordo , tem rotariano recebendo auxílio emergencial , eu teria vergonha de praticar um ato desses, moram em aptos de alto padrão e tem coragem de tirar de quem precisa esse auxílio tão importante pra quem realmente está passando fome .Se duvidavam do que estou falando .tenho provas de votaria no faz Issa indecência.
Enorme ignorância que o (a) senhor (a) exala com apenas este comentário. Eu falo com propriedade, sendo a próxima presidente de um IC, que tudo isto que foi dito não passa de baboseiras assim como o seu comentário.
Se quer falar sobre algo, procure se educar sobre para não passar vergonha como agora.
Tb acho. Só blablabla de quem desconhece o assunto.
Já que Jesus está voltando ele bem que podia te ensinar algumas coisas, tais como entendimento. Ora que ele da, antes de vc falar besteira...
Eu qdo era mais jovem participei de uma reunião do interact: não tem nada dessas baboseiras que vc está dizendo. É uma organização com fins específicos humanitários. Procura estudar o assunto antes de falar baboseira.
Muito chato não saber nada do assunto e se achar capaz de opinar, julgar e condenar.
Rotary
Pra mim VIDA
Quando se desconhece a area em que se esta falando, nas vale estar calado.....
Concordo plenamente
Nao esquecendo que algumas das naiores atrocidades de todos os tempos foram conetidas em nome da religião.......
Se servem ao diabo eu não sei
Eu sirvo a Jesus o Único e Suficiente Salvador
Mais de uma coisa eu sei que se Deus manda até o diabo obedece
Essa é minha opinião
Mais cada um sabe de si
" Com um versículo da " Bíblia Sagrada " pode-se também, os religiosos criarem atos abomináveis a seus fies. Atualmente é isso que mais vemos nas igrejas em nome de Jesus ".
Um belo ponto contraditório aí é que o lider da igreja católica faz parte do Rotary.
Eu sou muito FELIZ sendo CATOLICO APOSTÓLICO ROMANO, A IGREJA FUNDADA POR JESUS, QUE PASSOU O CAJADO PARA PEDRO, IGREJA DO DEUS VERDADEIRO, DE JESUS, E NAO FUNDADA POR HOMENS,QUE DESCEU DO CÉU E SE ENCARNOU NO SEIO DA VIRGEM SANTISSIMA IMACULADA, ESCOLHIDA POR DEUS, SEM PECADO ORIGINAL ,MARIA,
PARA SER A MAE DE DEUS AQUI NA TERRA, JESUS , QUE FOI CEM POR CENTO HOMEM E CEM POR CENTO DEUS, QUE VEIO PARA A PARA SALVAR A HUMAMANIDADE, QUE ESTAVAM EM PECADO MORTAL, E DERRAMOU SEU SANGUE PRECIOSO NA CRUZ E NOS SALVOU, SÓ WUE INFELIZMENTE MUITOS CONTINUARAM NA DESOBEDIÊNCIA AOS SEUS DIVINOS ENSINAMENTOS E QUE AINDA NAO ENTENDERAM E PREFEREM CONTINUAR COM ATITUDES SATÂNICAS E NAO CONTINUAR COM ATITUDES QUE AGRADAM AO NOSSO DEUS MARAVILHOSO, MISERICORDOOSO, AMOROSO. É É PORISSO QUE MUNDO CONTINUA MAL. ENTÃO UM DIA ELE ,JESUS CRISTO SALVADOR, TERA QUE VOLTAR PARA O JUIZO FINAL. JA SÃO OS SINAIS DE NAO VAI DEMORAR MUITO PRA ELE VOLTAR, PORQUE A GRANDE MAIORIA AINDA PREFEREM CONTINUAR NA DESOBEDIÊNCIA AOS SEUS DIVINÍSSIMOS ENSINAMENTOS. PORISSO PREFIRO SER FELUZ NA IGREJA CATOLICA APOSTÓLICA ROMANA, FUNDADA POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, O NOSSO REI ETERNO E SALVAFOR DE ALMAS. PELO SINAL DA SANTA CRUZ, LIVRAI-NOS DEUS, NOSSO SENHOR DOS NOSSOS INIMIGOS, EM NOME DO PAI , DO.FILHO E DO ESPÍRITO SANTO, AMÉM
Texto acima de Aloisio J. SILVA
Jesus era judeu, quem fundou igreja católica não foi nem Pedro nem Paulo mas um rei que instituiu o catolicismo vendo que as ideias de Pedro e apóstolos difundidas por Paulo, estavam criando muitos adeptos. Isto está tudo na Bíblia se contextualizados a mesma.
Não sabe, não fale.
Olha amiga, eu era Vice Diretor de Protocolo e estive por alguns bons anos no Interact Club, e tenho propriedade para te responder.
O Rotary sim é um Braço Jovem da Maçonaria, porém que não traz nada da parte espiritual, LITERALMENTE em todos os anos que estive envolvido eu nunca fui aliciado a alguma espiritualidade, somente ajudar o próximo e nada mais. Para mim, particularmente, foi a melhor fase da minha vida. Hoje continuo com a mesma cabeça e sou um Missionário que cuida de crianças carentes apresentando elas a Cristo.
A maioria que opina negativamente sobre o Rotary nunca participou de uma reunião ou projeto. Uma árvore deve ser julgada pelos seus frutos, e os frutos da Rotary são bom. Eles já ajudaram milhões de pessoas.
Meu Deus, quanta ignorância.
O Rotary defende todas as ideias da Agenda 2030. Quem não conhece a Agenda 2030, pesquise. Ela soa como um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, que nasceu de um acordo firmado
pela ONU, abrangendo as três dimensões do desenvolvimento sustentável (social, ambiental e econômica). Mas na verdade trata-se de um projeto satânico, que visa, nas suas entranhas, a redução populacional, a sobreposição da natureza acima da humanidade, a punição dos humanos pela degradação ambiental, entre tantas outras defesas. Se o Rotary apoia abertamente a Agenda 2030, consequentemente apoia seus projetos satânicos, muito bem escondidos em suas entrelinhas, disfarçadas de cuidado com o planeta. Aqui faço apenas a relação entre o Rotary e a Agenda 2030. Cuidado com a Agenda 2030.
Meu pai foi sócio fundador do Rotary em minha cidade. Fui também rotariana. Percebi essa relação do Rotary com a Agenda 2030. Quando percebi que meu sobrinho, recém integrado ao Interact, estava sendo influenciado a adotar a defesa da política de gêneros e do veganismo, decidimos, eu e meu pai, nos afastarmos do Rotary, e não permitimos meu sobrinho de continuar no Interact. Tudo isso é contrário aos princípios de nossa religião Católica Apostólica Romana.
A última e mais importante declaração emanou diretamente da Suprema Congregação do Santo Oficio aos 11 de Janeiro de 1951 nos termos seguintes:
Esta Suprema e Sagrada congregação foi interpelada sobre a questão: será lícito que católicos se filiem à Associação que se chama Rotary Club? Os Eminentíssimos e Reverendíssimos Senhores Cardeais encarregados da proteção da fé e da moral, após ter ouvido os pareceres dos Reverendíssímos Senhores Consultores, decretaram na sessão plenária de quarta-feira 20 de Abril de 1950 o seguinte:
Aos clérigos não è permitido associar-se ao Rotary Club nem assistir às reuniões.
Os leigos sejam advertidos de que devem observar as prescrições do cânon 684 do Código de Direito Canônico.
E no dia 26 de Dezembro, Sua Santidade Nosso Senhor Pio XII, pela Providência Divina Papa, em audiência concedida ao Exmo. Sr. Assessor do Santo Ofício, aprovou e mandou publicar a resolução dos Eminentíssimos Padres.
Dado em Roma, na sede do Santo Ofício, aos 11 de Janeiro de 1951. — (Ass) Marinus Marani, Notário da Suprema e Sagrada Congregação do Santo Oficio.”
Eis o citado cânon 684, que o decreto corrobora:
“Os fiéis são dignos de louvores quando se agregam a associações fundadas ou, pelo menos, recomendadas pela Igreja. Evitem, porém, associações secretas, condenadas, sediciosas, suspeitas ou que tentam subtrair-se à legítima vigilância da Igreja.”
Lembrando aos fiéis este cânon 684, o Santo Ofício não entende classificar o Rotary entre as sociedades secretas nem entre as condenadas, mas, sim, entre “as suspeitas e as que tentam subtrair-se à legitima vigilância da Igreja”.
E em que se baseiam tais admoestações?
O Rotary Club se propõe exercer a filantropia; não faz, porém, menção de Deus, professando neutralidade (que não é hostilidade) diante das diversas confissões religiosas e do ateísmo. Ora é este agnosticismo que fere a consciência católica. Com efeito, não se pode querer promover o bem da humanidade sem que, explicitamente e desde o início do empreendimento, se leve em conta a Deus; quando se trata de definir o homem e seu bem-estar. Deus não é entidade adventícia e dispensável; o Altíssimo é sempre o Primeiro Valor, que na realidade está intimamente presente à sociedade e aos indivíduos, e destes pede o devido reconhecimento.
Entre a profissão explícita de Deus e a negação de Deus não há meio termo: “Quem não é por Mim, é contra Mim, e quem não congrega comigo, dispersa”, disse Jesus (Mt 12,30).
Vou comentar como Teólogo, ex Presidente do Rotary Club Rio de Janeiro, Engenheiro Civil, Analista de Sistemas e Mestre em Administração.
Posso falar do alto de minha experiência, que o Rotary não foi fundado por maçom. Paul Harris, não era maçom. Muitos maçons aderiram ao Rotary, desde o início de sua história e vice-versa. Rotary é um Clube de Serviços, cujo maior objetivo é fazer o bem ao próximo. O Rotary no início eram só homens de negócios com afinidades, para falar de negócios e interesses comuns, mas logo a seguir abriu a adesão para profissionais liberais de ambos os sexos, para busca do bem estar social de todos os cidadãos de bem, sem interesses particulares, apolítico ou de cunho religioso. É uma forma de conquistar toda a sociedade, para a busca do bem comum. Cada um tem sua religião e busca a Deus de acordo com suas crenças. As Igrejas tem as duas funções, o espiritual e a busca do bem estar dos necessitados, o que é mais virtuoso aos olhos de Deus. Nas reuniões do Rotary não é proibido orar ou buscar orientação divina. Também não ha remuneração, pois é um trabalho social pró labor. Fazem-se grandes amizades e todos contribuem para o bem estar da sociedade. As obras sem a fé é morta, bem como, a fé sem obras. Tudo que é feito pelo Rotary para o bem estar social, pode ser afirmado que é por inspiração divina ao ajudar o próximo, sem pensar em si. Na Igreja, todos dão seu dízimos e ofertas, mas muito poucos fazem ou participam de ações sociais, deixando por conta do Pastor e seus auxiliares, essa tarefa que dignifica o homem perante a Deus.
Os maçons que vem para o Rotary se identificam com as ações sociais que são promovidas. A maçonaria é mais fechada, e tem os mesmos princípios do início do Rotary, quando só se reuniam empresários e seus próprios interesses. É uma confraria no bom sentido. A independencia dos EUA, foi promovida e conquistada por maçons, como George Washington. Isso explica, o símbolo da maçonaria na cédula de um dólar. Na história do Brasil, também tem a participação de maçons em vários episódios dessa história. Os maçons também estão presentes na história da igreja católica, que foi fundada pelo Imperador romano Constantino, por volta de 313 d.C.
Tudo isso, são fatos históricos. Não tem como contestar, discutir ou agredir quem pensa diferente.
Aliás tem uma maxima na maçonaria, que me parece interessante, "Aquele que comigo não concorda, não é meu inimigo, mas parceiro de um mundo plural de idéias."
Deus deu livre arbítrio. Cada um escolha sua decisão e responda por ela, na eternidade.
Postar um comentário