segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

PARA OS CATÓLICOS UNIVERSITÁRIOS!!

Universidade Medieval



“Àquele que puder ser sábio, não lhe perdoamos que não o seja”
(São José Maria Escrivá)

Por Tomás Afonso Maria

Há muitos católicos que ao participar do ambiente acadêmico sentem-se desanimados e perdidos diante da triste realidade ali encontrada. Doutrinação marxista, ateísmo militante, decadência moral e uma visão deturpada do catolicismo, entre tantas outras coisas, são constantes nas universidades. 

Nosso intuito neste artigo é oferecer alguns conselhos para o direcionamento dos jovens. Graças a Deus ainda há estudantes que intentam ser fiéis a Cristo!

1- Não se isole!


Fuja do Isolamento.
O universitário não é um monge de clausura. Atitudes de isolamento podem levar à depressão e à tristeza. 


Forme um círculo de amigos; busque aproximar-se de outros católicos praticantes ou de pessoas que tenham um mínimo de virtude. Faça uma sincera amizade com os bons. 

Fuja do isolamento, cultive boas amizades. 



2- Seja Apóstolo!

Não pense que estudar o dispense da necessária evangelização. É preciso conquistar as almas dos colegas para Cristo.


Marcelo Câmara 1 

Busque, num primeiro momento, os mais receptivos à Fé. Conheça a realidade de cada um e faça apostolados pessoais. Seja prudente! Por exemplo: a um ateu deve-se mostrar a existência da realidade espiritual; a um protestante deve-se refutá-lo com argumentos bíblicos.

Mostre aos colegas - através de palavras e ações- a beleza de Deus e da Sua Igreja. Conte-lhes sobre a Eucaristia, sobre Nossa Senhora, a vida dos santos, o céu, a misericórdia Divina; enfim, sobre tudo aquilo que os leve apaixonar-se pela Verdade.

Estude e combata as críticas à Igreja; evite discussões tolas e intermináveis. Prefira o apostolado particular, silencioso e tranquilo. A experiência demonstra ser mais eficaz.

Encomende a Deus e a Santíssima Virgem Maria as pessoas com quem faz apostolado. Lembre-se, ademais, de pedir ajuda aos anjos da guarda.


3- Dilate o coração no amor aos irmãos!

Sedes misericordiosos!
 (N. S.Jesus Cristo)
Ao ver as pobres almas de tantos colegas dilaceradas pelo pecado, tenha a compaixão que Cristo manifesta aos pecadores. Console os que passam por tribulações; dê bons conselhos; estude com alguém que tenha dificuldades numa matéria, com o fim de também instruí-lo nas verdades da fé; disponibilize seus materiais, seja gentil e prestativo.

Em suma, ame! Seja caridoso e amável para com todos! Não para ganhar "status", mas por amor a Deus e pela salvação das almas.

4- Seja Católico!

Não envergonhe-se da fé católica!
Professe abertamente a sua fé; não a negue por nada. É com alegria que se deve carregar a graça de ser católico.

Seja um "papagaio" da Igreja; não tenha medo. Lembre-se: professores e colegas não são “frades franciscanos” confirmados em graça; por isso, devem ser introduzidos paulatinamente na Verdade, de uma forma que a compreendam.


5- Evite as más companhias

Evite os "lobos"
“A maioria dos jovens entra no caminho do vício por força do conselho e seduções de companheiros corrompidos", diz Dom Tihamer Toth².

Cuidado! Evite amizades com pessoas que podem corromper a sua alma. Não sejas muito íntimo daqueles que estão mergulhados em vícios e erros graves, no entanto não despreze-os conforme já indicado no terceiro conselho. 

6- Lidando com opiniões erradas

Santo Tomás de Aquino3
Em todos os cursos (em especial os de Ciências Humanas) é fácil encontrar diversos pensadores e ensinamentos contrários à doutrina católica: Marxismo, Relativismo, Existencialismo, Psicologia freudiana, Positivismo, deturpações históricas (sobre a Idade Média, Inquisição, papas...), etc. Não tenha medo de estudar estes assuntos, desde que sua mente esteja amparada por bons orientadores e saudável fonte bibliográfica; deste modo, não correrá riscos quanto à fé. Não é abandonando autores e textos nos momentos de pesquisa acadêmica que auxiliaremos a Igreja na luta contra o erro. Afirmara São José Maria Escrivá “Frequentas os sacramentos, fazes orações, és casto... e não estudas... Não me digas que és bom; és apenas bonzinho.”4

Estude o erro com penetração e perspicácia; elenque suas contradições e deturpações da realidade; por fim, julgue-o à luz da doutrina católica - nosso blog, por exemplo, oferece material de qualidade para refutar os adversários da fé. Cada erro refutado fortalece a alma na rocha sólida do cristianismo.

Santo Tomás de Aquino conhecia de antemão a opinião dos inimigos da Verdade, e através da refutação destas opiniões errôneas chegava a Verdade. 

7- Cuide da sua vida espiritual

N. Sra.Sede da Sabedoria
Mais importante que a vida intelectual é a vida espiritual, porém uma não dispensa a outra. 

Escrevera São José Maria Escrivá. “Está certo que ponhas esse empenho no estudo, sempre que ponhas o mesmo empenho em adquirir a vida interior”; em outra parte também afirmara: “Para um apóstolo moderno, uma hora de estudo é uma hora de oração.”5 Portanto, jamais abandone a oração. 

E, finalmente, tenha uma grande devoção a Nossa Senhora; Ela é a Sede da Sabedoria e iluminará a sua passagem pela universidade.

MARIA SEMPRE!

1 Mais informações sobre Marcelo Câmara em : http://marcelocamara.org.br/?page_id=37

2 TOTH, Tihamer. O moço educado. V. S.C. J, 1938; p.69 (adaptação nossa) 
3 Santo Tomás de Aquino conhecia de antemão a opinião dos inimigos da Verdade, e através da refutação destas opiniões errôneas chegava a Verdade.
4 ESCRIVÁ, José Maria. Caminho. 9ª ed. São Paulo: Quadrante, 1999; p.118.
5 ESCRIVÁ, José Maria. Caminho... Idem; p. 117.

Nenhum comentário: