São Nicolau, Bispo de Mira (275- 342) |
Por Editores do blog.
São Nicolau foi um dos santos mais populares de todos os tempos.
Contudo, nem sempre a devoção popular sabe das razões de seu extremado devotamento, pois se deixa facilmente levar pelas lendas fantasiosas que a tradição tece sobre a sua vida.
Mesmo livre das estórias lendárias, a figura de São Nicolau emerge como um gigante. Filho de pais ricos e piedosos, Nicolau nasceu por volta do ano de 275 na Lícia, hoje Turquia. Tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde exerceu seu ministério. Como sacerdote desdobrou-se em amor e dedicação na evangelização e conversão dos pagãos, num clima de perseguição religiosa.
São Nicolau se destacou por sua caridade |
Nicolau é conhecido, sobretudo, pela extremada caridade para com os pobres. Distribuiu entre eles a fortuna herdada de seus pais. Entre outros fatos da sua vida, registra-se o caso de três moças cujo pai pobre, não podendo fornecer dotes para o casamento, aconselhava as filhas a se entregarem à prostituição. Nicolau, ao saber disso, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens.
Este episódio deu motivo à fantasia dos países do norte da Europa de verem Nicolau, sob o nome de Claus, o velho de barbas brancas, que leva presente às crianças, exatamente no dia 6 de Dezembro.
Após a morte do bispo de Mira, Nicolau foi eleito seu sucessor. A obediência obrigou Nicolau a deixar o doce remanso da solidão e assumir as responsabilidades de bispo.
Em pouco tempo conquistou a simpatia de todos. Sua caridade bondade sem par, seu zelo, seu espírito de oração o tornaram conhecido e amado por toda a Ásia Menor. Deus, por sua vez, brindou-o com o poder de milagres em favor, sobretudo dos doentes.
Historiadores gregos afirmam que Nicolau foi preso durante a perseguição de Diocleciano por volta do ano 310. O santo bispo sustentou corajosamente a dura prisão e várias torturas e já estava para ser processado e condenado à morte, quando foi publicado o edito de Milão, em 313, concedendo a liberdade religiosa.
São Nicolau participou no Concilio de Nicéia (325) quando foi condenada a doutrina de Ario |
Nicolau foi um dos bispos que participaram do Concílio de Nicéia em 325, onde, contra a heresia ariana, foi definida a divindade de Cristo declarado consubstancial ao Pai. No início do concílio, Nicolau presenciou uma cena de indescritível emoção: Constantino Magno, o imperador da Roma que havia perseguido por 250 anos os cristãos, ajoelhou-se para beijar as cicatrizes de Nicolau e dos outros varões torturados na última perseguição.
Os mesmos soldados que os tinham preso e torturado, agora lhes prestavam honras de heróis! Parecia um sonho!
Ao que parece, Nicolau faleceu em Mira no ano de 342, com grande fama de santidade e de poder taumatúrgico.
Este santo tornou-se sobremaneira popular também na Rússia, onde foi declarado padroeiro principal. Motivo pelo qual muitos czares adotaram este nome. Antes da revolução comunista, muitos eram os Russos que visitavam o sepulcro de São Nicolau em Bári - para onde as relíquias foram transferidas após a invasão muçulmana- .
São Nicolau é invocado contra os perigos de incêndio e é padroeiro dos marinheiros.
São Nicolau! Rogai por nós!
MARIA SEMPRE!
Referência:
CONTI, Dom Servilio. O Santo do Dia. editora Vozes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário