domingo, 13 de abril de 2014

SANTA GEMA GALGANI



É uma santa dos nossos dias. Faleceu no início do século passado, mas é uma santa em contraste com o materialismo desta época, pois foi uma das maiores místicas da Igreja.


Gema nasceu na cidade de Lucca, no centro da Itália, em 1878.

Seu nome foi uma profecia, pois significa pérola, diamante e de fato foi uma alma altamente predestinada à santidade sublime.

Ficou sem pais antes de completar os dez anos e foi acolhida por uma família amiga que continuou a educação esmeradamente cristã dos pais.

Mas não precisou de tanto, pois o Espírito Santo guiava visivelmente esta alma nos caminhos da santidade.

Sua modelar conduta, recolhimento espiritual no meio dos trabalhos domésticos, seu amor á oração, seus atos de abnegação e mortificação lhe conferiram um aspecto celestial; no entanto, era visível nela o esforço de corrigir-se dos defeitos e de crescer em perfeição. Desde cedo, sentiu-se tocada por um amor terníssimo a Jesus crucificado, sua especial devoção, de tal modo que, crescida nos anos, insistiu para ser admitida entre as Irmãs Passionistas, que cultuam de modo especial a paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Mas seu ardente pedido não foi atendido, o que lhe causou imensa dor e tristeza. “As Irmãs passionistas não me quiseram em sua comunidade, disse Gema, pois com elas eu quero estar espiritualmente! Emitiu os votos de consagração total a Cristo crucificado, em espírito de vítima de expiação dos pecados do mundo.”

Gema foi favorecida por numerosas visões de Cristo, que, querendo associá-la à sua paixão e morte, gravou no corpo de Gema os sagrados estigmas da paixão e morte, isto é os sinais sangrentos dos pregos nas mãos e nos pés, além da ferida no peito, privilégio este concedido a poucos santos, como a São Francisco de Assis e Santa Catarina de Sena. Assim foi destinada a experimentar todas as sextas-feiras as dolorosas sensações do suor de sangue, da flagelação, da coroação de espinhos, da crucifixão com toda a agonia de Jesus na Cruz.

Consumida mais por amor a Deus do que por enfermidade, faleceu em Lucca, aos 11 de Abril de 1903, na idade de 25 anos. Admirável é Deus em seus santos! Gema foi uma pérola admirável, uma rosa perfumada crescida nos espinhos nos espinhos dos sofrimentos já vividos pelo seu Divino Esposo: Cristo.


MARIA SEMPRE!


Livro: O Santo do Dia, Dom Servilio Conti, ed. Vozes.

Nenhum comentário: