quarta-feira, 5 de março de 2014

RETIRO COM PE. HENRIQUE MUNAIZ


Nos dias 03 e 04 de março, alguns membros e amigos da Sociedade da Santíssima Virgem Maria – SSVM estiveram em retiro nas dependências da escola são Tiago Maior, residência de Pe. Henrique Munaiz, SJ.

Na ocasião, o sacerdote dirigiu aos presentes meditações adaptadas ao método inaciano para a ocasião dos dois dias. O encontro teve seu início com a Santa Missa no convento do Carmelo de Montes Claros-MG e, em seguida, o café da manhã na referida escola que fica nas imediações do mosteiro. 

Na pauta das meditações, leitura, silêncio, partilhas, oração do santo terço, convívio fraterno e reflexões sobre o autoconhecimento e o conhecimento da pessoa de Deus.  
                                              
                                        


No segundo dia, o início se deu novamente com a Santa Missa e o mesmo cronograma do dia anterior, tendo como temas das reflexões: o Chamado de Cristo na vida de cada um e a pessoa do mesmo: “Quem dizeis que eu sou?”; e de que forma temos respondido ao chamado de Cristo cotidianamente, na família, na sociedade e na Igreja. Com muita ênfase na oração e meditação como meios para chegar à contemplação e a necessidade da intimidade com Deus para se alcançar a santidade.


No agradável convívio com o piedoso e simpático sacerdote, muitas histórias de 50 anos de sacerdócio e fatos da vida dos santos foram contados.


Em suma, todos os presentes se sentiram fortalecidos espiritualmente com os ensinamentos que lhes foram transmitidos e meditados, pois, servirão para o resto de suas vidas.

Mãe do Bom Conselho, rogai por nós!

Um comentário: