quarta-feira, 19 de março de 2014

SOLENIDADE DO GLORIOSO SÃO JOSÉ


Canto popular a são José

Vinde alegres cantemos,
A Deus demos louvor.
E ao Pai exaltemos,
Sempre com mais fervor.
São José a vós nosso amor,
Sede nosso bom protetor,
Aumentai o nosso fervor. (...)

Por Lucas Silva



O esposo castíssimo da Virgem Maria e pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Glorioso São José, é venerado com o culto de protodulia pelos fiéis católicos. Ele recebeu o título de Patrono Universal da Igreja do Papa Pio XI.


Este virtuoso e santo varão foi escolhido por Deus para ser o marido da mais Santa das Mulheres, Maria Santíssima, pois ele era o mais santo de todos os homens. 

São Francisco de Sales (†1655), doutor da Igreja, diz: "São José ultrapassou, na pureza, os Anjos da mais alta hierarquia".

São Jerônimo (†420), doutor da Igreja, diz: “José mereceu o nome de “Justo”, porque possuía de modo perfeito todas as virtudes”.

Honremos a São José, ele que foi o guardião do Menino Deus e da Virgem foi obediente à voz de Deus, paciente nas perseguições e humilhações que sofrera e permaneceu na castidade perfeita.

Ele que é o terror dos demônios e o patrono da boa morte (pois morreu assistido por Jesus e Maria).
São José, patrono da boa Morte. Imagem em tamanho real atrás do
presbitério da igreja histórica de são José, Centro do Rio de Janeiro. 

Para inflamar em nossas almas o amor e devoção ao pai nutrício de Jesus vejamos o que diz Santa Teresa de Ávila:

“Tomei por advogado e senhor o glorioso São José, encomendando-me muito a ele. Vi com clareza que esse pai e senhor meu me salvou, fazendo mais do que eu podia pedir, tanto dessa necessidade como de outras maiores, referentes à honra e à perda da alma. Não me lembro até hoje de ter-lhe suplicado algo que ele não tenha feito. Espantam-me muito os grandes favores que Deus me concedeu através desse bem-aventurado Santo, e os perigos, tanto do corpo como da alma, de que me livrou. Se a outros santos o Senhor parece ter concedido a graça de socorrer numa dada necessidade, a esse Santo glorioso, a minha experiência mostra que Deus permite socorrer em todas, querendo dar a entender, que São José, por ter-Lhe sido submisso na terra, na qualidade de pai adotivo, tem no céu todos os seus pedidos atendidos. Quem não encontrar mestre que ensine a rezar tome por mestre esse glorioso Santo, e não errará no caminho.” (Livro da Vida. Capítulo 6, 6)


Neste tempo de provações, perseguições e dificuldades na Igreja, nesta sociedade decadente que perdeu a fé e pôs Deus de lado, recorramos ao poderoso patrocínio de São José, para que ele, o guardião do Cristo e o maior dos devotos da Santíssima Virgem nos auxilie e apresse o triunfo do Imaculado Coração de Maria.

Mãe do Bom Conselho, rogai por nós!

Nenhum comentário: