segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PEREGRINOS DE CRISTO REI


Por João S. de O. Junior

Nos dias 09 e 10 de novembro, tive a oportunidade de estar na cidade do Rio de Janeiro para representar a Sociedade da Santíssima Virgem Maria (SSVM) de Montes Claros-MG na II Peregrinação Nacional ao Cristo Redentor. Embora os contratempos da chuva, o que impediu muitos peregrinos de comparecerem, foi uma experiência fantástica por todos os amigos católicos que puderam se conhecer, marchar, rezar, trocar experiências e relatos das lutas nos Apostolados, principalmente no que se refere à implantação da Santa Missa Tridentina em suas respectivas cidades.

Embora não fizesse parte do roteiro da Peregrinação, pude na sexta feira conhecer alguns locais do centro do Rio, principalmente suas belas Igrejas, ainda do tempo imperial. O que me fez perceber este lado, não divulgado, que é a religiosidade do carioca, sobretudo do brasileiro, que mesmo nestes tempos difíceis de crise, tem uma fé enraizada graças ao seu passado, tão devoto e piedoso, o que é refletido nos templos mais antigos das cidades.

Agradeço a todos os organizadores e participantes do evento que pude conhecer e ouvir pessoalmente, mas principalmente, aos voluntários do Instituto Plínio Correa de Oliveira – IPCO da sede no Rio que me acolheram calorosamente e muito atenciosamente nestes dois dias. Que a Virgem Santíssima os compensem por toda hospitalidade! 

Abaixo seguem a carta de agradecimentos da Coordenação postada no blog A vida Sacerdotal.

Início com Santa Missa Tridentina
 com pe. José Edilson de Lima  - Alto da Boa Vista


Encerramento com Benção do Santíssimo,
Mons. Sérgio Couto - Capela do Cristo Redentor.

II Peregrinação Nacional ao Cristo Redentor
DOMINGO, 11 DE NOVEMBRO DE 2012



Mesmo sob chuva e outras dificuldades que não eram esperadas pelos organizadores, a Associação Peregrinos de Cristo Rei realizou, juntamente com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, a Administração Apostólica São João Maria Vianney, o blog Salvem a Liturgia e o Instituto Plínio Corrêa de Oliveira, a II Peregrinação Nacional ao Cristo Redentor. Jovens e casais de Recife, Betim, Belo Horizonte, São Paulo, Bom Jesus de Itabapoana e outras cidades se fizeram presentes.


Sem unirmos as forças de diversos grupos, mesmo diante das adversidades e pequenas divergências, não poderemos enfrentar as dificuldades que se nos impõem. O ano da Fé nos exige esforços de coalizão para podermos levar aos fiéis o que há de mais belo na Fé Católica: A Santa Missa! Poucos fiéis conhecem a Missa Romana na sua forma extraordinária, e é nosso dever levá-los a conhecer tal tesouro que a Igreja nos dá e que forjou tantos santos ao longo da história.

A Peregrinação iniciou-se modestamente com um twitter no ano passado, com o apoio dos blogs A VIDA SACERDOTAL, SALVEM A LITURGIA e FRATRES IN UNUM. Depois desta primeira peregrinação, tantas outras surgiram. É necessário vencermos as diferenças e mantermo-nos firmes em ânimo de coalizão.



A Associação Peregrinos de Cristo Rei agradece imensamente ao Exmo. sr. Arcebispo Dom Orani João Tempesta, aos sacerdotes Mons. Sérgio Costa Couto, Mons. José de Matos e ao Pe. José Edilson de Lima pelo apoio e direção espiritual. Ao IPCO que, mais uma vez, no silêncio dos humildes, dispôs de tempo, casa, carro e o que mais fosse necessário para que tudo transcorresse bem. Aos blogs A Vida Sacerdotal, Sentinela Católico, Salvem a Liturgia e Fratres in Unum pela divulgação e apoio.



Por fim, reiteramos nossa disposição de trabalhar sempre em coalizão, o que nos fará mais fortes, em vez de perdermos tempo discutindo qual janela é mais bela quando o que precisamos é impedir que a casa caia no precipício.



Mais uma vez, obrigado a todos!



In CHRISTO,



Henrique Cunha de Lima



Presidente da Associação Peregrinos de Cristo Rei

Link: http://www.avidasacerdotal.com/2012/11/ii-peregrinacao-nacional-ao-cristo.html



Nenhum comentário: