sexta-feira, 7 de outubro de 2011

“A CORRUPÇÃO PRECISA DE VOCÊ!”





Por: Prof. Pedro M. da Cruz

Essa é Boa! Os senhores se lembram das vassouras¹ que foram colocadas na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional, como ato simbólico de um certo Movimento²? Pois é, parte delas foram FURTADAS!(risos, risos e mais risos, para não chorar, claro!) Meu Deus, em que mundo estamos...

Só para recordar: simbolizando o combate à corrupção, 594 vassouras ( número correspondente ao total de deputados e senadores) foram fincadas, no dia 27 de setembro deste ano, no gramado da Esplanada, em Brasília. Ora, na tarde do dia 28, organizadores do protesto levaram a maioria das vassouras para serem distribuídas aos parlamentares. Até aí, tudo bem!O que, porém, mais chamou a atenção foi o fato de mais ou menos cinqüenta delas, que haviam ficado no gramado, terem sido levadas por “Deus sabe quem!”. Quanta degradação!

Percebamos que, se atos de corrupção existem na Política nacional, é devido ao fato de antes mesmo já haverem sido gestados numa sociedade onde a ilegalidade é vista por muitos como parte integrante da paisagem natural. Millôr Fernandes, por exemplo, em um de seus conhecidos cartuns, fez interessante ironia com referência a essa triste realidade. Escreveu: “Jovem, cumpra seu dever: a corrupção precisa de você!”

Que a coisa já esteja largada, não é novidade para ninguém. Vemos pelo Brasil desde Políticos usando dinheiro público para manter funcionários particulares³, até desembargadores afastados pelo CNJ sob acusação de desvio de verbas de Tribunal de Justiça para financiar obra da Maçonaria. Razão tinha a Corregedora Eliana Calmon, que a respeito da Magistratura afirmara haver “bandidos atrás das togas.”...

Alguns parlamentares saíram  para pegar as suas vassouras.

Terminemos este artigo com uma questão “maldosa” levantada por alguém: “Mas, quem roubou as vassouras, afinal de contas? Creio que tenham sido os políticos... para limparem a política nacional, óbvio!".


Maria Santíssima, rogai por nós!


NOTAS:
1 Folha de São Paulo. Poder, A12. Quinta-Feira, 29 de setembro de 2011.
2 O Objetivo do ato, que ocorreu em praia do Rio de janeiro na semana passada, era pedir ações contra a corrupção.
3 Por exemplo, entre outros, o Senador Alfredo Nascimento do PR; Pedro Novais do PMDB-MA(que gastou parte do dinheiro até mesmo em festinha particular num Motel, apesar da Idade); e Arnaldo Jardim do PPS.


Um comentário:

Ruan disse...

Coisa de bandido para bandido assim eles veem que estão bem acompanhados.