quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ATENÇÃO! UMA COISA IMPRESSIONANTE!

Atual catedral de Belo Horizonte

“Até vocês vão me abandonar?” (Jo. 6,67)

“O ladrão vem para roubar, matar e destruir” (Jo.10,10)
 
Por Prof. Pedro Maria da Cruz 

Norte do Paraná. O Pe. Francisco Adami está desolado, “depenaram” sua Igreja. A porta de entrada é mera formalidade na capela de São Jorge, zona rural de Cambira. É mais fácil entrar pelas laterais, uma vez que as paredes de Peroba foram roubadas.

Foi-se o tempo em que ainda respeitavam a Casa de Deus...

Além da porta de entrada sobraram o telhado, as janelas e algumas paredes secundárias. “Aquilo foi uma coisa incrível!” afirmou o Padre Adami, 72 anos.

Detalhe: até então, o presbítero não sabia o quão valioso era o material com que fora construída a Capela. Assustado, levantou uma interrogação: “Quem é que vai cuidar para que não venham mais ladrões?” 1

Projeto da nova catedral de Belo Horizonte
Esse fato nos remete à atual situação em que se encontra a Igreja pós-conciliar...

“Roubaram” nossos confessionários. “Roubaram” nossas imagens. “Roubaram” nossos atos de piedade e, até mesmo, um rito multissecular, a Missa de São Pio V.

Desfiguraram nossa música. Quem ainda ouve Polifonia Sacra ou Canto Gregoriano? O barulho em nossas celebrações mais remetem a cultos neo-pentecostais que à sublimidade da Corte Celeste.

“Depenaram” nossos padres... agora, alguns deles chegaram ao cúmulo de usarem Shorts e Camiseta no atendimento paroquial.

Olhem a arquitetura de nossos templos! Muitas capelas serviriam de meros galpões ou salas de conferências para o MST.

E haveria tantas coisas para citar...

O fato, é que muitos sacerdotes não reconhecem o valor de todo o patrimônio da Igreja. Por isso, em sua ignorância, deixam desprotegidos riquíssimos tesouros da tradição cristã; sendo assim, não é de se estranhar que venham ladrões e roubem nossos bens.

A pergunta do sacerdote não deveria ser “Quem vai cuidar para que não venham mais ladrões?”, mas, sim “Como cuidarei...”. Lembremos de nossa responsabilidade individual. É obrigação de todo batizado a defesa do patrimônio eclesiástico, seja material ou espiritual.

Por fim, façamos uma última constatação: Enquanto homens se perdem numa “vidinha egoísta”, os malvados saqueiam a Casa de Deus; e, na tentativa de reformá-la, outros colocam nos lugares vazios um sem número de materiais indevidos.

No lugar da Oração Tradicional alguns colocaram sons desconexos, batizando-os de “oração em línguas”. Ora, já que poucos rezavam muito e muitos desses poucos rezavam mal, o melhor foi inventar uma pseudo-oração angélica acessível a todos. Generalizou-se verdadeira “anarquia pneumática” (Cardeal Ratzinger).

No lugar da penumbra mística tão fecunda em nossas Igrejas tradicionais, instalaram holofotes. Agora, padres sobem no presbitério ao som de marchinhas e aplausos entusiásticos de uma assembléia que não sabe recitar os dez mandamentos. Mas, sabe dançar! E, como tem dançado...

Baterias, Guitarras e Baixos ocuparam o lugar dos órgãos... Sobriedade não agrada mais às novas gerações tão acostumadas a boates e baladas noturnas. Os velhos que se acostumem... liturgia é festa! Cristo Ressuscitou! Talvez, por isso tenham tirado, inclusive, os crucifixos das Igrejas... Afinal, já tiraram até mesmo de lugares públicos! É o inocente laicismo realizando seus objetivos mais secretos e difusos...

Catedral de Nossa Senhora da boa viagem- Belo Horizonte
No lugar dos confessionários, colocaram salas de bate-papo. Claro! Confissão é conversa entre amigos! Além do mais, as salas de bate-papo da internet têm “bombado”. Isso é um sinal dos tempos!(Sim, mas de que tempos!)

E no lugar dos Padres? Leigos, claro! É o “mea culpa” da Igreja por tanta centralização Hierárquica. No mais, todo mundo é sacerdote! O catolicismo mudou! Viva os novos tempos! Viva a nova Igreja! Limpemo-nos do último lodo que nos prende ao passado: talvez ele seja o papado...

No lugar de Roma, a CNBB.

E, no lugar de Deus? O Homem!

Não há mais nada para citarmos... Agora, diga-nos, caro leitor, o que se pode concluir dessa triste situação? Que esse artigo, apesar de sua informalidade, nos sirva para reflexão.

Maria Santíssima, rogai por nós! 

 ______________________________________ 

  
1- Folha de São Paulo, Cotidiano C4, 21 de Agosto/2011.


3 comentários:

Anônimo disse...

Esclarecedor e crítico, profético e ousado. Parabéns. Isso é uma chaga no coração de Jesus.

Paulo disse...

Se a igreja esta assim então vamis embora dela rsrsrsrsrsrsr

Maria Eloisa disse...

Essas constatações devem nos ajudar a sair da letargia e buscar melhorar o que tiver de errado.O autor foi franco e isso nos falta na atualidade.Sou católica e nem por isso sou inocente dos erros que se praticam dentro da igreja,temos que trabalhar mesmo.