segunda-feira, 12 de setembro de 2011

JOGADAS PERIGOSAS






Por: Prof. Pedro M. da Cruz

  “Um povo insensato desprezou vosso nome” (Sal. 74,18) 

Em agosto deste ano de 2011 ocorreu um fato simbólico que caracteriza de modo pitoresco a confusa realidade atual. O atacante Loco Abreu - é “loco” mesmo - tentou “dar lençol” no Cristo! (Imaginem os senhores, só a nível de curiosidade, o que fariam alguns islâmicos com alguém que tentasse dar um “chapéu” no Alcorão... ) 

Expliquemo-nos: o jogador do Botafogo, Loco Abreu, em gravação de comercial sem autorização, foi ameaçado de Processo pela Arquidiocese do Rio por tentar dar “chapeuzinho” no Cristo Redentor. Interromperam o projeto quando uma bola foi chutada para tentar encobrir a estátua... O assessor do jogador, Flávio Dias, disse considerar “um negócio inacreditável” a Arquidiocese cogitar processar o atacante. Em que tempos estamos! 

Mas, o que haveria de simbólico nesse fato, aparentemente, tão irrelevante? Não é preciso ser um craque no Futebol para entender que “lençol” se dá em jogador de time adversário. Agora, dar “lençol” no Cristo?! Se não o pôde Satã, quanto mais o Abreu ... 

Claro que os idealizadores dessa “jogada” agiram com a maior boa vontade. No entanto, esse ato “inocente” está carregado de significações: 

Não é verdade que para alcançar uma vitória egoísta muitos quiseram driblar o Cristo? 

Henrique VIII deu um “chapeuzinho” em Roma para fazer seu “gol” anglicano. 

Lutero “cobriu” Bispos e Cardeais no afã de conseguir uma goleada contra o papado. 

Todavia, fixemo-nos no agora: 

O que é a RCC senão um gol contra? 

As CEBs embolaram o meio de campo, e, hoje, ninguém mais duvida que muitíssimos de seus “jogadores” torciam pelo time adversário. 

As várias seitas atuais são esforços “Loco´s” da velada tentativa satânica por um “lençol” no Cristo. Sabemos, entretanto, que jamais conseguirão seu pérfido intento. Suas bolas cairão no mato... 

Graças a Deus, o ato de Loco irritou a Igreja! 

A verdade é que não temos visto nossos pastores tão irritados por outras afrontas cometidas a Nosso Senhor... Isso sim é “um negócio inacreditável”. Mas, a manifestação arquidiocesana já é um bom sinal! Quem sabe se num futuro próximo nossos Bispos não terão o mesmo zelo que tantos inquisidores manifestaram em favor das coisas santas durante a gloriosa era medieval? 

Esperamos que essa breve reflexão sirva de “trampolim” para outras mais profundas e ajude nossos leitores a colher frutos espirituais em todos os fatos, mesmo os aparentemente mais insignificantes. 

Maria Santíssima, rogai por nós! 



Referência : Folha de São Paulo - Quarta Feira, 17 de agosto de 2011 D 12 Esporte (Gustavo Alves)

Nenhum comentário: