quinta-feira, 10 de agosto de 2017

SANTA FILOMENA, VIRGEM E MÁRTIR

Por Paulo Eustáquio - membro da SSVM

Hoje, 10/08/2017, é o dia da festa litúrgica de Santa Filomena, virgem e mártir italiana que viveu no século III, em Roma. A Sociedade da Santíssima Virgem Maria - SSVM, que tem especial veneração por esta tão ilustre santa, a ponto de tê-la como padroeira de um de seus grupos de estudo*, publica abaixo pequeno excerto de uma obra biográfica:

“Num povoado perto de Nola [Itália], vivia uma mulher casada, muito devota de nossa Santa [Filomena]. Todos os anos costumava celebrar-lhe a festa na igreja, com grande solenidade. Em junho de 1830, caiu tão gravemente enferma que a julgaram morta, pois havia três dias que tinha perdido os sentidos. No entanto, faziam orações públicas por ela, e todos que a estimavam muito, por causa mesmo de sua devoção à Santa, queixavam-se amorosamente a esta, por assim desamparar sua devota. 

No fim do terceiro dia, a família, desconsolada, já preparava os funerais; quando, repentinamente, a enferma senta-se no leito e com voz firme começa a chamar seu marido, seus filhos e seus conhecidos, que não a tinham abandonado, e diz-lhes:
- Oh! Como é grande o poder de nossa Santa! Ajudai-me a agradecer-lhe. Bendita! Bendita seja mil vezes! Se não fosse ela, já estaria condenada....

Contou depois, com voz afogada pelos soluços, como sua alma tinha comparecido aos pés do Supremo Juiz, e como, pouco antes da sentença irrevogável, Santa Filomena advogou por ela, fazendo valer suas virtudes e obras; mas, como o Senhor parecesse inflexível, ela apresentou-lhe então todas as angústias e dores de seu martírio e morte, ao que o Soberano Juiz, olhando-a com bondade, disse-lhe: - Faze o que te apraz, Filomena! Restitui-lhe a vida, para que faça penitência e não pense mais senão em sua salvação.

Martírio de Santa Filomena

Foi profunda a impressão que produziu a narração, feita por essa mulher; muitos foram vê-la e ouvi-la e não se cansavam de repetir, entre soluços:
- Ah! Se esta mulher era considerada como sendo tão boa, e no entanto ia ser condenada, que será de nós, se não nos emendarmos?

Muitos mudaram de vida, reformaram seus costumes; a devoção à nossa Santa aumentou admiravelmente e o povo, temeroso e agradecido, resolveu levantar-lhe uma estátua, em memória de tão extraordinário caso."

(Vida de Santa Filomena, Virgem e Mártir: Cognominada A Taumaturga do Século XIX. - Por D. Francisco de Paula e Silva, 1925 - com adaptações).

Nota: * O Grupo de Estudos Santa Filomena - GESF, voltado à formação de moças católicas, realiza apostolado virtual e também por meio de encontros presenciais nos fins de semana, na cidade de Montes Claros - MG.

Grupo GESF no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1405344763055162/

Sancta Filomena, Ora pro nóbis!


MARIA SEMPRE!

2 comentários:

Júlia de Paula disse...

Boa noite Sr. Paulo gostaria de pedir a sua permissão para compartilhar esse artigo no meu perfil do Facebook, se tiver a possibilidade avisa-me.
Ms!

Unknown disse...

Santa Filomena rogai por nós. Disse Nossa Senhora a Filomena nada se nega. Tenhamos confiança!!!