terça-feira, 25 de agosto de 2015

TRÊS ANOS DE MISSA TRIDENTINA (MONTES CLAROS-MG/ 25-08-2015)

Reverendo Pe. Gledson e alguns colaboradores da Missa Tridentina
Por João S. de Oliveira Junior ¹



Hoje, 25 de agosto, comemoramos 03 (três) anos de retorno da Missa Tridentina em Montes Claros – MG. Três anos de Graças e honras a Jesus no Santíssimo Sacramento pelo riquíssimo rito romano tradicional na celebração do Santo Sacrifício. Três anos de luta para que a Missa Tridentina aconteça a cada semana.

São Luís IX com a coroa de espinhos
detalhe do relicário

Não por acaso, 25/08 é dia do Soldado e do Grande São Luís IX (Rei da França, que empreendeu duas Cruzadas, morrendo na segunda). São Luís foi devotíssimo da Sagrada Paixão de Nosso Senhor e chegou a construir a famosa Saint Chapelle, como um gigante relicário em pedras e vitrais para abrigar a coroa de espinhos do Redentor². 

Desde março do ano corrente, a Santa Missa Tridentina vem acontecendo às sextas-feiras (dia da Paixão), no Santuário do Bom Jesus. Como bem lembra o Pe. Henrique Munaiz, "na Cruz, Ele mostrou realmente o quanto é Bom, Boníssimo!" 


Então, caríssimos, nestes 03 (três) anos, Graças indizíveis foram alcançadas: quantos fiéis redescobriram o valor e a sacralidade da Santa Missa?! Quantos se converteram um pouquinho mais à Igreja de Cristo?! Quantas pessoas se encantaram com o amor e o cuidado com que nosso Senhor é tratado no Rito Gregoriano?! Quantos, ainda que não podendo ir toda semana, compreenderam a importância de a Missa Tridentina acontecer em nossa arquidiocese?!


 Missa Tridentina  quando celebrada
 na Igreja Matriz pelo Pe. Henrique

Há muitos testemunhos registrados no caderno próprio e até postados na página oficial da Missa Tridentina em Montes Claros, no facebook. Mas ainda é pouco, muito pouco, diante do que nosso Senhor merece. Quantos em nossa cidade ainda estão por conhecer a maior riqueza de nossa Fé, que é a Santa Missa?! De fato, temos muito trabalho a fim de que a Santa Missa Tridentina se torne mais conhecida, para honra e glória de Deus. E não depende só de nós, mas de todos os confrades e amigos que trabalham pela promoção da Missa em nossa região. Por isso, a todos apelo: Cristo nos quer como soldados! Avante!

Que a Virgem Santíssima nos abençoe sempre nesta luta por nosso Senhor e tua Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Que a Mãe do Bom Conselho encoraje e inspire a mais sacerdotes na nossa região a celebrarem neste piedoso e singular rito. São Luís, Rei da França, rogai por nós!

A Missa Tridentina atualmente
no Santuário do Bom Jesus

MARIA SEMPRE!


1 – O autor deste texto é Presidente da Sociedade da Santíssima Virgem Maria - SSVM e um dos leigos colaboradores da Missa Tridentina em Montes Claros –MG.

2 - Revista Catolicismo, edição agosto de 2015, sessão Festas e Santos do Mês.

Nenhum comentário: