quinta-feira, 14 de maio de 2015

HOMENAGEM DA SSVM: DOM GERALDO


A SSVM por meio de alguns membros teve a grande satisfação
de estar ao lado de Dom Geraldo pouco tempo antes de seu falecimento

Apresentamos abaixo uma filial homenagem de nós, membros da Sociedade da Santíssima Virgem Maria - SSVM, ao Reverendíssimo Dom Geraldo Magela de Castro, pessoa com quem tivemos a honra e a satisfação de conviver muitas vezes ao longo dos anos. Este texto foi enviado aos amigos e benfeitores de nosso apostolado em fevereiro do ano corrente. Perante a notícia de seu falecimento, nesta quinta-feira (14/05/2015), contristamo-nos sobremaneira. A vários dias havíamos intensificado nossas orações por sua pessoa e agora rogamos a Deus que o receba nas moradas eternas.




SSVM - EDIFICANTE VISITA A DOM GERALDO MAGELA
Por João Soares de O. Junior

No dia 29 de Janeiro de 2015, a Sociedade da Santíssima Virgem Maria - SSVM fez uma visita ao querido Arcebispo Emérito Dom Geraldo Magela de Castro, Opraem. Ele encontra-se internado no Hospital Santa Casa de Misericórdia - Montes Claros - MG. Carinhosamente chamado de "Dom" pelos servidores do hospital, Dom Geraldo se encontra acamado há mais de dois anos, pois sofre de uma grave doença degenerativa em que vai perdendo gradativamente os movimentos do corpo. Restam-lhe apenas alguns movimentos com a cabeça, olhos e boca. Contudo, encontra-se muito lúcido.


Embora esteja respirando com o auxílio de aparelhos e alimentando-se somente por sondas, mantém-se atencioso aos que lhe visitam. Também se comunica pela leitura labial, onde seus filhos (fiéis de seu rebanho e cuidadores mais próximos) compreendem suas palavras. De fato, são frequentes as visitas e constante a presença de pessoas que auxiliam ao Bispo; por isso, bem o lembrou um membro da SSVM: "Um celibato que lhe rendeu muitos filhos".

Em ocasião da visita, foi levada a bela imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho e diante dela rezamos o Santo Terço. Ao final do mesmo, os membros da SSVM cantaram para o querido Bispo Emérito a canção "Ave Verum"; muito ouvida na Missa Tridentina. E... todos ficaram impressionados ao ver o bispo esforçando-se para cantar conosco.

Tivemos a honra de uma extensa e agradável conversa envolvendo fatinhos, histórias e atualidades da Igreja contadas e ouvidas por religiosos e leigos no quarto do hospital. Dom Geraldo falou-nos que, desde 1948, é um consagrado a Maria Santíssima pelo método de São Luís de Montfort; método esse que todos os membros da SSVM fazem e indicam. Como bom "Escravo da Virgem", afirmou que renova a consagração todos os dias recitando a fórmula, com o auxílio de sua irmã, também religiosa.

Rimos muito quando, em conversa sobre as dificuldades que os bispos têm nos tempos atuais frente à crise na Igreja, Dom Geraldo dissera que houve situação em que teve de transferir um padre pelo camburão policial em nossa região.

Dom Geraldo mostrou-se paciente e acolhedor para com todos
como havia sido ao longo de todo o seu  espiscopado
Na oportunidade da visita, a SSVM declarou toda a estima das pessoas de nosso apostolado ao Arcebispo Emérito; desejou-lhe votos de força e conforto neste momento da vida e, por fim, foi-lhe pedido que abençoasse nossa missão, já que dedicara toda sua trajetória a Cristo e à Igreja Católica. Dom Geraldo, neste último estágio de sua caminhada está podendo ofertar seu sofrimento unindo-o ao sacrifício de Cristo pela conversão dos pecadores; “Como um sacrifício oblativo.” - Assim nos comunicou o Bispo que ainda concelebra a Santa Missa todos os dias com auxílio de outros sacerdotes que vão ao hospital.

Após mais de duas horas deste privilegiado encontro, e abençoados pelo “Dom”, despedimo-nos dos presentes no quarto. Entretanto, não terminou por aí a nossa visita. Em breve passeio pelo hospital, atendemos ao pedido de uma senhora que acompanhava, muito serenamente, sua mãe em grave estado de saúde. Com infecção generalizada, a paciente se encontrava em uma situação extremamente difícil. Seu corpo apresentava feridas evidentes e repulsivas, isto agravado pela idade avançada em que se encontrava.  Com todo carinho, fizemos uma visita ao seu quarto, rezando e levando a imagem da Mãe do Bom Conselho como ato de conforto.

Estar num hospital nem sempre é fácil. Quando o fazemos é porque adoecemos ou pelo fato de um ente querido encontrar-se ali como paciente. É quase inevitável um estresse ou abalo emocional pelas preocupações. Porém, nesta visita nos foi possível ver de perto, apesar da debilidade, a esperança humana refletida na fé dos que ali estavam. Podemos afirmar que este ato de misericórdia foi uma grande benção que nos trouxe frutos e muitas graças.

MARIA SEMPRE!

Nenhum comentário: