quarta-feira, 28 de março de 2012

O EXEMPLO DE UM VELHO SOLDADO



    
Conta-nos o Pe. Antônio Vieira (Sermão XIX) o caso do sacerdote jesuíta Pe. Hermano Spruit, o qual, após atender em confissão um velho soldado enfermo e incurável, aconselhou-o a rezar o Rosário.

_ Rosário? O que é o Rosário? Indagou o velho militar.

O confessor explicou caridosamente do que se tratava. O soldado, ouvindo aquilo, ficou muito afeiçoado ao Rosário e, com a voz debilitada pela doença, disse ao sacerdote que, se tivesse conhecido essa devoção quando menino, não teria deixado passar um dia sequer de sua longa existência sem rezar os três Terços. E prometeu rezar, daquele dia em diante, quantos Rosários lhe fosse possível enquanto durasse sua vida. E mais: pediu a Nossa Senhora lhe conceder um pouco mais de tempo de vida para, no espaço de dois anos, rezar todos os Rosários que completassem o número equivalente ao que lhe teria recitado, se desde menino tivesse rezado diariamente os três terços.

Calculou então quantos dias correspondiam à sua idade de 60 anos: 21.900 dias. Calculou depois quantos Rosários teria de rezar por dia para atingir este numero em dois anos: 30 Rosários diários!

Com sua têmpera militar e apesar de enfermo, ele não se assustou com esse alto número. E iniciou sem demora com o cumprimento da promessa de recitar em 2 anos os 21.900 Rosários, ou seja, 65.700 Terços!

Completada a conta, chegou também ao término o tempo de sua existência terrena, indo ele receber o prêmio da glória eterna no Céu, junto à Senhora do Rosário e ao seu Divino Filho, deixando os conhecidos comovidos com seu exemplo.

É um exemplo também para todos nós, que podemos desde já não deixar passar nem um dia sequer sem recitar o Rosário, ou pelo menos um Terço.

Que tal acertarmos também as nossas contas? Não é melhor fazê-las já, antes de prestar contas a Deus? Quanto tempo perdemos deixando de rezar o Rosário?

A partir do momento presente, façamos o propósito de recitar pelo menos um Terço todos os dias. Que são 15 minutos? Não gastamos por demais nosso tempo conosco?

Empreguemos esses poucos minutos por dia para louvarmos Deus Nosso Senhor e sua Santíssima Mãe. Se assim o fizermos, seremos abundantemente recompensados.

Tirado do livro ‘O poder admirável do Santo Rosário’, pág.45-47, da Liga do Santo Rosário

Nenhum comentário: