quinta-feira, 24 de março de 2011

“VASSULA RYDEN”: EXCOMUNGADA!

     

Vasiliki Paraskevis Pentaki, a “Vassula Ryden”, muito conhecida e laureada em círculos da Renovação Carismática (RCC) e recomendada por muitos padres carismáticos, fora agora excomungada pela Igreja Cismática Ortodoxa. Per si, a situação de Vassula, como cismática, era obstante para os Católicos. Agora, os próprios cismáticos Ortodoxos a consideram um verdadeiro perigo, juntamente com sua organização chamada de “Verdadeira Vida em Deus”.
Conforme o Patriarcado Ortodoxo, a atual condição dela, priva Vassula de toda comunhão eclesiástica – que já era inaceitável em meios católicos – também nas Igrejas Cismáticas visando afastar suas ilusões o quanto possível para preservar a piedade.
O motivo dessa excomunhão leva em conta que seus ensinamentos se baseiam levianamente em diálogos de Vassula com Cristo, causando escândalos entre as pessoas de piedade.
A excomunhão não foi lançada somente em Vassula, como também em todos os “adeptos” que de forma arbitrária aderiram os seus ensinamentos, pessoas as quais ela conquistou com sua nefasta confusão espiritual:
  “Neste espírito, e para a benéfica proteção dos piedosos ortodoxos da perigosa confusão espiritual, daqueles que não conhecem bem as questões subjacentes ao risco de ilusão, rejeita, a partir da Madre Igreja, Vasiliki Paraskevis Pentaki – Ryden, amplamente conhecida como “Vassula”, e sua organização fundada sob o título “A Verdadeira Vida em Deus”, que de forma precipitada e leviana propõe ensinamentos baseados no suposto “diálogo dela diretamente com o Fundador da Igreja, Jesus Cristo Nosso Senhor”, seus seguidores e os partidários do movimento “A Verdadeira Vida em Deus “, que não só se desviam de forma arbitrária  do ensinamento dado por Deus à Igreja, mas também escandalizam a razão dos piedosos crentes ortodoxos.
Por isso, afirmamos aos proponentes dessas inovações inaceitáveis e os adeptos que pretendem mantê-las, que, doravante, não são mais admitidos à comunhão eclesiástica, não só para o envolvimento no trabalho pastoral da Santa Metrópolis, mas também proibidos de comunicar os seus novos ensinamentos, a fim de evitar as sanções adequadas sob os Cânones Santos.” (Patriarcado de Constantinopla, Chefe da Secretaria do Santo e Sagrado Sínodo, 16/03/2011)

N.B.: Trad. Montfort

Um comentário:

Anônimo disse...

Cardeal Ratzinger Confirma sua Posição sobre Vassula Ryden e a A Verdadeira Vida em Deus

A revista religiosa Portuguesa [Anunciai a Boa Nova, 140 (Novembro de 1997) pg. 565-567.] acaba de publicar o seguinte:

Em 10 de Outubro de 1997, no encontro de oração organizado para Vassula em Brasilia, a capital do Brasil, o bispo auxiliar levantou a questão sobre a posição da Igreja sobre os seus escritos. Sua Excelência, o Bispo Dom João Terra, falou a uma multidão calculada em milhares de pessoas. Ele começou seu comentário com estas palavras: "Eu queria dizer uma palavra de agradecimento, como Bispo auxiliar, pela alegria que nós experimentamos com a presença de Vassula, aqui, em Brasília. Certamente, é uma graça extraordinária."

O bispo, então, continuou falando sobre a posição da Igreja:

Este ano, tivemos a reunião dos Bispos do Regional com o Santo Padre. Então, eu perguntei sobre Vassula. O Cardeal Ratzinger disse: "Eu tenho recebido um monte de cartas de Cardeais."
O Bispo Victor Tielbeek (bispo Residencial da Diocese de Formosa, em Goiás) então perguntou ao Cardeal em alemão; "Mas Cardeal, então, devo mudar de atitude?" (ou seja, devo deixar de apoiar Vassula?") O Cardeal Ratzinger respondeu: "Continue como você está fazendo até agora", respondeu o Cardeal em alemão, "mas apenas tenha prudência"

Na nota de rodapé da revista, é chamada a atenção para este comentário, que "esta resposta do Cardeal Ratzinger está perfeitamente de acordo com a sua ordem dada no México, em 10.5.1996: "Podem continuar a promover os seus escritos, mas com discernimento... " (veja detalhes acima)

FONTE: www.tlig.org/pg.html