quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

NASCIMENTO DO VERBO ENCARNADO



Et Verbum caro factum est.
Et habitavit in nobis.

Por Renato C. Diniz

     Na plenitude dos tempos, quando a hostilidade de um mundo absorto em trevas, gelava a alma dos homens, cuja vida era marcada pela angustia da dor e da miséria, de viver num mundo sem a luz concreta do amor e da fé representada pela criatura desnutrida, manchada e imperfeita, resultante da rebeldia dos primeiros pais.
     Apesar da força das trevas, que reinava nas sendas desse mundo, no íntimo do coração humano havia uma ardente esperança no cumprimento da palavra de Seu Senhor. Que não deixaria sua criatura desamparada pelas sendas da eternidade, mas a surpreenderia com uma profunda dose de amor e misericórdia cuja obra superaria a obra da criação: a monumental obra da salvação. A esperança era no Amor de Deus. E de fato fora o que realmente acontecera. Deus ama o mundo de tal maneira, que envia seu filho único, para que todo o que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. [1]
     O Verbo divino, anunciado angelicamente a uma criatura humilíssima, puríssima, castíssima, virtuosíssima, e toda singular, se faz carne, nasce e habita entre nós. Como no inicio dos tempos, os três sujeitos, um homem, uma mulher e um anjo (a serpente infernal), pela desobediência colaborariam para a ruína dos homens, na plenitude dos tempos, também, um homem (homem-Deus), uma mulher, e um anjo, colaborariam para a construção do novo homem. Sublime desígnio da divina Vontade!
     A máxima demonstração do amor do Pai aos homens. Cristo menino habita no meio de nós. Rejubila o gênero humano, alegram-se todas as criaturas, os ares, as montanhas, os rios e mares, as arvores e os animais, pois passa a estar contado os dias para o fim do julgo da escravidão do homem pelo pecado, e da tirania do inimigo de Deus.
     De fato, essa era a missão do menino, procurar e salvar o que estava perdido [2]. A vida que nos fora tirada pela desobediência de um só, nos será devolvida também pela obediência de um só, traduzida depois de 33 anos no madeiro da cruz.
      Louvemos irmãos e irmãs, o Perfeitissimo amor de Deus por nós.
     Esse é o verdadeiro significado do Natal para os homens. Não há Natal sem Luz! Não há Natal sem Cristo!
     Eu sou a Luz do Mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a Luz da Vida. [3]


Vivat Christus Rex!


_________________________________________________________

[1] - Evangelho segundo São João 3,16
[2] - Evangelho segundo São Lucas 19,10
[3] - Evangelho segundo São João 8,12

3 comentários:

Prof. Francisco Castro disse...

Texto muito rico. Realmente traduz com profunda verdade o sentido do natal! Se permitir, peço para postar no meu blog, citando a fonte claro.
Feliz natal com Cristo.

Fé Católica disse...

Agradeço Cordialmente seu comentario. Tens total liberdade para postar em seu blog. Depois mande-me o link para conferi-lo.

Anônimo disse...

DEsejo tambem feliz natal pra todo mundo.