quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ENTREVISTA

Entrevista concedida ao nosso Blog pelo jovem Helmer Ézion Silva Souza. 20 anos, Solteiro. Cursando licenciatura Plena em Teatro pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES - tem se apresentado como amigo de nosso espaço virtual.


Blog: Fale um pouco de sua história pessoal.

Helmer: Sou de berço católico, e, desde muito jovem, sempre fui assíduo aos trabalhos de minha comunidade paroquial, porém de forma, um tanto quanto, leviana, devido aos exemplos de um catolicismo “por hábito”, superficial, costumeiro, que eu recebera. Por viver inserido nesta realidade, eu não tinha consciência da inautenticidade daquela vivência e via-me, deste modo, como um bom católico.

Durante minha permanência num grupo de coroinhas tive a oportunidade de tomar conhecimento do catecismo da Igreja Católica de um modo mais profundo e embasado, o que me fez sentir um privilegiado, pois pouquíssimos tinham acesso a estes conhecimentos na comunidade. A partir daí, pude perceber as falhas doutrinais e metodológicas presentes em outros grupos e pastorais, advindas inclusive devido a uma má formação realizada pelos próprios padres, o que era muito de se estranhar.  


Blog: Que tipos de incoerências você encontrava durante este processo de conscientização pessoal?

Helmer: Por exemplo, na catequese infantil (pela qual eu mesmo passei) pude perceber que além de se ensinar de forma incorreta certos pontos de doutrina, este ensinamento, ainda por cima, era feito de forma insuficiente. O fato, é que este cargo de catequistas era outorgado a pessoas despreparadas. Mas eu não as culpo, pois este fato - julgo eu - é uma irresponsabilidade e incompetência (quem sabe maliciosa) por parte de quem tinha autoridade para escolher as pessoas que exerceriam esta função. Os que tinham autoridade de escolha eram os preparados, ou, pelo menos, deveriam se-lo.

Outro exemplo que eu poderia citar eram as Missas; estas não eram celebradas com “mística” e piedade. O rito parecia perder a sacralidade em minha paróquia. Os sacerdotes permitiam este sistema de coisas e demonstravam agradar-se delas.

Blog: Mas, algum sacerdote em particular “se salvava” nesta bagunça toda? (Risos)

Helmer: Em minha comunidade?

Blog: Sim.

Helmer: Sinceramente? Penso que em certos momentos alguns padres demonstravam luz e ortodoxia; mas, eram como lapsos; logo depois voltavam aos seus discursos progressistas. Aliás, isso é muito comum nos tempos de hoje. Basta conferirmos alguns documentos da Igreja para percebermos claramente a incompatibilidade entre os discursos de alguns padres e os ensinamentos tradicionais da Igreja Católica. Graças a Deus, existem alguns sacerdotes que se esforçam para agir em conformidade com a Tradição, porém, por estarem inseridos num meio progressista acabam por fazer uma grande confusão entre a voz da Igreja e os clamores dos grupos a que pertencem. Para mim isso gera um desnorteamento no meio laical.

Blog: Você se considera hoje um católico conservador?

Helmer: Eu professo a fé tradicional da Igreja Católica e me esforço por viver de acordo com a mesma. A meu ver não existe um catolicismo diferente deste. Ou se aceita todo o ensinamento do Magistério ou não; mas, fazendo assim estaríamos nos colocando, por nós mesmos, fora do espírito do cristianismo.

Pontos do ensinamento Católico como a castidade, a transubstanciação, infalibilidade, os Dogmas marianos...  Enfim – posso dizer- tudo o que tem sido defendido pela Igreja de Cristo desde o início (e que infelizmente tem sido esquecido, ou mesmo, negado pelos modernistas e progressistas) é, graças a Deus, um tesouro guardado em minha alma e, com toda certeza, objeto de minha defesa pessoal. Portanto, afirmo com alegria: Sim, sou um católico conservador. Porém, reconheço que devo buscar minha conversão com mais constância e ardor.

Blog: Você acredita que a Tradição tem ganhado terreno no meio da juventude? Que futuro você vê para os grupos conservadores?

Helmer: Percebo que muitas são as pessoas que carecem de uma boa formação, mas também tenho notado o surgimento de muitos jovens defensores da Tradição que tem formado grupos de excelência católica. Eles tem feito um árduo trabalho de evangelização, e, graças a Deus, submetidos a seus legítimos superiores, como é o caso deste Blog que muito me agrada visitar.

 “Muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos”, essa frase resume muito bem a realidade da juventude católica atual. Muitas vezes, infelizmente, até mesmo aqueles que têm acesso aos tesouros da Tradição católica, não tem correspondido a ela, e, isso, por estarem impregnados pelo espírito do progressismo modernista.

Resta aos jovens conservadores perseverarem com mais entusiasmo (apesar das grandes tribulações) na luta pela salvação das almas. Só através da luta é que estes grupos crescerão majestosamente. Acredito que Deus se agrada destes esforços premiando-os com a vitória; e, isso, não obstante os aparentes fracassos.

Blog: O que você como um católico conservador e universitário (Curso Superior de Artes) tem para contribuir de positivo neste processo a favor da Tradição?

Helmer: Esta pergunta é, de fato, muito interessante. Tenho apresentado até aqui em minhas respostas o quanto impera o progressismo em nosso meio (sem esquecer do próprio neo-paganismo citado, inclusive, por Ratzinger ainda enquanto cardeal) e o quanto é necessária a luta contra esta realidade. Ora, esta luta parte principalmente do individual, das habilidades e dons de cada um em particular, que se une formando grande exército em defesa da verdade. Portanto, eu anseio e desejo, com muita veemência, poder integrar os meus estudos e os meus dons artísticos nesta batalha.

João Paulo II afirma, categoricamente, que a Igreja necessita da Arte assim como esta necessita da Igreja (J. Paulo II. Carta aos artistas, pg. 25). Se a arte é um dom divino, então esta, em última análise, deve ser utilizada em favor do próprio Deus. Portanto, quero combater as pseudo-artes (que, por sua vez, apóiam-se em péssimas filosofias) que distorcem os conceitos estéticos assim como toda especulação ordenada sobre o nosso assunto. Pretendo sim “descobrir a profundeza da dimensão espiritual e religiosa que sempre caracterizou a arte na suas formas expressivas mais nobres.” (Obra citada, pg.26)

Tenho consciência que a arte é uma arma poderosa que deve ser devidamente utilizada para maior glória de Deus.

Blog: Helmer, muito obrigado pela honra desta entrevista. Nós do Blog, estamos imensamente satisfeitos por todo seu apoio e amizade. Gostaria de nos deixar umas últimas palavras?

Helmer: Sim. Eu agradeço a este blog por ter sido para mim um importante guia. Assim como Ananias guiou Saulo em sua cegueira, e Nóbrega incentivou Anchieta nas suas produções teatrais, este espaço virtual tem sido para mim um agradável apoio e forte referência. Desejo poder estar retribuindo aqui, e espero aliar-me ao ideal deste apostolado e seguir progredindo com Igreja.

Rogo a Nossa Senhora das Graças que interceda por todos os católicos que anunciam o reino de seu filho Jesus Cristo para que estes sejam abençoados e jamais esmoreçam. Amém.

26 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem Helmer. Rogo a Deus para que mais jovens como vc entrem com esse espírito no ambiente universitário, infelizmente tão tomado pela contra-revolução...
Pax Domini!!!

Fr. R. G. S

João Soares disse...

Legal!!! rsrs Parabéns aos editores e ao Helmer pelo testemunho.

Pax Domini.

Francisco disse...

É bom saber que tem gente que ainda acredita na Igreja. Parabéns pro helmer. Goistei do curso.

Anônimo disse...

A nossa Fé professada precisa sair da mera ilustração das palavras para se transformar em obras. Parabéns irmão pelo testemunho, nele vejo a oportunidade de você fazer diferente, fazer diferente para honra e Glória de Deus. Vá a sua paróquia e se coloque a disposição para ser um bom catequista. se assim já fez, parabéns!Com certeza ajudara a muitos. Deus Abençoe!

Paulo disse...

São jovems assim que a Igreja precisa.

Leandro - dric disse...

Concordo com o anônimo,espero que sua ajuda ajude atransformar a sociedade.

Paulo disse...

Parabéns pela entrevista.As pessoas precisam abrir-se ainda mais à açõa de Deus em suas vidas.

Fábio Siqueira Mendes disse...

Também faço o mesmo curso. É dificil defender as coisas da igreja nesse contexto. Concordo plenamente com o entrevistado e rezo para que apareça mais estudantes assim.

Rosilene disse...

Graça e Paz a todos os redatores e frequentadores deste blog!
Gostaria de pedi-los, refirmando o Espírito de caridade e Unidade de todos os cristãos, licença para desvelar a verdade sobre o que aqui foi chamado de "bagunça", que aliás é uma comunidade fervorosamente católica, de cristãos unidos e comprometidos com a verdade e a fé, em que impera o amor e o respeito ao próximo. E, acreditando que um verdadeiro Cristão não tem medo da verdade não se incomodarão, portanto, em dar voz por meio de minhas palavras a uma comunidade inteira de Cristãos Católicos.
"Meu amado Helmer, muito alegra o meu espírito em saber que você continua em busca da perfeição que cabe aos "santos". Mas, vê-lo julgar e condenar de forma tão incisiva, a fonte da qual bebera não me parece uma atitude de uma alma tão generosa como a sua, e da qual carinhosamente cuidamos no tempo que esteve conosco. Conheço, todos os catequistas, padres, e membros da comunidade, que aliás também é sua comunidade. Pessoas que seriam capazes de dar a vida pela sua fé, pela sua igreja, pelos seus irmãos. Garanto que todos esses lindos valores que você traz em sua alma, veio do berço em que carinhosamente você foi ninado. Chamar de leviana a sua formação e dizer de uma forma tão perjorativa das pessoas que te catequisaram é infringir sem dúvida o cerne da cristandade: O Amor a Deus e ao próximo. Ser catequista não é um cargo, senão uma missão de amor e evangelização, e, não me lembro das citações biblicas que falam das universidades que frequentaram os profetas e o apostolado de Cristo. Quanto à missa, a sacralidade presente no rito das celebrações, meu querido, não depende dos pobres pecadores que ali celebram, senão, da imensidão da Graça do Nosso Bom Pai. Lembre-se que o que mantém a igreja, não é senão o Divino Espírito, que não permitira esta comunidade se ela não nascesse no coração do próprio Deus. O progresso que busca essa comunidade, não é outro senão o crescimento na fé e na caridade, tão recomendada por nossa igreja. É tirar de nós um "coração de pedra e colocar no lugar um coração de carne". É aperfeiçoar o Espírito pela "justa prática da letra". Por fim, meu querido, recomendo que Cristo Jesus, e não outro seja o referencial de sua fé. Que a caridade seja a constante de sua vida. Não julgue com o rigor da Lei, senão com a misericórdia que habita os corações que amam a Deus. Tenho certeza que a sua arte, e o seu coração generoso dará a conhecer a muitos o Deus Vivo. Continue a sua busca sim lembrando que na “procura de Deus é Ele quem se adianta e vem ao nosso encontro”. Este ensinamento de Santo Agostinho nos faz refletir sobre a graça e a presença de Deus em nossa vida!
Que Deus te proteja e abençoe sempre!
Com Amor,
De sua catequista de Crisma: Leninha

Rogério C. de Souza. disse...

Carissima Leninha

Vc nos falou de"...uma comunidade fervorosamente católica, de cristãos unidos e comprometidos com a verdade e a fé...". Ora, se isso for verdade, que maravilha! Afinal, não é o que se vê facilmente pelo resto do mundo. Mas, quem sabe se aí na sua comunidade de "amor e respeito" nós temos uma realidade diferente.

Porém, vamos lá.
Se, de fato, são comprometidos com a verdade e a fé, então, com toda certeza, não agem em desacordo com o ensinamento constante da Igreja. Por exemplo,não negam a centralidade da fé católica: extra ecclesiam nula salus". Não defendem o PT, de origem esquerdista, pró-aborto, pró-casamento homossexual,socialista etc, etc, etc.
Não fazem da Santa Missa um simples "banquete", mas reconhecem o caracter sacrifical e guardam a piedade devida, sem utilização de músicas indevidas e anti-litúrgicas.
Aceitam todas as determinações papais que, firmadas na tradição, só garantem a preservação da fé, como, por exemplo: a última afirmação de que se possa celebrar o rito de São Pio V em Latiam e "de costas para o povo"(para usar uma expressão tão cara aos modernistas). Ou mesmo, aquela que critica fortemente a Teologia da Libertação (TL), geradora das CEBs,dos Conselhos Pastorais Paroquiais (CPP), assim como, dos movimentos de caracter comuno-socialista como o MST e etc.

Enfim, poderia citar aqui um elenco de caracteristicas que sua "...comunidade fervorosamente católica, de cristãos unidos e comprometidos com a verdade e a fé..." devem manifestar.

Cont. disse...

Cont.

Me impreciona como sua "...comunidade fervorosamente católica, de cristãos unidos e comprometidos com a verdade e a fé..." está distante do que perseberam alguns papas no decorrer da história, se caso seja verdade o que suponho: que sua postagem foi mentirosa e sem base na realidade...

Vejamos algumas percepções papais:

" A igreja está passando por uma hora inquieta de autocrítica que melhor se diria de autodestruição. É igual a um transtorno agudo e complexo, que ninguém teria esperado depoisdo Concílio. A Igreja parece se suicidar, matar a si mesma.” (Papa Paulo VI)

"O que me perturba quando considero o mundo católico, é que,dentro do catolicismo, algumas vezes, parece predominar um pensamento não católico; e pode acontecer que este pensamento não católico, dentro docatolicismo, amanhã seja uma força maior na Igreja.” (Papa Paulo VI)

Poderia citar agora João Paulo II que nos falou de cristão na atualidade desnorteados, confusos, perplexos e desiludidos, porém, avancemos para Bento XVI.

"A imagem da Igreja da era moderna é essencialmente caracterizada pelo fato de ela se tornar cada vez mais, Igreja de pagãos(...)Trata-se de um paganismo dentro da Igreja... de uma Igreja em cujo coração vive o paganismo" (Papa Bento XVI)

Pedro Henrique disse...

Acho que essa leninha vive na comunidade dos Atos dos Apostolos. rsrsrssrsrsrssrsrsrsrsrsrs

Luiz Gustavo disse...

Rosilene (leninha) deve tá mesmo é louca, como é louca a descrição dessa comunidade dos Atos dos Apóstolos em que ela vive: tão perfeita.

Ela deveria nos dar o endereço dessa comunidade cheia de amor e ortodoxia para que todos fujíssemos para lá distante de tantos desvios condenados até mesmo por papas nos dias atuais.

Mas, vendo a postagem dela prefiro acreditar na sua ignorãncia e "inocência" de catequista de crisma mal formada pela hierarquia modernista e progressista de carater pró-PT tão comum por nosso Brasil.

Tem uma frase dela que me chamou a atenção:

" (...)não me lembro das citações biblicas que falam das universidades que frequentaram os profetas e o apostolado de Cristo."

Será que a "leninha" não sabe que as universidades só foram criadas no século XIII, séculos depois da morte dos apóstolos?

E, além do mais, será que não sabe que muitos profetas foram da classe sacerdotal, e portanto muito bem instruidos?

O próprio São Paulo, cresceu estudando com os melhores do judaísmo.

Para não falarmos de São Justino, filósofo, e dos grandes teólogos da Patrística e da Escolástica.

Mas, como ela disse, ela é catequísta, e, com certeza, sabe disso tudo... só se esqueçeu enquanto tentava "venenosamente" criticar o Senhor Helmer que demonstrou um conhecimento profundo da triste situação atual do cristianísmo.

Mas tudo bem, pois tanta ironia da catequísta que "afineta" com doces palavras, é muito próprio de modernistas disfarçados em piedade.

Anônimo disse...

Concordo com o Helmer.

"Basta conferirmos alguns documentos da Igreja para percebermos claramente a incompatibilidade entre os discursos de alguns padres e os ensinamentos tradicionais da Igreja Católica."

Fábio, tamb. catequista disse...

Olha só, como que um jovem v~e mais que a catequista ainda iludida por uma visão fantasiosa da poerfeição das organaizações atuais da igreja.

laninha siga o exemplo do jovem que vc criticou porque ele ta vendo melhor a dor que poasa na igreja hoje ao contrario de vc, que só ve de forma iludida.

Renan disse...

Se eu fosse vc eu teria vergonha de me dizer conservador hoje, pois os tempos mudaram e vc está preso no passado.Se fossemos pensar como vc pensa então seriamos como pedras e não mudariamos o tempo todo.É meu modo de pensar.

Miguel S. Duarte disse...

Parabéns ao entrevistado.

Silvano disse...

Concordo com o Renan Se eu fosse vc eu teria vergonha de me dizer conservador hoje, pois os tempos mudaram e vc está preso no passado.Se fossemos pensar como vc pensa então seriamos como pedras e não mudariamos o tempo todo.completo dizendo que se as coisas não mudassem o tempo não passaria.

Anônimo disse...

caros amigos,Renan e Silvano, concordo com vocês quando dizem que o tempo passa e as coisas mudam, mas veja bem "as coisas" mudam, e acho que todos devem evoluir sim e não ficar preso no passado, mas em se tratando de Cristianismo,é diferente, pois Cristo é absoluto e imutável, tudo que Ele falou está dito, cabe a igreja (que somos todos nós) reafirmar o que ele disse em nossas vidas. Por isso o helmer foi muito feliz quando disse ser sim um catolico conservador, pois é o mesmo que dizer que aceita Cristo como seu senhor e salvador, e nega todo tipo de contradição que tentam impor à igreja.

Renan disse...

O anônimo deveria explicar melhor isso de ser correto ser conservador porque se nós conservarmos as coisas como eles são o mundo nunca evolui como deve ser.Concordo com o autor que fala de como as coisas mudaram pra ruim mas dai a concluir que devemos conservar sempre sem nunca evoluir acho exagero.

Paulo disse...

Parabéns pela ideia de entrevistas aqui, espero outras tão boa como esta.

Anônimo disse...

Tradicionalismo anacrônico.

Paulo disse...

Anacrônico é não seguir a Igreja.Concordo plenamente com o entrevistado.

Paulo disse...

Palavras sábias e dignas que muito me edificaram, seu testemunho foi muito importante para mim, eu também quero combater as pseudo-artes (que, por sua vez, apóiam-se em péssimas filosofias) que distorcem os conceitos estéticos assim como toda especulação ordenada sobre o nosso assunto.Obrigado.

Henrique disse...

Valeu!

Anônimo disse...

Tem pessoas que sao de bem na comunidade do Helmer...,mas tambem tem aqueles que pensam que sabem o que estao fazendo,,,,infelizmente o intusiasmo nao quer dizer que tem total preparaçao e competencia para exercer algo na comunidade...ou seja nao custa nada se preparar antes....nao generalizando,,,claro!!!