domingo, 8 de agosto de 2010

O BEM DAS SIMPLES OCUPAÇÕES

-->
Cristo abraçando san Bernardo, 
óleo de Francisco Ribalta.


  1.  Jesus Cristo. Filho, não podes conservar-te sempre no desejo fervoroso das virtudes, nem perseverar no mais alto grau da contemplação; porém é necessário, por causa da corrupção original, que desças algumas vezes às coisas inferiores e leves, ainda que te pese e enfastie, o fardo desta vida corruptível.
Enquanto viveres neste corpo mortal, sentirás tédio e angústias de coração. 
É necessário, pois, que, revestido de carne, gemas muitas vezes sob o peso da carne: porque não podes aplicar-te continuamente aos exercícios espirituais e à divina contemplação.

     2. Então te convém, procurar refúgio nas ocupações exteriores e humildes e distrair-te com boas obras; esperar com firme confiança minha vinda e celestial visita; sofrer com paciência o teu desterro e aridez de alma, até que eu venha de novo visitar-te e te livre de todas as tuas inquietações.
          Farte-ei à tua visita os prados das Escrituras, para que, com o coração dilatado, comeces a correr no caminho de meus mandamentos.
“Não tem proporção os sofrimentos da vida presente com a glória futura que em nós será manifestada” (Rom 8,18).

Fonte: Imitação de Cristo - Tomás de Kempis - Pág. 168.
Paumape - São Paulo - Rio de Janeiro

Um comentário:

Diego disse...

Este texto foi um prazer para o espírito. Precisamos, depois do artigo anterior, de textos assim que nos tornem mais próximos de Deus.