terça-feira, 22 de maio de 2018

I ENCONTRO DE ESTUDOS TOMISTAS


Por Edição do Blog


Realizou-se no último domingo, dia 20/05/2018, na Sala Mãe do Bom Conselho, Sede da Sociedade da Santíssima Virgem Maria - SSVM, em Montes Claros - MG,  o I ENCONTRO DE ESTUDOS TOMISTAS, evento organizado pelo Grupo de Estudos Doutor Angélico.

Participantes do I ENCONTRO DE ESTUDOS TOMISTAS

O Encontro iniciou-se com uma breve oração, tradicional em todos os eventos ligados à SSVM. Em seguida, o coordenador do Grupo, Sr. Paulo Eustáquio, agradeceu a honrosa presença dos participantes e convidou o Diretor-Presidente da SSVM, Sr. João Júnior, para dar uma breve mensagem aos presentes.

Paulo Eustáquio, coordenador do Grupo
de Estudos Doutor Angélico,
membro da SSVM
Oração inicial, participantes voltados
para a Imagem da Mãe do Bom Conselho

A seguir, foi exibido um vídeo de apresentação, com fotos de diversos trabalhos e eventos da SSVM e com uma mensagem do Professor Carlos Nougué (fundador da Escola Tomista), saudando todos os alunos e reforçando a eminência do estudo do tomismo, como caminho inescusável para o resgate dos valores morais na sociedade atual.

Após, foi dada a palavra ao conferencista convidado, Sr. Victor Augusto, Professor e Psicólogo tomista, que, com elogiável didática, deu uma aula de Introdução à Filosofia Tomista.

Prof. Victor Augusto, psicólogo tomista,
conferencista convidado

A aula do Professor foi dividida em dois blocos. Ao fim do primeiro, o Sr. Eduardo Lino, um dos alunos presentes, fez uma magnífica apresentação artística. Com voz imponente e talento apurado para o canto, entoou o hino latino Pange Lingua Gloriosi Corporis Mysterium, composto por Santo Tomás de Aquino para a solenidade de Corpus Crhisti. O canto foi acompanhado por som de um teclado, operado pelo Sr. Raphael Scarcela. Ao fim, todos saudaram, enlevados, a performance dos artistas.

Sr. Eduardo Lino, em apresentação de canto

Logo em seguida, a palavra foi repassada ao Professor Victor Augusto, para a última parte da aula. Durante a exposição teórica, Victor pacientemente respondeu dúvidas e comentou apartes dos alunos, no intuito de deixar o conteúdo esclarecido.

Concluída a exposição, o conferencista foi saudado pelos participantes e recebeu o agradecimento do coordenador do evento, que lhe desejou sucesso em sua carreira de estudos e em sua importante missão de despertar mentes Brasil afora.

Para encerrar o evento, foi realizada mais uma apresentação artística. O Sr. Victor Alexandria brindou os participantes com três execuções de violão clássico, sendo a última delas do Adoro Te Devote, de Santo Tomás de Aquino. Essa execução foi feita em conjunto com o Sr. Rapahel Scarcela, e também encantou os presentes, fechando com chave de ouro o I ENCONTRO DE ESTUDOS TOMISTAS.

Victor Alexandria e Raphael Scarcela (membro da SSVM),
em apresentação de violão clássico

Todos os participantes conviveram agradável e fraternamente após o fim do evento, ao som de boa música erudita e enquanto degustavam um coffee break.

Ps.: Crédito das imagens: Sr. Anderson Santos

MARIA SEMPRE!

2 comentários:

Danilo disse...

Fantástico! Que possa ter muitos outros enventos (de altíssimo nível cultural) como esse em Montes Claros. Saudações a todos da SSVM e parabéns pelo magnífico apostolado. Maria sempre!

Anônimo disse...

Parabéns aos organizadores,fico feliz de fazer parte deste magnífico projeto