quinta-feira, 12 de março de 2015

TESTEMUNHO: A MISSA TRIDENTINA!


Santa Missa Tridentina celebrada pelo Mons. Alencar

Por editores do Blog 

A Santa Missa Tridentina em Montes Claros, norte de Minas Gerais, já possui mais de dois anos e meio de retorno à nossa cidade (graças ao  Motu Proprio Summorum Pontifincum, de Bento XVI). A página oficial no facebook Missa Tridentina em Montes Claros - MG  está colhendo testemunhos e relatos de fiéis que tem frequentado o Santo Sacrifício durante esse período.

Segue o testemunho do montesclarense sr. João Soares de Oliveira Junior:

Sou católico, pela graça de Deus, há mais de trinta e um anos, quando fui batizado. Há pouco mais de treze anos, passei a participar com assiduidade na Igreja. Recebi o Crisma e posteriormente vim a conhecer o amor de Cristo que se faz presente também nos sacramentos, como, por exemplo, na Confissão e sobretudo na Santa Eucaristia. Então, o valor da Santa Missa manifestou-se para mim de um modo todo particular.

Fiz muitos amigos (irmãos na fé) em vários grupos, comunidades e pastorais pelas paróquias de minha cidade nesse tempo. Mas, em especial, me identifiquei profundamente com a Sociedade da Santíssima Virgem Maria - SSVM, traçando comigo o caminho de -embora sendo um leigo - amar sempre mais a Santa Igreja, Corpo Místico de Cristo, sua doutrina, Tradição e Magistério. Não posso deixar de mencionar minha consagração total à Virgem Santíssima (pelo Método de São Luiz de Montfort) a quem devo todos os meus méritos, caso tenha algum.

E conhecendo amigos ora aqui ora ali, pudemos nos unir em prol da Missa Tridentina, ou famosa "Missa de São Pio V", da qual tanto ouvira falar, mas que não conhecia de fato. Antes, só ouvira dizer pela boca dos mais antigos, através de documentos e escritos de santos ou por vídeos na internet. Com a Missa Tridentina em Montes Claros-MG, assistindo-a todos os sábados, descobri que é a maior riqueza da Igreja, algo singular.

Neste longo tempo de frequência à Santa Missa pude fazer muitas observações, algumas das quais quero relatar aqui:

 Observei o cuidado com que o sacerdote (independente de quem esteja celebrando) trata o Altar como também trata o Corpo de Cristo durante e após a Consagração;

 Percebi a maravilha e riqueza do silêncio no momento do culto a Deus. Pelo rito, notei que tenho que me reconhecer pecador antes de me aproximar do Senhor.

 Vi que o Latim não é empecilho para os fiéis compreenderem o que está acontecendo durante a Santa Missa. E acompanhando aos poucos, aprendi que a língua mãe é uma maravilha que não pode ser deixada de lado  e que mesmo o documento Sacrosanctum Concilium incentivou o uso dela. Uma pena que não é obedecido. O latim manifesta universalidade e precisão, trazendo a unidade de diversos povos num idioma, como que várias gentes professando o Credo por uma única boca, parafraseando santo Irineu de Lion. Isto é próprio da Igreja Católica.

 Lendo o ordinário para acompanhar a Santa Missa (com tradução para o português), aprendi um pouco mais como é riquíssima a nossa Igreja. A perfeição com que ela nos séculos fez o rito romano tão de acordo com sua doutrina. Lex orandi lex credendi.

 Vi pessoas, muito humildes, se encontrando com Deus e ouvi muitos de seus testemunhos.

Vi tantos outros procurarem o padre após a Santa Missa Tridentina, para se confessarem. Pessoas que poucas vezes vemos nas igrejas. Ou seja, testemunhos de conversão e encanto ao se depararem com o Sagrado sendo tratado como Sagrado.

 Vi fiéis darem, por conta própria, mais atenção ao Cristo na Eucaristia. Pois a Santa Missa terminava, as obrigações diárias chamavam, mas a maioria deles permaneciam mais tempo em Ação de Graças após a Comunhão. Percebi que ali a fé deles ficava mais sólida após o Santo Sacrifício, o que certamente influencia de modo positivo no dia a dia deles como cristãos-católicos.

Testemunha recebendo o Corpo de Cristo
  pelas mãos do Pe. Henrique Mugnaz

Fico pensando, se este pecador enxergou tudo isso...

Imaginemos quantas graças sobrenaturais esta celebração tem feito à nossa Cidade?! Posso dizer convictamente: valeu e vale a pena cada Quilômetro rodado para ir a Santa Missa! Durante quatro anos trabalhei residindo em Januária-MG (167 km de Montes Claros) e a Missa Tridentina me fez vir todos os dias em que ela estava agendada.Viajaria tudo de novo.


MARIA SEMPRE!


João Soares de Oliveira Junior, RG: MG-12.961.397, Diretor Presidente da SSVM e Servidor Público Federal, residente no bairro Sagrada Família.

Nenhum comentário: