quarta-feira, 11 de junho de 2014

VANDALISMO na Matriz de Montes Claros

Uma das imagens quebradas na Matriz de Montes Claros
onde é celebrada aos sábados a Santa Missa Tridentina
Prof. Helmer Ézion S. Souza

Na manhã da última terça-feira,10 de junho, o jovem Ítalo Tiago Ferreira da Silva, 18 anos, invadiu a Igreja Matriz de Montes Claros localizada na Praça Dr. Chaves, e destruiu sete imagens sagradas. Membro declarado da Igreja Universal do Reino de Deus, fundada pelo auto-intitulado bispo Edir Macedo, o vândalo afirmou ser partícipe da chamada “Força Jovem Universal”(FJU).

No boletim de ocorrência da Polícia Militar consta que o meliante Ítalo Tiago F. da Silva, após o triste ato de vandalismo, refugiou-se na Igreja Universal do Reino de Deus...Onde foi capturado.


Imagens de Sto. Agostinho e Sta. Mônica quebradas na Matriz

Declarou Ana Cristina Pimenta, repórter do Jornal da Alterosa, que segundo a polícia o jovem tomaria remédios controlados, (de fato, afirma o jornal “O Tempo” que Ítalo Tiago possuía tais medicamentos). Entretanto, a mesma repórter levanta a questão se na realidade o ato de vandalismo teria sido provocado por falta medicamentosa ou por um ato de fundamentalismo próprio de uma formação anti-católica. O tempo dirá...


Grande perda! Imagem de S. Sebastião, a mais antiga da Matriz



O site fidespress.com afirma que vivemos “(...) uma epidemia de ações do tipo.” E completa: “Recentemente um grupo de protestantes urinou na imagem da Virgem Maria e causou comoção nacional.” 


Tais fatos nos trazem à memória a figura do polêmico pastor Von Helder da Igreja Universal do Reino de Deus, que ofendeu o sentimento nacional ao chutar e proferir ofensas à imagem de Nossa Senhora Aparecida em rede nacional. Von Helder, exaltado, chegou ao cúmulo de afirmar barbaridades como:

“(...) Será que Deus, o Criador do universo, pode ser comparado a um boneco desse, tão feio, tãão horrível, tããão desgraçado?!”[i]
Pastor Von Helder chuta a imagem
 de Nossa Senhora

O pastor referia-se à Virgem Maria...

Subtende-se que, de acordo com ele, os católicos comparariam Nossa Senhora a Deus, colocando-os em pé de igualdade, o que está diametralmente oposto ao pensamento católico. 

Afirmara São Luís Maria Grigniom de Montfort:

“(...) Maria é uma pura criatura saída das mãos do Altíssimo. Portanto, comparada à Majestade infinita de Deus ela é menos que um átomo, é, antes, um nada, pois só Ele é ‘Aquele que é’”.[ii]

Vemos aí como é desconhecida para muitos opositores do catolicismo a sua doutrina oficial.

Antes de finalizarmos esta postagem que oferecemos a Deus como ato de desagravo, recordemos as palavras do reverendo Pe. Antônio Brígido da Arquidiocese de Montes Claros:

“Esse irmão, destruiu nossas imagens, mas não destrói a nossa fé. Porque nossa fé está em Cristo Jesus, nosso único eterno Salvador. As imagens representam para nós católicos, pessoas queridas, santas e amadas por Deus. Não acusemos de forma alguma evangélicos, pois nós conhecemos sérios irmãos evangélicos, sérios pastores que não pregam desrespeito e violência. Que seja investigado, que seja aplicada a lei e que esse irmão, receba de nós católicos o perdão”.[iii]

Palavras sensatas... Todavia... como podemos depreender a partir deste artigo, existe em alguns meios protestantes[iv] atos nitidamente hostis para com a fé católica que impulsionam e encorajam atitudes como estas. Seria ingênuo e omisso da nossa parte não reagirmos à altura contra tais barbaridades e em prevenção a futuros vandalismos, quiçá piorados.

Ativistas, momentos antes de destruírem
uma imagem de Nossa Senhora

Para a salvação dos próprios protestantes temos o dever de mostrar em que pé de ignorância muitos se encontram. Tais vandalismos dos que se dizem fiéis a Deus, equiparam-se em muitos pontos às afrontas daqueles que são inimigos do Deus revelado por Cristo. Atos como os vistos de manifestações dos grupos de feministas e homossexuais durante a Jornada Mundial da Juventude (2013)[v] são exemplos gritantes do que afirmamos. Tais manifestantes, ao quebrar e profanar ícones católicos cometeram gestos repudiáveis e imorais; sim, manifestaram um ódio satânico. 

Que a Virgem Imaculada proteja a Santa Igreja!



Maria Sempre!



Notas de rodapé:

[i] Sérgio Von Helder, pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, durante o programa O Despertar da Fé, exibido na madrugada de 12 de outubro de 1995. 
[ii] MONTFORT, São Luís Maria G. Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem. 42ª edição. Petrópolis: Vozes, 2012. Pag. 27. 
[iv] Usamos neste texto o termo “ protestante” de modo geral entendendo a partir dele toda e qualquer denominação tradicional ou não que surgiu a partir da pseudo-reforma iniciada no séc. XVI. 
[v] Ativistas feministas e homossexuais vandalizam imagens. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zIXDVYZDeFk 


Fontes:

protestantes quebram e urinam em imagem de Nossa senhora. Disponível em: http://www.opipoco.com.br/2014/06/evangelicos-quebram-queimam-e-urinam-em.html
VON HELDER, Sérgio. O Despertar da Fé. Rede Record. 12 de outubro de 1995. Disponível em www.youtube.com/watch?v=WPIoxanOkxI
Protestante é filmado quebrando imagem em SP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mQNmGJp_DPM
Ativistas feministas e homossexuais vandalizam imagens. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zIXDVYZDeFk

3 comentários:

Rodolfo Jorge Nemer Nogueira disse...

Ignorância pura! Engraçado que os protestantes em geral também possuem os seus objetos de adoração. Talvez não tão evidentes quanto no catolicismo. Objetos como água e o famoso óleo ungido, rosa ungida, sal grosso, ramos de arruda, vinho, pedras de Israel, pulseiras, lenços e etc.

São cultos extremamente ritualísticos e exotéricos, com muitos elementos da umbanda e astrologia: danças, demônios, incorporações, hipnose, leitura fria, interpretação de sonhos e etc... etc...

Os evangélicos, principalmente os pentecostais e os neopentecostais, deveriam ser os MAIS tolerantes, pois sua religião se resume em uma MISTURA de religiões.

Fé Católica disse...

Rodolfo Nogueira, obrigado pela sua manifestação; contamos sempre com sua presença em nosso blog; divulgue, evangelize. Que Nossa Senhora lhe conceda, por sua intercessão, muitas graças.
O autor

Ronaldo Gomes disse...

BOA NOITE IRMÃOS CATÓLICOS APOSTÓLICO ROMANOS, FICO MUITO TRISTE QUANDO VEJO NOTICIAS COMO ESSAS CITADAS NESSE BLOG DE PESSOAS PROTESTANTES QUE QUEBRARAM AS IMAGENS DOS SANTOS, SOU PROTESTANTE TAMBÉM MAIS NÃO CONCORDO COM ESSAS ATITUDES, POIS MESMO EU SENDO CONTRA A PRATICA DAS IMAGENS NÃO CONCORDO COM A ATITUDES DOS IRRESPONSÁVEIS CITADOS NO NOTICIÁRIOS, É UMA OFENSA Á AQUELE QUE CRER E ACREDITA E VIVEMOS EM UM PAÍS ONDE SOMOS LIVRES PARA CRER EM QUE QUISERMOS, PEÇO-LHES PERDÃO PELOS MEMBROS PROTESTANTES IGNORANTES QUE LEVAM AS COISAS AO PÉ DA LETRA HOJE NÃO VIVEMOS NO ANTIGO TESTAMENTO, POIS MUITOS PROTESTANTES PEGAM VERSICULOS DA ANTIGO TESTAMENTO ONDE DEUS ORDENA QUEBRAR AS IMAGENS DOS DEUSES PAGÃ.E aconteceu naquela mesma noite, que o Senhor lhe disse: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele.

Juízes 6:25
QUEBRANDO IMAGENS HOJE SÓ VAI DISTANCIAR MAIS AS PESSOAS UMA DAS OUTRAS, PORÉM JESUS PREGOU O AMOR O AMOR AO PRÓXIMO MESMO COM SUAS DIFERENÇA SEJA RAÇA, COR OU RELIGIÃO.
QUE A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO ESTEJA SOBRE VÓS. AMÉM
14 de junho de 2014 20:24