quarta-feira, 13 de março de 2013

VATICANISTA "CRAVA" NOVO PAPA

Diferentemente do que se especula no meio midiático, a eleição de um Papa não é um jogo de apostas, mas devemos presar por observações. O Vaticanista John Thavis acertou. Confiramos sua matéria publicada no último dia 11 de março de 2013. 



"Quando nos aproximamos do início do Conclave de 2013, é instrutivo dar uma olhada para trás em Conclave 2005 - especialmente dada a possibilidade de que um protagonista de que a eleição poderia voltar como um papável desta vez.

As contagens de voto no conclave 2005 vazaram cinco meses depois do diário de um cardeal anônimo, que formaram a base de um artigo publicado pelo jornal italiano Limes . O autor, Lucio Brunelli, é um respeitado jornalista que cobriu o Vaticano há décadas, por isso a sua conta - que já foi apoiado por outros - merece atenção.

De acordo com o diário, o cardeal Ratzinger liderou a primeira volta, obtendo 47 votos. Atrás dele estavam cardeal argentino Jorge Bergoglio Maria, com 10 votos, o cardeal Carlo Maria Martini de Milão, com 9 votos e um punhado de outros candidatos com números mais baixos.

Cardeal Bergoglio é mostrando no primeiro escrutínio foi uma verdadeira surpresa, e no dia seguinte seu registro subiu para 35, comparado com 65 para o Cardeal Ratzinger. O terceiro voto trouxe o Cardeal Ratzinger a 72 (cinco tímido da necessária maioria de dois terços) e Bergoglio Cardeal a 40.

Os cardeais tomaram sua pausa para o almoço, neste ponto crucial. Ficou claro que a próxima votação seria ou ver a eleição do Cardeal Ratzinger ou, se o seu apoio tinha atingido seu pico, marcar um movimento em direção a um outro candidato - talvez Bergoglio Cardeal.

De acordo com fontes anônimas citadas pela tarde jornalistas italianos, o cardeal Bergoglio que seja conhecido - mais nos gestos do que em palavras - que ele não estava pronto para aceitar o cargo de papado. Eles dizem que esta é uma razão alguns dos seus apoiantes iniciais votou Cardeal Ratzinger sobre a quarta urna e final que elegeu o Papa Bento XVI.

Outros insistem em que nunca Bergoglio "recusou" a possibilidade de eleição, e dizem que ele foi simplesmente humilhado pela idéia de se tornar papa.

Por que isso é importante hoje?

Porque nos últimos dias, algumas vozes graves mencionado Cardeal Bergoglio como um concorrente no conclave que vem. Não simplesmente porque ele veio com o tempo a última segunda volta, mas porque ele impressionou cardeais, quando ele tomou a palavra nas reuniões pré-conclave, que começou na semana passada.

Suas palavras deixaram a impressão de que, mesmo aos 76 anos, Bergoglio tinha a energia ea disposição para fazer alguma limpeza da casa na Cúria Romana.

Bergoglio, o filho de um trabalhador ferroviário italiano, entrou para a ordem dos jesuítas, com a idade de 21 anos. Como pastor da Arquidiocese de Buenos Aires, ele construiu uma reputação como um conservador em questões doutrinais e uma progressiva na justiça social. 

Ele uma vez disse que a igreja tem que pregar simplicidade evangélica e certeza Evangelho, e seu próprio estilo de vida parece testemunhar que mensagem (ele mora em um apartamento simples e leva o transporte público, por exemplo.) 

Este conclave tem contendores múltiplas mas não real favorito, e é bem possível que, se a votação antecipada produz uma tenda, o Colégio dos Cardeais poderia uma vez mais a Bergoglio Cardeal como alguém que traria mudanças importantes, mas sem um reinado extra-longa."


Seja bem Vindo o Novo Papa, que o Espírito Santo o guie na restauração da Igreja.

Viva o Papado!

Nenhum comentário: