quinta-feira, 26 de abril de 2012

7 BILHÕES? CABEM TODOS NO BRASIL...



Por Hélio Brambilla

Resta um tema do qual não me esquivo: os sete bilhões de habitantes que povoam a Terra. Para um homem de fé, tais cifras não chegam a impressionar, pois foi o próprio Deus que ordenou: “Ide e multiplicai-vos e habitai a terra toda”. Em recente conferência realizada em São Paulo, um especialista afirmou que se colocados no estado do Texas, os sete bilhões caberiam todos, ocupando um metro quadrado cada um.
Se o mundo todo afundasse e só restasse o Brasil, nele caberiam todos os habitantes da Terra, ocupando cada um cem metros quadrados. Mais ainda, se colocássemos aqui quatro bilhões de pessoas _ mais da metade da população mundial_, elas viveriam na mesma proporção de área por habitante dos japoneses, cujo país é a terceira potência mundial, apresentando os melhores índices de bem-estar da população.
Cumpre lembrar que apenas 22% do território japonês são agricultáveis, no Brasil, essa taxa ascenda mais de 90%. Portanto, se hoje existe fome no mundo, a questão deve ser de outra natureza, tendo sua raiz no próprio homem e envolvendo, portanto, uma questão moral e não geográfica.
Cristianização e educação dos homens nas vias de uma verdadeira civilização certamente os conduziriam a aproveitar com sabedoria os recursos da terra, recebendo em contrapartida os padrões de vida digna de um filho de Deus. Não foi em vão que o verbo de Deus feito homem, Nosso Senhor Jesus Cristo, nos prescreveu: “Procurai primeiro o Reino de Deus e sua Justiça e tudo mais vos será dado por acréscimo” (MT. 6,31-33).

Fonte: Boletim Informativo do Movimento Paz no Campo.

Nenhum comentário: