Por Irmã Carmela Werner Ferreira, EP
Nem todos, porém, repousavam naquela madrugada de 1544. A célebre Via Ápia, outrora palmilhada nessas horas pelos vigias de César e por cristãos que procuravam refúgio nas catacumbas, presenciava agora os passos de um humilde fiel chamado Filipe Néri, então com 29 anos de idade. Percorreu pouco mais de três quilômetros até a ponta da escadaria da Catabumba de São Sebastião, seu local predileto de oração e recolhimento.
O pentecostes de São Filipe
A Santa Igreja atravessava as conturbações religiosas do século XVI. Preparavam-se em Trento as seções do grande Concílio e o mundo cristão vivia uma encruzilhada histórica, de desfecho pouco previsível. Posto nessa situação, Filipe erguia do funda daquelas úmidas e escuras galerias uma prece que se confundia com o clamor dos mártires: “Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e renovareis a face da terra”.
Enquanto rezava, sentiu seu coração encher-se “de grande e inusitada alegria, uma alegria feita de amor divino, mais forte e veemente que qualquer outra sentida antes”. Uma bola de fogo – símbolo do Espírito Santo – refulgiu diante dele, entrou por sua boca e pousou em seu coração. Num instante, viu-se tomado de excepcional amor e entusiasmo pelas coisas divinas, bem como de uma incapacidade incomum de comunicá-los. Sua constituição física, não podendo contar o ímpeto da ação sobrenatural, modelou-se milagrosamente a ela: o coração aumentou de tamanho e buscou lugar entre a quarta e a quinta costelas, as quais se arquearam docilmente para dar-lhe um maior espaço.
Esse episódio miraculoso, ocorrido na vigília de Pentecostes, passaria para a Historia como “o pentecostes de São Filipe Néri”. E os frutos de tamanho prodígio não se fizeram esperar: “É assim que esse homem”, admirável pela doçura, a persuasão e o fogo da caridade, começou essa santa renovação social pela qual regenerará os povos da Itália; sublime obra de humildade, paciência e devotamento, que ele realizou antes de morrer, e sua congregação continuou depois tão gloriosamente.
Peculiar vocação
Filipe Romolo Néri nasceu num bairro popular de Florença, a 22 de julho de 1515. Aos 18 anos, seu pai, Francesco Néri, o enviou à casa de um tio, em San Germano , a fim de aprender o ofício de comerciante. Da bela cidade onde nascera, que deixava para sempre, haveria de conservar como um tesouro a formação religiosa recebida dos dominicanos do Convento de São Marcos: “Tudo quanto tenho de bom, recebi dos padres de São Marcos”3, repetirá ao longo da vida.
Sua vocação, porém, não era mercantil. Desapontado com as perspectivas de um lucro que hoje se conquista e amanhã se perde, ele se interessava muito mais por acumular tesouros no Céu, “onde não consomem a traça nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam” (Mt 6,20). Partiu para Roma no ano seguinte, abandonando o tio e os negócios.
O problema de uma vocação “oficial” não se pôs para este jovem, já decidido a entregar-se a Deus. Não quis ser padre, nesse então, nem ir para um convento, nem integrar qualquer instituição eclesial da época. Entretanto, dificilmente encontraremos entre o clero, nos claustros ou confrarias daquele século, pessoa mais devota do que ele. Desde sua juventude, Filipe teve a característica de escapar dos esquemas habituais, para mostrar que a única regra perfeita em si mesma é a caridade, e nenhuma disciplina tem valor quando se afasta da obediência a Jesus Cristo.
Com efeito, levava no mundo uma vida espiritual admirável! Tendo recebido asilo na casa de um nobre florentino, estabelecido na cidade Eterna, ali passou vários anos em isolamento, oração e severa penitência. Freqüentava com avidez a Roma antiga, deixando –se ficar longas horas em oração nos sagrados lugares. Alguns anos mais tarde, sentiu-se atraído a estudar Filosofia e Teologia, e os mestres da Sapienza e do Studium, agostiniano se assombraram perante o vôo intelectual desse homem que vivia como um mendigo.
Tais anos de estudo foram altamente fecundos, a ponto de lhe valerem para o resto da vida e darem-lhe a justificada fama de possuir uma sabedoria em nada inferior à dos maiores teólogos que essa época conheceu. São Tomás de Aquino será para sempre seu mestre; a Suma Teológica , seu livro de cabeceira.
Difundia a alegria da santidade
Em pouco tempo, por toda a Urbe, comentava-se a santidade desse peregrino de vida edificante. Solidificado na virtude, pelo longo período de recolhimento, ele sentiu ter chegado a hora de iniciar sua obra evangelizadora Para isso, escolheu as regiões mais pobres e “em todos os bairros, mesmo nos de pior fama, pregava ao ar livre a ouvintes benévolos e obtinha conversões extraordinárias”4. Sua fórmula para interpelar um pecador consistia em pousar a mão em seu ombro, no lugar onde o encontrasse, e dizer: “Vamos ver, irmão, é hoje que nos decidimos a comportar-nos bem”.5
Dotado de grande atrativo pessoal, Filipe Néri difundia ao seu redor a alegria da santidade, perto da qual a satisfação efêmera do pecado não passa de grotesca caricatura. Todos queriam estar perto dele e receber o transbordamento de seu amor a Deus. Os jovens se comprimiam ao seu redor, para ouvi-lo falar das coisas do Céu e brincarem juntos, em ruidosa algazarra. A um adulto ranzinza que reclamava do barulho, respondeu com um só argumento: “Ele não comentem nenhum pecado!”6. Com efeito, no inovador método de evangelização desse apostolo leigo, tudo era permitido, menos o pecado e a tristeza.
Assim era a amizade desses santos...
Lançando-se num incansável apostolado junto aos leitos dos doentes, Filie livrou do desespero e conduziu à morte santa muitos moribundos. No ano de 1548 fundou, juntamente com seu confessor, Persiano Rosa, a Confraria da Santíssima Trindade, destinada a atender os enfermos e peregrinos.
Santo Inácio de Loyola percebia o valor de Filipe e fez-lhe reiterados convites para ingressar na Companhia de Jesus, mas este preferiu continuar na condição de pietoso lazzarone (piedoso mendigo).
“Admirado pela legião de pessoas que, movidas por suas palavras, abraçavam a vida consagrada, Santo Inácio o cognominou de “o Sino”, dando a seguinte explicação:” Assim como um sino de paróquia, que chama todo mundo a igreja e permanece no seu lugar , este homem apostólico faz os outros entrarem na vida religiosa e permanece de fora”.7 Em contrapartida, Filipe – que se sentia chamado para suscitar religiosos, mas não para ser um deles – manifestava grande entusiasmo pelo convertido de Manresa; chegou a afirmar que nunca contemplava sua fisionomia sem vê-lo resplandecente como um Anjo de Luz. Assim era a amizade de tais santos!
“Roma será a tua índia”
Mas se o fundador dos jesuítas não conseguiu atrai-lo para a Companhia, seu filho espiritual, Francisco Xavier, despertou no pietoso lazzarone imensodesejo de partir para a Índia, a fim de conquistar maior numero de almas para Cristo,
As cartas do Apostolo do Oriente estavam na ordem do dia, nos ambientes eclesiásticos romanos. Filipe reunira em torno de si um núcleo de discípulos mais próximos para auxiliá-lo no apostolado – os futuros sacerdotes da Congregação do Oratório, que ele fundaria em 1575 -, com os quais fundamentava as narrativas vindas da Índia, lamentando-se: “Que lástima existirem tão poucos operários para recolher semelhante colheita! Porque não vamos também nós ajuda-los?”.8
Em insistente oração, eles imploravam luzes sobrenaturais para decidir sobre a viagem. A resposta veio pela palavra do abade cisterciense de The Fontane, a quem São Filipe consultara: “Roma será a tua Índia”.9 Compreendeu nosso Santo que sua vocação era ser missionário na Cidade Eterna, onde o aguardavam sofrimentos, fadigas e sacrifícios, como talvez nem na Índia encontraria.
A peregrinação das sete igrejas
Em 23 de maio de 1551, recebeu a ordenação sacerdotal. Contava 36 anos, e agora executaria, como ministro do Senhor, os trabalhos de sua vinha. No exercício do ministério sacerdotal, aos discípulos pobres se juntariam nobres. Burgueses, artistas e cardeais. Qual o principal método de atuação escolhido por São Filipe para atrai-los? “A originalíssima peregrinação às sete igrejas.”
O programa da “peregrinação” começava na Basílica de São Pedro, onde após a leitura espiritual, fazia-se uma exposição doutrinaria. Os participantes meditavam, comentavam, e Padre Filipe tirava a conclusão. Em seguida, todos se levantavam e se dirigiam hinos e salmos em compenetrada devoção. Ali chegando, ouviam uma nova conferencia sobre a Historia da Igreja, a vida dos santos ou a bíblia. E assim prosseguiam até o meio-dia, quando assistiam à Missa e comungavam na Igreja de São Sebastião ou na de São Estevão.
Em seguida, servia-se uma refeição nos jardins da redondeza, sempre animada pela contagiante alegria de São Filipe. A “peregrinação” recomeçava com novo cortejo musical, passando por outros templos veneráveis. O numero de conversões ultrapassava todas as expectativas.
Membros de importantes famílias, como as do Médici e a dos Borromeu, estiveram, lado a lado, com crianças órfãs e humildes artesãos nesse exercício que, por seu favor, censurava os cristãos tibios e ao mesmo tempo os conclamava. Poderemos contar até mil pessoas peregrinando juntas num mesmo dia, entre elas quatro futuros papas – Gregório XVIII, Gregório XIV. Clemente VIII, e Leão XI – e o genial compositor Giovanni Pierluigi da Palestrina. São Filipe, porém dava pouca importância aos cargos e talentos, se discernia nas almas a fealdade do pecado. Ele cumpria sua missão de purificá-las e toma-las humildes, quaisquer que fossem.
Ao cair da tarde, findava a meditação na Basílica de Santa Maria Maior, todos voltavam para casa carregados de bons propósitos e, o que é mais importante, com força para cumpri-los.
Santas peripécias
Entre historiadores que retrataram a figura deste insigne Santo, alguns o descreveram com traços inexatos, como se ele fosse um comediante, interessado apenas em despertar o riso com seus ditos jocosos. Na verdade, a alegria deste varão sobrenatural provinha de sua união com Deus, do sentir em seu interior a presença consoladora do Espírito Santo e poder comunicá-la ao mundo. Melhor que ninguém, conhecia a imensa riqueza que significa a posse do estado de graça, bem preciosissimo, em comparação com o qual nada tem valor. A consideração dos mistérios divinos o cumulava de imensa felicidade, e desta brotava a peculiaridade de sua atividade evangelizadora.
Seus métodos pitorescos e cheios de vivacidade, ele os empregava com muito critério e na hora certa, sempre visando extirpar ou ridicularizar o erro conduzir a virtude e, por vezes, ocultar sua santidade ou seus dons sobrenaturais. Assim, por exemplo, se um penitente omitia na confissão algum pecado, ele dizia: “falta tal pecado”. Mas se alguém lhe perguntasse: ”Como sabes que cometi também esse pecado”?”““, sua resposta seria: “Pela cor do teu cabelo”!. 10 Evitava assim revelar o dom de discernimento dos espíritos com o qual a providencia o dotara.
Filipe obtinha de Deus o favor de muitos milagres, que o povo não deixava de relacionar com a eficácia de suas preces. Para evitar isso, ele arranjou uma grande bolsa, onde afirmava estarem preciosas relíquias. Tocava os enfermos com ela, e quando alguém se curava, atribuía o fato ao poder das relíquias. Esse argumento convenceu a muitos, até o dia em que se fez uma grande descoberta: a sacola estava vazia!
Em certa ocasião, dois padres do Oratório tiveram um serio desentendimento e não queriam se reconciliar. Filipe chamou-os a sua presença e, em nome da santa obediência, mandou cada um deles cantar e dançar uma música folclórica para o outro. Com esse inusitado espetáculo, operou-se a reconciliação.
Numa “peregrinação às sete igrejas, São Filipe notou a presença de certa dama da nobreza que ostentava um aparato do vestido, jóias e imenso penteado”. Percebendo não estar à senhora tão preocupada com as coisas de Deus quanto sua aparência pessoal, o Santo pendurou-lhe no nariz seus próprios óculos. O público estalou em sonoras risadas. Ela entendeu a lição e terminou com devoto recolhimento o exercício começado com frivolidade.
Poderíamos multiplicar indefinidamente o relato de episódios como estes todos surpreendentes, cheios de candura e de presença de espírito.
“Eis a fonte de toda a minha alegria!”
São Filipe Néri deixou este mundo aos 80 anos. Segundo o Cardeal Ângelo Bagnasco, viveu numa época na qual “a Igreja conheceu um inaudito florescimento – “seria melhor dizer uma” verdadeira concentração” – de santos e santas que por numero e qualidade dificilmente se encontra na Historia da Igreja. 11 Nesse contexto, seu papel não foi pequeno.
Seu amor à Santa Igreja, sua entranhada devoção à Santa Missa e à Santíssima Virgem, somados à disposição de servir o próximo, produziram copiosos frutos. Sofreu o inenarrável por causa de uma frágil saúde, perseguições e invejas, sem por isso perder o sorriso, quase sempre mantido com heroísmo. No dia de sua morte, 26 de maio de 1595, ele ainda celebrou Missa, atendeu várias confissões e manteve com os padres do Oratório umas últimas horas de convívio. Ao receber o Viático, pronunciou estas palavras, resumitivas de sua existência: "Eis a Fonte de toda a minha alegria!”. 12
A Congregação por ele fundada, inovadora sob muitos aspectos, assumiu a missão de continuar sua obra baseada na caridade, isenta de rígidas normas que poderiam cercear uma atividade evangelizadora a ser exercida no meio do mundo, em benefício das almas imersas nas preocupações mundanas.
Conservam-se ainda hoje, como eloqüentes testemunhas do “pentecostes de São Filipe, suas duas costelas arqueadas: uma no Oratório de Roma e a outra no de Nápoles”. Essas preciosas relíquias parecem proclamar a seus filhos espirituais e a todas as almas chamadas à atividade apostólica: "Os homens que deixam seu coração moldar-se pela ação do Espírito Santo são os que verdadeiramente colaboram para renovar a face da Terra".
Notas:
1
2 GUÉRIN, Paul. Le petit bollandistes.
7.ed.
3 PRODI, Paolo. Filippo Néri. In: Il grande libro dei santi. San Paolo: Cinisello Balsamo, 1998, v.I, p.684.
4 DANIEL-ROPS, Henri. A Igreja da Renascença e da Reforma - A Reforma Católica. São Paulo: Quadrante, 1999, p.141.
5 Idem, ibidem.
6 GUÉRIN. Op. cit., p.213.
7 Idem, p.212.
8 Idem, p.213.
9 GALLONIO, CO, Antonio. The life of Saint Philip Neri.
10 DANIEL-ROPS, Henri. Op. cit., p.140.
11 BAGNASCO, Angelo. Testimonianze. In: Annales Oratorii, Roma: 2007, n.6.
12 GUÉRIN. Op. cit., p.219.
Fonte:
(Revista Arautos do Evangelho, Maio/2010, n. 101, p.34 a 37)
(Revista Arautos do Evangelho, Maio/2010, n. 101, p.
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