sexta-feira, 29 de agosto de 2014

DOIS ANOS DE MISSA TRIDENTINA (MONTES CLAROS-MG/ 25-08-2014)


POSTADO POR EDITORES DO BLOG

_________________________________________________________________


  Pe. Henrique preparando-se para celebrar a
     Missa Tridentina em Montes Claros - MG.
Santa Missa Tridentina
Na Igreja Matriz de Montes Claros
Primeira Missa Tridentina em Montes Claros,
após anos de ausência. (Detalhe: relíquia de S. Luiz IX)
25 de agosto dia de
São Luís IX, Rei da França
25 de agosto
 dia do Soldado

MARIA SEMPRE!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

PUGNA: Espiritismo - Um Terrível Veneno


“Não se achará entre vós quem interrogue os mortos, porque aquele
que pratica tais coisas é abominável aos olhos do Senhor.” (Dt. 18,11)


Postado por blog Escritos Católicos [1]


"Em vários ambientes encontra-se presente uma mentira que se oculta sob a aparência de verdadeiro cristianismo: a doutrina espírita.

Católicos, muitas vezes por razões emocionais (quiçá geradas pela morte de um ente querido), se deixam levar por tal sorte de ensinamentos. Famílias inteiras, sob o pretexto de ganharem a paz e receberem supostas mensagens do “além”, colocam em risco a salvação de suas almas. Por isso, caríssimo leitor, urge-nos afirmar, desde o início deste boletim, a total incompatibilidade dos ensinamentos espíritas com a fé católica.

COMUNICAÇÃO COM OS MORTOS

Segundo a doutrina espírita, os espíritos são seres humanos desencarnados que “através dos médiuns podem comunicar-se com o mundo material”[1]. Em contrapartida, para a doutrina católica, quando as pessoas morrem, suas almas são separadas dos seus corpos (não “desencarnadas” no sentido espírita).

Mas, é possível que uma alma separada venha a comunicar-se com os vivos? Habitualmente não! Não é comum que os mortos se comuniquem conosco. Mas é possível. Deus, por um milagre, pode autorizar extraordinariamente este tipo de comunicação (são raríssimas situações. Lembremo-nos das aparições dos santos).Uma alma do purgatório, para citarmos outro exemplo, poderia (se Deus assim o quisesse e não por evocação como ocorre no espiritismo) manifestar-se a alguém pedindo-lhe orações.


(...) continua no link da imagem seguinte, clique-o para ler o texto completo: 


Visualize e baixe o boletim
                             
                                  †

  [1] NOTA DO EDITOR: 

Prezados leitores, estamos divulgando os boletins "Pugna" que a Sociedade da Santíssima Virgem Maria - SSVM publica para conhecimento, defesa e propagação da fé católica. Visualize nossos boletins já publicados em pagina própria, "Boletins Pugna" - cabeçalho superior deste blog. 

Façamos apostolado, por amor a Cristo, a Virgem e a Santa Igreja!


MARIA SEMPRE!

sábado, 9 de agosto de 2014

O CANTO - São João Batista de La Salle

S. João Batista de La Salle (1651- 1719)

Postado pelos editores do blog 


†††


"O canto é uma diversão que não somente é permitida, mas é muito honesta e que pode contribuir muito para recriar o espírito de maneira agradável e inocente ao mesmo tempo. Contudo, a boa educação bem como a religião querem que um cristão não se entregue a cantar toda sorte de canções e que tome cuidado especialmente para não cantar canções desonestas, nem alguma cujo texto fosse livre demais ou ambíguo. Numa palavra, é muito inconveniente para um cristão cantar melodias que levam à impiedade ou em que se exalta o excesso na comida ou cujas expressões e cujos termos dão a ideia de prestar homenagem e que revelam que se encontra prazer nos excessos do vinho; pois além de ser muito sem graça usar tais palavras, elas poderiam contribuir muito a levar a tais ações ruins, mesmo que atualmente não se as esteja fazendo, visto que as canções muito mais facilmente inspiram ao espírito o que elas contêm, do que as palavras em si.


São Paulo nos indica precisamente em dois textos diferentes de suas cartas [1], que os cristãos devem cantar Salmos, hinos e cânticos espirituais, e devem cantá-los do fundo de seus corações e com afeição, porque contêm os louvores de Deus. Com efeito, estes são os cantos que se deveriam ouvir nas casas dos cristãos em que o vício e tudo o que leva a ele não é menos contrário à boa educação do que contra as regras do Evangelho e em que não se deve ouvir qualquer canção que não seja de louvor a Deus e que não leve à prática do bem e ao exercício da virtude.

São João Batista de La Salle,
Grande pedagogo e fundador.
Esta também era a prática dos antigos Patriarcas que só compunham cânticos quer para louvar a Deus quer para agradecer algum benefício recebido dele. Davi, que compôs um grande número deles, os compôs em louvor a Deus. A Igreja que se os apropriou, os canta todos os dias e os coloca na boca dos cristãos nos dias em que se reúnem solenemente para prestar seus deveres a Deus, parece convidar a todos a cantá-los também e repeti-los em particular e aos pais e às mães a ensiná-los a seus filhos. Como estes santos cânticos foram traduzidos para o vernáculo e receberam uma melodia, qualquer pessoa tem facilidade para os poder cantar, bem como para os ouvir e se encher o espírito e o coração com santas aspirações de que estão repletos. Louvar e bendizer muitas vezes a Deus de coração também deveria ser uma grande satisfação e uma verdadeira diversão para os cristãos.

O que a cortesia pede dos cantores ou tocadores de instrumentos é que nunca demonstrem e nunca deem sinais e nunca falem disso para conquistar a estima por esse meio; mas se vier ao conhecimento do público e se em certas ocasiões uma pessoa a quem se deve respeito ou deferência, pedir se que toque ou cante uma canção, quer para mostrar o que se sabe, quer para divertir as pessoas reunidas, pode-se gentilmente pedir escusas de o fazer e, em geral, convém fazê-lo; mas, se essa pessoa insiste e insta, seria não conhecer o mundo hesitar em cantar ou em tocar o instrumento que se pede tocar. Pois, se acontecesse que não se cantasse perfeitamente bem ou não se fosse hábil em tocar o instrumento, as pessoas presentes depois teriam motivo de dizer que não valeu a pena fazer-se de rogado; em vez disso, aquiescer de maneira delicada e sem muita demora, deixa a salvo de todas as censuras ou pelo menos não oferece ocasião para elas.

O Gregoriano é exemplo de canto
 espiritual e de grande envergadura moral
Quando alguém se vê obrigado assim a cantar num grupo, deve evitar o tossir e cuspir e louvar a si mesmo: por exemplo dizer: "Esta é uma parte muito bonita, e este outro também mais bonito ainda, cuidado com esta descida, etc". Isto manifesta demais a vaidade e a estima própria, e é sinal de que se procura aumentá-las. Não é cortês fazer certos gestos que mostram prazer pessoal; o mesmo se deve fazer também quando alguém toca um instrumento. Quando se é assim convidado a cantar ou a tocar algum instrumento, não se deve fazer nem um nem outro por longo tempo, porque se deve evitar o tornar-se enfadonho; antes se deve acabar mais cedo para não dar a ninguém motivo de dizer ou de pensar que já basta. Seria uma falta de educação dizê-lo, caso a pessoa que canta merece alguma consideração; também é grave falta interromper uma pessoa que está cantando.

Deve-se também tomar muito cuidado de nunca cantar só e entre os dentes. Isto é muito descortês em qualquer ocasião que seja. Não o é menos contrafazer uma pessoa que se ouviu cantar, quer porque canta pelo nariz, quer ela tenha inflexões de voz ou maneiras que são inconvenientes e desagradáveis; isto é jeito de palhaço e farsante de teatro. Também assenta muito mal ter maneiras de cantar que são grosseiras, afetadas ou estranhas. O modo de cantar bem e agradavelmente é fazê-lo de maneira absolutamente natural."


Notas: [1] Ef 5, 19; Cl 3, 16.


MARIA SEMPRE!



†††


Autor: São João Batista de La Salle 
Livro: As Regras de Cortesia e de Civilidade Cristã
Capitulo V, das Diversões
Artigo IV, Do Canto
Páginas 127-130.

Fonte:sociedadeapostolado.blogspot.com.br/2013/01/o-canto-segundo-sao-joao-batista-de-la_21.html