terça-feira, 26 de outubro de 2010

SANTO AFONSO, DOUTOR DA ORAÇÃO.

-->
Por Paulo L.F

     Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787), destacou-se como grande mestre da “Vida Espiritual”; realidade tão incompreendida pela atualidade. De fato, nossa época está marcada não só pelo materialismo, como, também, por um confuso espiritualismo de caráter intimista, e, muitas vezes, indiscretamente esotérico.
Quantos católicos perdidos nas vias da Ascese e Mística cristãs, por não terem mais a quem recorrer! É uma dor para nós, pungente e desconcertante, assistirmos a tantas almas generosas caírem por falta de um bom conselho. Feriram nossos pastores com as flechas venenosas do ativismo malsão; estão fascinados pela música do modernismo, seduzidos pelos “novos paradigmas da hodiernidade”; portanto, não encontram mais tempo e conteúdo, para dirigirem as almas que aspiram à perfeição cristã.
Quanto perigo para as almas! Pois, “Quem reza se salva e quem não reza se condena, já nos dizia o mesmo Santo Afonso de Ligório.


Capítulo 1

Necessidade da Oração

1- O erro dos pelagianos

“Erram os pelagianos, dizendo que a oração não é necessária para se conseguir a salvação. O ímpio Pelágio, seu mestre, afirmava que se perde, quem não procura conhecer as verdades necessárias. Mas, como disse Santo Agostinho, Pelágio falava de tudo, menos da oração, a qual, conforme sustentava e ensinava o mesmo santo, é o único meio de adquirir a ciência dos santos, como escreve São Tiago: ‘Se alguém necessita de sabedoria, peça a Deus, que a concede fartamente a todos. ’ (Tg 1,5)”

***
5- As primeiras graças

“Mas, este auxílio da graça, normalmente o Senhor concede só a quem ora, conforme a célebre sentença de Genadio: ‘Cremos não chegar ninguém à salvação sem que Deus o conceda. Ninguém, depois de convidado, obtém a salvação, sem que Deus o ajude. Só quem reza merece o auxílio de Deus. ’
Se é certo que, sem o socorro da graça, nada podemos, e se esse socorro é concedido por Deus unicamente aos que rezam, segue-se que a oração nos é absolutamente necessária para a salvação.
Verdade é que há certas graças primeiras que são a base e o começo de todas as outras graças e que são concedidas sem a nossa cooperação, como por exemplo a vocação à fé, à penitência. No dizer de Santo Agostinho, Deus as concede mesmo a quem não as pede. Entretanto, quanto às outras graças especialmente em relação à graça da perseverança, tem por certo o Santo Doutor que não são concedidas senão aos que pedem: ‘Deus dá algumas graças, como o começo da fé, mesmo aos que não pedem; outras, como a perseverança, reservou para os que pedem.’”

***
10 – Os erros de Lutero e de Jansênio

“E, de fato, como poderíamos resistir à força dos nossos inimigos e observar os mandamentos de Deus, mormente depois do pecado dos nossos primeiros pais, pecado que nos enfraqueceu tanto, se não tivéssemos a oração, pela qual podemos impetrar do Senhor a luz e a força necessárias para os observar? Foi uma blasfêmia o que disse Lutero afirmando que, depois do Pecado de Adão, é impossível ao homem a observância dos mandamentos de Deus.
E Jansênio disse mais ainda, que alguns preceitos são impossíveis, até para os Justos, em vista das forças que atualmente possuem.
Até aqui sua proposição podia ser interpretada em bom sentido. Mas, com justiça, foi ela condenada pela Igreja por causa do que se acrescentou depois, dizendo que lhes faltava a graça pela qual se lhes tornava possível a observância dos mandamentos.
É verdade, diz Santo Agostinho, que o homem fraco como é, não pode observar certos mandamentos, com a sua força atual ou com a graça comum a todos; mas, por meio da oração, pode muito bem obter o auxílio maior, do qual necessita para observa-los. Deus não manda coisas impossíveis. Entretanto, se mandar, exorta a fazer o que se pode e a pedir o que não se pode. É célebre este texto do Santo, que mais tarde foi adotado pelo Concílio de Trento e declarado dogma de fé. E imediatamente acrescenta o santo Doutor: ‘Vejamos como o homem, em virtude do remédio, pode fazer o que não podia por causa da fraqueza. ’ Quer dizer que, com a oração, obtemos o remédio para nossa fraqueza, porquanto, se pedirmos a Deus, conseguiremos força para fazer o que não podemos.”

***
13- Santo Tomás, contra Jansênio.

“Santo Tomás, contra Jansênio diz o seguinte: ‘Não devemos dizer ser-nos impossível a castidade ou outro mandamento qualquer. Muito embora não o possamos observar por nós mesmos, contudo, o podemos mediante o auxílio divino. O que nos é possível com o auxílio divino, não se pode dizer simplesmente que é impossível.’ Não se diga, ser uma injustiça mandar a um coxo que ande direito. Não, diz Santo agostinho, não é injustiça, dando-lhe os meios para se curar. Se depois continuar a coxear, a culpa é dele. Muito a propósito se manda que o homem ande direito para que, percebendo que não pode, procure o remédio que cure a claudicação do pecado.”


Virgem Maria,Rogai por nós!


(O negrito é nosso)

Referência bibliográfica

LIGORIO, S.Afonso. A Oração. Trad.:Henrique Barros. 20 Edição. Aparecida, SP: Santuário, 2009. 109 pgs.

domingo, 17 de outubro de 2010

NOVA CERVEJA!! UMA REFLEXÃO



 Prof. Pedro M. da Cruz

   Segundo a Folha de São Paulo, a Ambev anunciou dias atrás uma versão “leve” da Skol. O objetivo seria estimular o consumo da cerveja entre os brasileiros.
 
Batizada de Skol 360, a cerveja foi lançada com o apelo de não estufar o consumidor, uma das demandas atuais segundo pesquisas. ‘ O consumidor costuma reclamar de estufamento quando combina cerveja e comida. Com o produto mais leve, esperamos crescimento no consumo durante refeições ou mesmo em festas. ’ Diz Carlos Lisboa, vice-presidente de marketing.” (Folha de São Paulo, Opinião B4)
 
O Brasil é o terceiro maior mercado para cerveja, com 116 milhões de hectolitros vendidos (cada hectolitro corresponde a cem litros) atrás apenas dos EUA e China, porém, afirma-se que o consumo anual por pessoa ainda é pequeno.

Ao lado de todo júbilo (aliás, compreensível!) por esta saborosa novidade,"a criação de uma nova cerveja"; cabe-nos uma reflexão. Que motivações conduziram a este feito?  Na Sociedade Moderna, onde, tantas vezes, uma ânsia desmedida pelo lucro impera sobre o indivíduo, o amor desprendido ao belo, ao bom e ao verdadeiro parece aniquilar-se... Não que neguemos a dinâmica necessária do mercado; contudo, até que ponto é o “dinheiro”, como um ídolo,  quem aponta os caminhos? 
 
Talvez sejamos taxados por alguns de quiméricos e iludidos; porém, o fato é que, com toda certeza, antes de todo desejo por lucro (justo obviamente), deve vir a luta pelo progresso rumo à perfeição, assim como, o interesse pelo bem do ser humano. Antes da busca material, e qual terreno onde esta nasce medida e subjugada, vem a consciência da divina filiação, a lembrança do duplo aspecto de nossa realidade: terrena e sobrenatural.
Sabemos o quão fantasiosa parece esta perspectiva para certa classe de “competidores”... Mas, não para nós, filhos da Igreja. Vivemos na fé daquele que domina sobre o universo. Ele tem poder para transformar os homens e, portanto, as estruturas; entretanto, jamais violará a liberdade das criaturas. Assim, todo “atraso” no processo de Evangelização do mundo, não é devido a uma apatia divina, mas, tão somente,  à  infidelidade e escravidão de muitos homens distantes da verdade, “inimigos da cruz de Cristo.”
 
Virgem Imaculada, Rogai por nós!

domingo, 10 de outubro de 2010

AS MUITAS TRIBULAÇÕES



Por Prof. Pedro M. da Cruz

“Tudo aquele que quer ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiag. 4,4)
“O que produz só espinhos e abrolhos será abandonado” (Hebr.6,8)
“Coragem! Eu venci o mundo.” (Jo. 16,33)


    Como ser um homem de Deus num mundo tão adverso?! Por exemplo, a quase totalidade das músicas que somos obrigados a escutar convida-nos à superficialidade; para não citarmos aquelas que arrastam-nos à impureza mais declarada. As vestes sociais[1], o trato e a conversação têm chegado a tal grau de degradação moral que a recordação dos tempos em que ainda reinava o pudor, a modéstia e a urbanidade chegam até a parecer coisa de “Contos de fadas”. O mundo ousa revoltar-se contra Deus! Cristo, Nosso Senhor, é tratado por muitos qual rei desprezado; nega-se-lhe toda a autoridade. Vejam a que cúmulo de absurdos chegou os tempos atuais!

    Perde-se gradativamente a consciência do mal. Julga-se como mera fantasia a existência do pecado. Os olhos dos homens voltaram-se para os interesses mais egoístas; esqueceram-se os mandamentos do Senhor; muitos passaram a viver como “inimigos da cruz de Cristo.”[2] Basta atentarmos um pouco, e veremos com assombro o desfile carnavalesco das obras da carne[3]; de fato, a fornicação, a impureza, a libertinagem, a superstição, a inimizade, as brigas, o ódio, a discórdia, as bebedeiras... Tudo isso, e muito mais, apresenta-se a nós como uma suposta realidade natural que deve imperar neste mundo. Assim, o catolicismo mais parece uma ilusão; a moral, uma quimera; a santidade, um sonho impossível... E, todos os que buscam a Cristo, um bando de loucos, neuróticos e insatisfeitos; pessoas incapazes de enfrentar a existência, e que - segundo alguns - se esconderam atrás de uma falsa aparência de piedade por medo de encarar a própria vida e de assumir a realidade.

    Aquele que não se fortalecer em Deus não suportará as provações do tempo presente. Aquele que não se fizer escravo de Cristo, [4] inevitavelmente, tornar-se-á escravo de si mesmo, para, logo depois, tornar-se escravo do mundo, e, por fim, escravo dos demônios. Nega, pois, a ti mesmo![5] Achega-te ao único que pode salvar o ser humano! E, guarda teu coração de todo erro, pois, é dele que provêm os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as impurezas, os furtos, as calúnias[6]... Deste modo, poder-se-á dizer de ti aquilo que, da parte do Cristo, coube à amada dos Cânticos: “És um jardim fechado, minha irmã, minha esposa, uma nascente lacrada, uma fonte selada... Entro no meu jardim.”[7]
Para galgar tal grau de heroicidade em opor-se ao mundo e converter-se constantemente a Deus, que caminho prático devemos trilhar? O que fazer objetivamente a fim de alcançar a fortaleza necessária para bem viver? Tudo isso pode nos parecer muito distante ou mesmo irrealizável; mas, não é! O Pai Celestial jamais nos pediria o impossível. Ele sabe de nossas forças, conhece a capacidade de cada um, e nunca abandonaria seus filhos nas agruras desta vida.

    O caminho é esforçar-se por manter a vida sobrenatural, própria dos filhos de Deus! Ser partícipe da natureza divina! Para isso, cumpre fugir do pecado mortal, assim como, de todo o venial. Porém, muitos poderão estar objetando: “Mas, é exatamente este ponto que me é impossível realizar; tenho buscado sempre este objetivo sem jamais conseguir alcansa-lo!” Ora, é à medida que nos esforçamos nesta gloriosa aventura cristã, que mais somos fortalecidos na Vida Espiritual. E, esforçar-se por ser fiel aqui, é abraçar os sacramentos, assim como, a prática cotidiana da oração pessoal, além da devoção à Virgem Maria. Como vemos, viver em uma luta ferrenha e perseverante contra todo o pecado, tendo como guia de nossa alma um verdadeiro amor a Nosso Senhor Jesus Cristo, já é por si só, meio eficaz para nos fortalecermos na busca daquilo que desejamos.

    Portanto, esforça-te! Novamente! Mil vezes se necessário for. Aquele que ama verdadeiramente a Cristo, fará o que dizemos! Quantos santos também cambalearam pelo caminho... Agora, porém, gozam eternamente na presença de Deus. Ergueram-se de suas quedas! Levantaram a cabeça! Prosseguiram decididamente. Os que buscam as glórias do mundo sabem dar tanto de si pelo que fazem... E nós, que almejamos a eternidade, que fazemos por Cristo? Napoleão, Alexandre Magno, Júlio César, e tantos outros, consumiam-se por seus desejos efêmeros. Roberto Accioli, em biografia sobre esse último personagem, chegara a declarar: “Vencendo os bárbaros e seus próprios concidadãos como nenhum outro, e, somente igual a si mesmo, vencera-se a si próprio.”[8] Que magnífico se o mesmo pudesse ser dito de nós pela posteridade...

    Faça a experiência! Comungue do Santíssimo Sacramento; viva à sombra mística do confessionário; entrega-te à prática cotidiana da oração pessoal; tudo isso, claro, sob o manto virginal da Mãe de Deus, e verás, com toda certeza, que um milagre vai acontecer! Se não estivermos unidos à Cristo pela Graça Santificante, seremos qual ramo cortado e infrutífero. Nossa vida será mera fachada, hipócrita e mentirosa. Sem Deus, nada podemos fazer!

    Por fim, concluamos: perante um mundo tão revoltoso cabe a nós o heroísmo. Aos que caíram, repito: levantem-se! Aos mortos: que ressuscitem! Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus. Que nosso canto de guerra seja: Misericórdia, misericórdia e misericórdia; de Deus para com nossa fraqueza, e de nós para com nossos irmãos, assim como, de nós para conosco também. E que a Virgem puríssima alcanse-nos a graça de uma luminosa radicalidade moral, como também, de uma santa intransigência doutrinal, tão própria de seus escravos. Nossa Senhora de Guadalupe, ora pro nobis! 

________________________________________
[1] Sobre este ponto já nos falava a Beata Jacinta, Vidente de Fátima: “Hão de vir modas que hão de ofender muito a Nosso Senhor.” E , “As pessoas que servem a Deus não devem andar com a moda. A Igreja não tem modas. Nosso Senhor é sempre o mesmo.” Conf. MACHADO, Antônio A. Borelli. As aparições e a mensagem de Fátima, conforme os manuscritos da Irmã Lúcia. São Paulo: Artpress, 1996. Pg. 66
[2] Filip. 3, 18
[3] Gal. 5, 19-21
[4] I Cor. 7, 22
[5] Luc. 9, 23
[6] Mat. 15, 19
[7] Cant. 4, 12; 5, 1
[8] ACCIOLI, Roberto. César e a Revolução Romana. Coleção “Vidas Célebres”. Rio de Janeiro: Forense-universitária, 1987. Pag. 133

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ABORTO, "CRISTÃOS" E UM ATEU

-->
   
  Por João S. de Oliveira Júnior

   Um dos principais clichês para argumentar a descriminalização do aborto é a velha retórica de que o Estado é laico, vivemos numa democracia e não teocracia, por aí vai. É interessante também como discursos são moldados conforme a ocasião. Para quem observou o debate com candidatos a presidência em emissoras de TVs e rádios católicas, ocorrido segunda-feira dia 23/08, ou mesmo em outras oportunidades, pôde ouvir dos então candidatos um velho discurso "politicamente correto" (mas logicamente equivocado).Todos, evidente que por estarem diante de bispos e freiras, se encheram para falar "Eu sou cristão e sou contra o aborto mas...". Após este 'mas' acrescente desculpas, eufemismos, ignorância e velhos chavões favoráveis a prática abortista. Coerentemente, deveria ser inaceitável e, para contrariar os supostos "cristãos", tentarei colocar o ponto de vista me supondo um 'ateu': 


    Bem, como ateu não há nada que me impeça de ser contra o aborto até porque eu não creio que a vida humana começa após a concepção com a presença de um ser único, isto não é objeto de "crença" pois as ciências biológicas ha muito tempo já comprovou isso (1). Como ateu, convicto, eu posso ter respeito pelas leis da sociedade e a Constituição federal, lei que rege todas as outras como seguir  tratados jurídicos que dão ao cidadão o direito a vida, o que seria o direito a existência, caminho para todos os outros direitos. Supondo que militantes pró-aborto consigam mudar as leis que protegem o nascituro e liberem geralmente a prática, como ateu não preciso ser isento de consciência e por ser uma questão ética, também, posso perceber que a moralidade não se resume ao que querem por ou não nas leis, logo, poderei enxergar claramente que o direito humano está sendo violado. Como ateu, posso ser humanista e perceber o absurdo ao dizerem que a carnificina de aborto seria questão de direitos humanos (2). Embora seja homem,  não é muito difícil notar que a prática de um aborto foge a natureza da mulher, pois, podemos saber também sobre os males do aborto nas mesmas (3). E, ainda que no mito de "aborto seguro", veríamos que causa transtornos presentes e futuros analisando clinicamente, independente da crença feminina. O esclarecimento e debate que governos deveriam fazer para combater o aborto clandestino seria esta conscientização dos males, um maior apoio e proteção para as gestantes e uma punição daqueles promovem aborto nas mães, aproveitando uma situação de desespero das mesmas. Já viram algum "açougueiro" ou alguém que induz a mulher ao aborto ser preso e condenado por isso como ordena o Código Penal?  Algum candidato sugeriu no seu plano de governo alguma das sugestões acima ao tratar do assunto?

   “Se aborto é o problema, aborto não pode ser a solução”_ já dizia Dra. Lenise Garcia (4).

   Como ateu é de se esperar que eu não preciso dar crédito ao que a Igreja diz mas eu deduzo que para um cristão, biblicamente (5), ele deveria dar mais valor a uma criança que está no ventre materno, saber que um tal catecismo (Didaqué) do primeiro século já não permitia o aborto, e que acintosamente os seus líderes sempre foram contra esta prática. Engraçado que se percebe muitos "cristãos" sendo contrários às orientações da própria Igreja dando pouco valor a esta questão do aborto, deixando-o como assunto secundário e subjetivo, contrariam gravemente a um Karol Woytila, Tereza de Calcutá, Joseph Ratzing, Zilda Arns e tantos outros nomes de expressão para aqueles que têm a mesma fé, diferentemente de mim, ateu. 

   Colocando-me na pele de um ateu, ainda que no seu secularismo, percebo que não há desculpas para ser a favor do aborto e parabenizo a Igreja Católica por lutar contra esse mal incondicionalmente, mas ao mesmo tempo fico perplexo como muitos "cristãos" tentam enganar aos outros e a si mesmos neste assunto (e enganam), depois acusam os pró-vidas de “fundamentalistas”. Parece que a 'lógica' foi para o passear e esqueceu de voltar.







(5)     Ver Jr 1,5; Sl 139,15 e Lc 1,44